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DESERTIFICAÇÃO

Brasil inicia processo de definição das metas voluntárias para neutralizar degradação da terra

Primeira oficina em Brasília reuniu órgãos do governo, entidades da sociedade civil e organismos multilaterais; mais dois workshops serão realizados até o fim do ano
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Publicado em 28/08/2025 16h27 Atualizado em 28/08/2025 16h28
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Participantes discutiram objetivos, indicadores, arranjos institucionais e entregas prioritárias que orientarão o país na prevenção, redução e reversão da degradação da terra - Foto: Rafael Yona/MMA

O Brasil apresentou as primeiras ações para definir e implementar suas metas nacionais de Neutralidade da Degradação da Terra (LDN), no dia 21 de agosto. A iniciativa está alinhada à Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD, na sigla em inglês) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa foi coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

O processo foi iniciado com a 1ª Oficina Técnica sobre as Metas Voluntárias Nacionais de LDN, realizada na sede do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em Brasília. A intenção é anunciar as metas, que devem ser cumpridas até 2030, no próximo ano. Além do MMA, participaram da oficina vários outros ministérios, órgãos públicos, entidades da sociedade civil e instituições multilaterais.

No encontro, que durou todo o dia, os participantes discutiram objetivos, indicadores, arranjos institucionais e entregas prioritárias que orientarão o país na prevenção, redução e reversão da degradação da terra. O objetivo é definir as metas de forma participativa, reunindo governo, sociedade civil, academia e setor privado.

Ao final, foi indicada a criação de um grupo de trabalho nacional (GTN), no âmbito da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD), que foi reinstalada em abril pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e a realização de dois workshops ainda neste ano – um no final de outubro e outro após a COP30, em novembro. O GTN terá a função de acompanhar a definição das metas e posteriormente o monitorar a implementação nos vários órgãos.

Na sessão de abertura, pela manhã, a secretária-executiva adjunta do MMA, Anna Flávia de Senna Franco, reafirmou o compromisso do Brasil de estabelecer, o mais breve possível, as metas de LDN como forma de reforçar o enfrentamento da crise climática. Ela colocou a iniciativa no mesmo nível do esforço que o país fará para cumprir a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês). "As metas de LDN buscam fortalecer a adaptação às mudanças climáticas, proteger a base produtiva da agropecuária, conservar mananciais e biodiversidade e melhorar a qualidade de vida da população. Trata-se de um esforço interministerial e multissetorial que transforma um compromisso global em ação concreta, promovendo o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

A secretária nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (SNPCT) do MMA, Edel Moraes, afirmou que o cumprimento das metas de LDN é parte de um esforço global, mas, sobretudo, nacional, que conecta ciência, políticas públicas e a força dos territórios para prevenir, reduzir e reverter a degradação da terra. “Hoje nos reunimos aqui com um propósito muito claro: pensar e construir coletivamente caminhos para garantir que nossos solos, nossas florestas e nossos ecossistemas permaneçam vivos e produtivos para as presentes e futuras gerações. Estamos diante de um desafio que toca diretamente a segurança alimentar, a resiliência climática e a conservação da biodiversidade”, frisou.

O diretor do Departamento de Combate à Desertificação da SNPCT/MMA, Alexandre Pires, pontuou que a agenda da LDN tem o potencial de articular diversas políticas, programas e iniciativas do governo federal que, juntas, podem cumprir um papel de resposta global à emergência climática e aos povos que vivem nos territórios semiáridos.

Segundo ele, essa é uma agenda que trata da dimensão climática e de uso da terra e guarda interfaces e sinergia com as demais Convenções do Rio – Clima e Biodiversidade. “Definir as metas LDN do Brasil, além do impacto sobre a biodiversidade e qualidade de vida das pessoas, é uma oportunidade para reforçar a agenda econômica do Brasil, uma vez que cuidar da terra e recuperar sua fertilidade potencializam o uso para produção de alimentos.”

Degradação

O Indicador Brasileiro para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 15.3.1, elaborado pelo IBGE, Embrapa Solos e Observatório da Caatinga e Desertificação (OCA), mostra que 6,7% do território nacional, o equivalente a 557,2 mil km², são ocupados hoje por terras em processo de degradação (https://odsbrasil.gov.br/objetivo15/indicador1531), em maior ou menor grau de deterioração. O estudo, segundo Alexandre Pires, reforça a necessidade de adoção, com urgência, de ações coordenadas para conservação da biodiversidade.

Convenção e ODS

Desde 1994, o Brasil é signatário da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD, na sigla em inglês) . De 2023 para cá, sob a liderança do MMA, o país retomou o processo para definição de suas metas voluntárias de LDN, que estão em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15.3 da Agenda 2030 da ONU.

A LDN representa um novo paradigma de gestão territorial: todo processo de degradação deve ser compensado por ganhos equivalentes em áreas restauradas, substituindo respostas reativas por estratégias proativas e integradas.

O Marco Estratégico da UNCCD 2018–2030, aprovado na COP13, em Ordos, na China, em 2017, consolidou a LDN como eixo do desenvolvimento sustentável e da resiliência climática, hoje já incorporado por mais de 130 países.

O Brasil formalizou sua adesão à LDN, alinhada aos ODS, ao Acordo de Paris e a políticas nacionais, como a Política Nacional de Combate à Desertificação. Também assumiu compromissos no Desafio de Bonn, reforçando sua meta de restauração florestal e uso sustentável da terra até 2030.

Essa integração evidencia o compromisso do país em articular combate à desertificação, mitigação das mudanças climáticas e conservação da biodiversidade.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
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Meio Ambiente e Clima
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  • Acesso à Informação
    • 1. Institucional
      • 1.1. Estrutura Organizacional (organograma)
      • 1.2. Competências
      • 1.3. Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • 1.4. ´Principais Cargos e Respectivos Ocupantes ("Quem é quem")
      • 1.5. Perfil Profissional
      • 1.6. Horário de Atendimento
      • 1.7. Atos Normativos
      • 1.8 Histórico Institucional
      • Regimento Interno
    • 2. Ações e Programas
      • 2.1. Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • 2.2 Carta de Serviços
      • 2.3. Concessões de Recurso Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • 2.4 Governança
      • 2.5 Unidades Responsáveis
      • Apoio a Projetos
    • 3. Participação Social
      • 3.1 Ouvidoria
      • 3.2 Audiências e Consultas Públicas
      • 3.3 Conselhos e Órgãos Colegiados
      • 3.4. Conferências
      • 3.5. Editais de Chamamento Público
      • 3.6. Outras Ações
    • 4. Auditorias
      • 4.1. Prestação de Contas
      • 4.2 Rol de Responsáveis
      • 4.3. Relatórios da CGU
      • 4.4. Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • 4.5. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • 4.6. Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Balanço Geral da União
      • Exercício 2024
    • 5. Convênio e Transferências
      • 5.1 Repasses e Transparências de Recursos Financeiros
    • 6. Receitas e Despesas
      • 6.1 Receita Pública
      • 6.2 Quadro de Execução de Despesas por Unidade Orçamentária
      • 6.3 Despesas com Diárias e Passagens
      • 6.4 Notas Fiscais Eletrônicas
    • 7. Licitações e Contratos
      • 7.1. Licitações
      • 7.2. Contratos e Outras Avenças
    • 8. Servidores (ou Empregados Públicos)
      • 8.1. Dados dos Servidores
      • 8.2. Aposentados e Pensionistas
      • 8.3 Concursos Públicos
      • 8.4. Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • 8.5. Despesas com Ações de Desenvolvimento de Servidores
      • 8.6. Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Quantitativo de cargos e funções do MMA
      • Lista de Servidores do MMA
      • Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho no MMA
    • 9. Informações Classificadas
    • 10. Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • 10.1. Autoridade de monitoramento
      • 10.2. Painel LAI
      • 10.3. Fluxogramas
      • 10.4. Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
      • 10.5. Relatórios Estatísticos
    • 11. Perguntas Frequentes
      • Gabinete da Ministra
      • Consultoria Jurídica
      • Biodiversidade e Áreas Protegidas
      • Combate ao Desmatamento
      • Oceano
      • Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama)
      • Qualidade Ambiental e Meio Ambiente Urbano
      • Mudança do Clima
    • 12. Dados Abertos
      • 12.1. Planos de Dados Abertos (PDA) Vigente e Anteriores, Bem como Comunicados de Eventuais Alterações em seus Conteúdos
      • 12.2 Disponibilização das Bases de Dados Programadas para Abertura no PDA do Órgão
      • 12.3. Relatório Anual de Execução do PDA
    • 13. Sanções Administrativas
    • 14. Ferramentas e Aspectos Tecnológicos dos Sites Institucionais
      • 14.1. Ferramenta de Pesquisa
      • 14.2 Transparência Proativa
      • 14.3 Tecnologia da Informação
    • Histórico de Agenda
      • Histórico Agenda do Ministro do Meio Ambiente
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      • Histórico Secretaria Executiva
      • Histórico Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais
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      • Departamento de Políticas de Avaliação de Impacto Ambiental
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