Ministro chega à Alemanha nesta segunda
Sarney Filho reforçará os compromissos do Acordo de Paris e mostrará os avanços da política ambiental brasileira, como a queda no desmatamento.
Sarney Filho reforçará os compromissos do Acordo de Paris e mostrará os avanços da política ambiental brasileira, como a queda no desmatamento.
Ações para conter queimadas são apresentadas pelo Brasil na Conferência do Clima. País sediará encontro sobre incêndios florestais.
Iniciativa investirá R$ 2,28 milhões em projetos que visem à conservação e ao desenvolvimento sustentável de territórios e culturas no Cerrado.
Secretário-executivo do MMA conduz reunião com delegação brasileira na COP 23. Evento ocorre em Bonn, na Alemanha, até a próxima semana.
No Rio, seminário reuniu debates, dados e práticas bem-sucedidas para o problema sistêmico do descarte inadequado no mar.
Hidrelétrica controlada por Brasil e Paraguai é convidada para expor na Conferência do Clima, na Alemanha.
Portarias interministeriais que instituem o Plano e o Grupo de Assessoramento Técnico para o seu acompanhamento foram publicadas no Diário Oficial da União.
Em conferência municipal de meio ambiente, Sarney Filho destaca a importância de recuperar nascentes e revitalizar cursos d'água.
Em Bonn, país avalia programa internacional que pagará por resultados de redução de emissões florestais. Indígenas debatem ações de conservação.
Cooperativas do DF apresentam produtos confeccionados a partir de materiais descartados. Mostra fica aberta até sexta-feira, na 505 Norte.
Interessados em participar da mostra audiovisual de produção independente têm até 30 de novembro para enviar material pelos Correios ou via internet.
Compromisso faz parte da Agenda Ambiental na Administração Pública, que tem por finalidade disseminar práticas sustentáveis nas instituições.
Políticas de combate ao desmatamento são destaques no segundo dia do espaço brasileiro na Conferência do Clima, em Bonn.
Novos equipamentos devem reduzir captura e morte incidentais dos quelônios nas águas territoriais. Portaria foi publicada nesta semana.
Em seminário, Sarney Filho afirma que a defesa dos oceanos é uma agenda crucial do governo brasileiro. Evento prossegue até quarta-feira.
Espaço montado pelo governo federal na Conferência do Clima sediará debates entre setor público, sociedade civil e empresariado.
Pesquisadores com trabalhos em andamento já podem se cadastrar na nova plataforma, que é eletrônica e declaratória.
Novo decreto inclui madeira explorada de forma sustentável ou em áreas de reflorestamento em licitações. Medida contribui para inibir desmatamento ilegal.
Começa, na Alemanha, conferência para definir medidas capazes de conter o aquecimento global. Brasil e outros 190 países participam do evento.
Ministério do Meio Ambiente divulga informações sobre valor do Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2018, em tramitação no Congresso Nacional.
Especialistas apresentam, no Rio de Janeiro, dados sobre o impacto socioeconômico e ambiental do descarte e soluções para reduzi-lo.
País apresentará avanços e defenderá questões ligadas à redução de emissões na Conferência do Clima, que começa nesta segunda-feira.
O Ministério do Meio Ambiente esclarece que a matéria publicada no Correio Braziliense, na quarta-feira, 1º de novembro, assinada por Bernardo Bittar, com o título "Ministério queima dinheiro no exterior", contém erros graves e informações falsas. A afirmação "Apenas este ano, o Ministério do Meio Ambiente já gastou R$ 406 milhões com diárias de servidores", é mentirosa. De acordo com informações públicas do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), no exercício de 2017, o Ministério do Meio Ambiente pagou 1 milhão 178 mil reais em diárias, o que corresponde a 0,2% do valor citado pelo jornalista. Se somarmos os valores gastos com diárias do MMA e de todas as unidades vinculadas, Jardim Botânico, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Agência Nacional de Águas (ANA), o valor gasto este ano com diárias de servidores chega a 33 milhões 800 mil reais, 8% do valor citado na reportagem como gasto apenas do Ministério do Meio Ambiente. É necessário ainda esclarecer que a ligação feita na matéria entre os recursos utilizados para pagamento de diárias e os gastos para controlar o incêndio no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros (GO) é uma irresponsabilidade. As fontes são diferentes e, o mais grave: em nenhum momento houve falta de recursos para o combate ao fogo. O incêndio, de caráter extremo e de rápida evolução em função das condições climáticas adversas, foi imediatamente combatido, mobilizando todos os recursos necessários. Todas as demandas do Comando Unificado, composto por ICMBio, Ibama, Corpo de Bombeiros do DF e GO, foram prontamente atendidas pelo governo federal. Mais uma vez o jornalista incorre em erro quando afirma que apenas 10 técnicos do Ibama e 40 terceirizados trabalharam no local. Os dados oficiais provam que mais de 200 brigadistas, incluindo equipes de parques nacionais de outros estados, cinco aviões tanque do ICMBio, um avião Hércules da Força Aérea Brasileira, helicópteros do Ibama, Polícia Rodoviária Federal, CBMGO e Polícia Militar do DF, foram utilizados no combate, que tiveram ainda o apoio dos ministérios da Justiça e da Defesa. Não queremos acreditar que houve intenção do veículo de noticiar inverdades e, por isso, solicitamos a correção das informações apuradas de forma irresponsável pelo jornalista. Assessoria de Comunicação Social Ministério do Meio Ambiente
Campanha vai mostrar à população o esforço e os resultados de 30 anos do Protocolo de Montreal, que defende a camada de ozônio.
Documento estabelece ações prioritárias para a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco até o ano 2026.
Inscrições gratuitas estão abertas até 12 de novembro em novo ambiente virtual. Formações serão em temas como água, agricultura familiar e clima.
Em evento no MMA, Confederação Brasileira de Futebol apresenta os ganhos do primeiro campeonato sustentável do mundo.
Conselho Nacional de Recursos Hídricos define cobrança de recursos hídricos de domínio da União em bacias estaduais que já implantaram o instrumento.
ESPECIAL// Ações de fiscalização e desenvolvimento na região serão apresentadas pelo Brasil na Conferência do Clima, em novembro.
Norma foi publicada no Diário Oficial da União, juntamente com a criação do Comitê de Governança, Riscos e Controles do MMA.