Vencedores 1ª Edição do Prêmio Nacional da Biodiversidade
No Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio de 2015, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) entregou o Prêmio Nacional da Biodiversidade, em cerimônia, no Palácio do Itamaraty.
O prêmio reconhece o mérito das iniciativas que visam a melhoria ou manutenção do estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileira.
Confira os vencedores das seis categorias: organizações não-governamentais; empresas; sociedade civil; academia; órgãos públicos e imprensa, além do eleito por júri popular, que contou com a participação de 63 mil pessoas na votação.
ACADEMIA
VENCEDOR CATEGORIA ACADEMIA E JÚRI POPULAR
Conservação do peixe-boi amazônico na Amazônia brasileira
Iniciativa visa desenvolver pesquisas científicas a cerca da biologia, ecologia, e parâmetros populacionais do peixe-boi de água doce, buscando a redução das ameaças e a potencialização das oportunidades de conservação das espécies a longo prazo.
Instituição: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Créditos das fotos: André Dib, Sônia Vill, André Dib
PNB 2015 | Peixe-boi amazônico
Projeto Toninhas
Iniciativa visa a reduzir as ameaças que atingem a toninha no litoral brasileiro, principalmente na baía da Babitonga (SC). O projeto desenvolve ações de pesquisa e de sensibilização ambiental dando visibilidade à espécie. Os dados gerados subsidiaram pelo menos três processos de licenciamento ambiental e uma proposta de criação de unidade de conservação com a toninha como espécie bandeira.
Instituição: Fundação Educacional da Região de Joinville
Crédito das fotos: Projeto Toninhas/Univille
PNB 2015 I Projeto Toninhas
Conservação do sapinho-admirável-de-barriga-vermelha, espécie criticamente em perigo e extinção no sul da Mata Atlântica
A iniciativa teve como o objetivo localizar novas populações, identificar ameaças, avaliar o status de conservação da espécie e impedir a construção de uma pequena central hidrelétrica na única localidade onde o anfíbio ocorre.
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Crédito da fotos: Equipe Herpetologia/UFRGS
PNB 2015 | Sapinho-admirável-de-barriga-vermelha
EMPRESA
VENCEDOR CATEGORIA EMPRESA
Programa de Valorização do Jaborandi
Iniciativa visa a realização de ações para a conservação da biodiversidade e o estímulo à geração de renda em comunidades extrativistas de jaborandi no norte e nordeste do Brasil. O programa apoia os agricultores familiares no manejo, produção, comercialização sustentável da espécie e no fortalecimento de suas cooperativas e associações.
Instituição: Anidro do Brasil Extrações S/A-Grupo Centroflora
Crédito das fotos: Banco de Imagens/Grupo Centroflora
PNB 2015 | Programa de Valorização do Jaborandi
Conservação e Manejo de Butiá em colaboração com o setor privado em áreas ameaçadas no Sul do Brasil
Iniciativa visa a promoção da conservação em in situ e o uso sustentável da espécie em áreas ameaçadas do Sul do Brasil. As ações de manejo desse projeto tem contribuído para a redução de ameaça das populações dos butiazais como prestadores de serviços ambientais além da redução da fragmentação e aumento da conectividade entre as subpopulações.
Instituição: Embrapa Clima Temperado
Crédito da fotos: Créditos das fotos: Rosa Lía Barbieri, Claudete Clarice Mistura, José Eduardo Figueiredo Dornelles, Rosa Lía Barbieri
PNB 2015 | Conservação e manejo de butiá
Efeitos da adoção de técnicas agroecológicas sobre a biodiversidade faunística em cana-de-açúcar
Iniciativa sobre a eliminação dos fatores que impedem a manifestação do potencial ecológico do cultivo de cana de açúcar, buscando a sustentabilidade agronômica bem como melhorias no uso e conservação dos recursos hídricos, redução do uso de insumos químicos e a mitigação do risco de contaminação de trabalhadores e consumidores.
Instituição e créditos das fotos: Usina São Francisco - Native
PNB 2015 | Cana-de-Açúcar
IMPRENSA
VENCEDOR CATEGORIA IMPRENSA
Boto: Da lenda à ciência, o encanto do príncipe das águas
Iniciativa divulgou o trabalho de quase vinte anos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, no estudo dos botos cor-de-rosa, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas. A reportagem divulgou também o trabalho do fisioterapeuta Igor Simões, que propôs aliar técnicas de fisioterapia com a interação com os botos cor-de-rosa, surgindo a bototerapia.
Veículo: TV Amazonas
Créditos das fotos: Marcelo Vidal, Dirceu Martins, Leonardo Milano
PNB 2015 | Boto: Da lenda à ciência, o encanto do príncipe das águas
Preservação do caranguejo-uçá
A reportagem "Preservação do caranguejo-uçá" alerta que crustáceos do litoral paulista acumulam metais pesados causadores de alterações orgânicas e descreve a mobilização de cientistas e autoridades públicas para resolver o problema.
Veículo: Revista Pesquisa Fapesp
Crédito das fotos: Eduardo Cesar/Revista Pesquisa Fapesp
PNB 2015 | Preservação do caranguejo-uçá
Tatu Bola
A reportagem sobre o Tatu Bola alerta que a espécie está em sério risco de extinção e enfrenta grandes problemas: a destruição do seu habitat e a caça predatória.
Veículo: TV OMEGA LTDA- REDETV!
Crédito das fotos: Marcelo Santa Clara
PNB 2015 | Manejo pesqueiro do Pirarucu
ONG
VENCEDOR CATEGORIA ONG
Programa de Conservação do Mico-leão-preto
Iniciativa tem por objetivo garantir populações de Mico-leão-preto viáveis em longo prazo em toda a sua área de distribuição, com maior disponibilidade, conectividade, qualidade e proteção do habitat, promovendo o envolvimento da comunidade local na conservação. O trabalho de três décadas como mico-leão-preto culminou na redução do grau de ameaça para a espécie.
Instituição e créditos das fotos: IPÊ- Instituto de Pesquisas Ecológicas
PNB 2015 | Programa de Conservação do Mico-leão-preto
Conservando a Mata Atlântica para manter uma população viável de micos-leões-dourado
Iniciativa tem por objetivo salvar esta espécie do risco de extinção, protegendo a Mata Atlântica e envolvendo uma diversa rede de atores sociais nas ações de conservação.
Instituição e créditos das fotos: Associação Mico-leão-dourado
PNB 2015 | Micos-Leões-Dourados
Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa
Minimização das ameaças à espécie e ao seu habitat. Proteção dos sítios reprodutivos, ações de monitoramento, manejo e na sensibilização da sociedade para a preservação da espécie permitiram o aumento da população. A mudança de categoria de ameaça da espécie de vulnerável para quase ameaçada demonstra o sucesso da iniciativa.
Instituição: Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental
Créditos das fotos: Rafael da Rivera, Zig Koch, Arquivo SPVS, Zig Koch
PNB 2015 I Projeto de conservação do Papagaio-de-cara-roxa
ÓRGÃOS PÚBLICOS
VENCEDOR CATEGORIA ÓRGÃOS PÚBLICOS
Projeto Conservação e Manejo do Faveiro-de-wilson, espécie criticamente em perigo
Iniciativa “Projeto Conservação e Manejo do Faveiro-de-wilson”, espécie criticamente em perigo, mostra o esforço da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte para o aumento do conhecimentos sobre a espécie. Após o início dos trabalhos, foram encontrados mais de 200 indivíduos distribuídos em 16 municípios mineiros. O conhecimento gerado está sendo aplicado no manejo e conservação da espécie e na sua reintrodução na natureza.
Instituição: Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte/Jardim Botânico
Créditos das fotos: Fernando M. Fernandes
PNB 2015 I Projeto Conservação e Manejo do Faveiro-de-wilson, espécie criticamente em perigo
Sistema de Informação em Saúde Silvestre SISS-Geo
Iniciativa tem como objetivo atuar como um sistema sentinela para zoonoses emergentes e reemergentes, permitindo e motivando a sociedade a ser parte da construção do monitoramento da saúde silvestre e de boas práticas em conservação e saúde.
Instituição: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) |
Crédito das fotos: Programa Institucional Biodiversidade & Saúde da Fiocruz
PNB 2015 | Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo)
Manejo e Conservação de habitats de espécies de peixes anuais encontrados no entorno das obras de duplicação da BR-392
Iniciativa tem como objetivo reduzir os impactos sobre as espécies de rivulídeos ameaçados na área de influência das obras entre os municípios de Pelotas e Rio Grande (RS). Para isso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mapeou as comunidades de peixes anuais e realizou projetos de resgate envolvendo a sociedade para a conservação das espécies.
Instituição e crédito das fotos: DNIT
PNB 2015 I Manejo e Conservação de habitats de espécies de peixes anuais (...)
SOCIEDADE CIVIL
VENCEDOR SOCIEDADE CIVIL
Manejo pesqueiro do Pirarucu
Iniciativa tem por objetivo realizar o manejo do pirarucu nas áreas das terras indígenas Palmari do rio Tapauá, visando a conservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida da população. O projeto alcançou resultados de ordem ambiental e social, aliando a conservação ambiental ao fortalecimento da organização social e a construção de uma alternativa sustentável para a comercialização do pirarucu.
Instituição: Operação Amazônia Nativa (Opan)
Crédito das fotos:Adriano Gambarini/Opan
PNB 2015 | Manejo pesqueiro do Pirarucu
Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar)
Iniciativa tem como objetivo transformar a pesca artesanal uma atividade sustentável no litoral paranaense, contanto com a participação do governo, universidades, pescadores e organizações do terceiro setor.
Instituição: Associação MarBrasil
Créditos da fotos: MarBrasil/Robin Loose, MarBrasil/Janaína Bumbeer
PNB 2015 | Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar)
Gestão participativa eficiente e o Sistema de Monitoramento de Uso de Recursos (SiMUR)
Iniciativa tem como objetivo subsidiar a gestão dos recursos naturais do Rio Unini e de suas Unidades de Conservação, a partir do conhecimento providenciado pelos próprios moradores da região.
Instituição e crédito das fotos: Fundação Vitória Amazônica (FVA)
PNB 2015 | Gestão participativa e Eficiente e o Sistema de Monitoramento de Uso de Recursos (SiMUR)