Notícias
PROTEÇÃO
MDHC debate casos de violações contra agentes de segurança pública em MG com representantes do estado
Coordenações do Programa de Proteção aos Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas e de Segurança Pública e Direitos Humanos do MDHC trataram do tema (Foto: Divulgação)
Na última sexta-feira (11), as Coordenações do Programa de Proteção aos Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (CGPPDDH) e de Segurança Pública e Direitos Humanos (CGSPDH), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), receberam a coordenadora da Comissão de Gênero e Igualdade Racial do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), Maria das Neves de Sá Macedo Filha, em Brasília (DF), para tratar de violações contra agentes de segurança pública em Minas Gerais.
Participaram da reunião o cabo reformado da Polícia Militar, Cleines Pinto de Oliveira, a policial civil Jaqueline Evangelista Rodrigues e o perito criminal da Polícia Civil, Erick Souto Guimarães. O grupo discutiu políticas de segurança para policiais defensores e defensoras dos direitos humanos.
Durante o encontro também foi apontada a necessidade de protocolo nacional contra perseguições internas que possam dificultar ou impedir que policiais que se posicionam em defesa da categoria exerçam plenamente suas funções dentro das respectivas corporações e promovam os direitos humanos.
Segundo o coordenador-geral de Segurança Pública e Direitos Humanos, Pedro Guimarães, cenário apresentado pelos policiais de Minas Gerais reforça a urgência de um plano de apoio a integrantes dessas corporações, atualmente debatido pelo MDHC. “O anteprojeto do Plano Nacional de Direitos Humanos para os profissionais de segurança pública, que a Coordenação-Geral de Segurança Pública tem trabalhado para implementar em todo o país, prevê políticas para o combate ao assédio sexual e ao assédio moral, além de tratamento da saúde mental desses profissionais que sofrem assédios”, explica.
Participaram da reunião o coordenador-geral do PPDDH, Igo Martini, e a coordenadora de apoio, Louise Freire.
Leia também:
Texto: I.M.
Edição: L.M.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.