Notícias
ARQUEOLOGIA
CNA visita ações de preservação arqueológica em parque de Nova Iguaçu (RJ)
Foto: CNA/Iphan
Com o objetivo de conhecer as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu (RJ) na área do Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú (PHAIV), o Centro Nacional de Arqueologia (CNA), unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) responsável por coordenar e fiscalizar pesquisas arqueológicas em todo o país, realizou uma visita ao parque e destacou iniciativas que aproximam pesquisa, preservação e participação comunitária.
A presença da diretora do CNA, Alyne dos Santos, reforçou o reconhecimento institucional da relevância dos trabalhos conduzidos pelo município. O local vem recebendo pesquisas do projeto “Pelos Caminhos da Baixada Fluminense”, que recentemente conquistou o 3º lugar no Prêmio Luiz Castro Faria 2025, promovido pelo Iphan.
“A visita do CNA ao parque é um passo fundamental para a conexão entre a educação e a preservação do patrimônio cultural e arqueológico da região, transformando o patrimônio local em um valioso recurso educacional. Olhar atentamente para os projetos desenvolvidos nas periferias é um ato de reconhecimento e investimento estratégico. Investir nas periferias é investir no potencial máximo do Brasil”, disse Alyne dos Santos.
Durante a agenda, a equipe técnica do CNA foi apresentada às estruturas em implantação no PHAIV, como os espaços destinados ao Museu de Arqueologia e Etnologia de Nova Iguaçu (MAE/NI), áreas de apoio às pesquisas e ambientes voltados à convivência e socialização comunitária. Também foi apresentado o projeto de requalificação da Fazenda São Bernardino, selecionado para receber recursos do Novo PAC do Governo Federal, que representa um avanço importante para consolidar um polo regional de memória, preservação e turismo cultural.
A visita incluiu ainda o acompanhamento das análises laboratoriais dos vestígios arqueológicos coletados em escavações no município, material datado do século XIX e relacionado à antiga Vila de Iguassú. No diálogo com as equipes técnicas, foram discutidas as políticas públicas adotadas pela Prefeitura de Nova Iguaçu para fortalecer a pesquisa, a educação patrimonial e a preservação dos bens arqueológicos.
A Secretaria Municipal de Cultura destacou que o trabalho desenvolvido no PHAIV vai além da investigação científica. As ações são pautadas pela participação social e pelo entendimento do patrimônio como instrumento de cidadania. A proposta é envolver a comunidade na construção do conhecimento, valorizando as memórias locais e incentivando o diálogo sobre a história e a identidade do território.
Mais informações
cna@iphan.gov.br
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr
