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Instituto Nacional do Seguro Social - INSS
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Planejamento e divulgação de resultados

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Publicado em 06/01/2021 15h14 Atualizado em 21/08/2025 13h06

Neste espaço são divulgados os principais instrumentos de planejamento operacional e de comunicação de resultados da Auditoria-Geral.

Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT)

2025

2024

2023

2022

Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)

2024

2023

2022

2021

2020

2019

2018

2017

Pareceres da AUDGER sobre as Prestações de Contas Anuais do INSS

  • Disponíveis junto aos Relatórios de Gestão anuais na página de Prestação de Contas Anual do INSS

2025

  • Relatório de Apuração - Desbloqueio de Benefícios do RGPS 

2024

  • Avaliação das Rotinas Administrativas Referentes aos Requerimentos Relacionados as Atividades de Perícia Médica
  • Avaliação do Processo de Fiscalização e Gestão dos contratos de limpeza e conservação
  • Avaliação da Gestão da Proteção de Dados Pessoais
  • Avaliação da Gestão de Despesas Operacionais do INSS
  • Processo de Gestão das cessões, requisições e alterações de exercício de servidores no INSS
  • Avaliação da Efetividade do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS)
  • Avaliação do Processo de Pagamento de Benefícios de Acordos Internacionais
  • Avaliação da Eficiência do Fluxo para Tratamento de Contribuições Abaixo do Salário Mínimo
  • Avaliação da Regularidade no Pagamento de Benefícios de Aposentadorias e Pensões por Morte do RGPS acumulados com o RPPU
  • Avaliação da Efetividade do Planejamento das Contratações Públicas do INSS
  • Apuração das denúncias relativas a descontos associativos na Folha de Pagamento do Regime Geral de Previdência Social (RGPS)

2023

  • Avaliação do Processo de Reativação de Benefícios Cessados 
  • Processo de Gestão da Folha de Pagamento dos Servidores do INSS
  • Avaliação da efetividade da gestão dos requerimentos de manutenção de benefícios
  • Avaliação do Processo de Acerto Pós Perícia do Benefício Auxílio por Incapacidade Temporária
  • Avaliação do Fluxo de Consultas Técnicas entre as áreas do Reconhecimento de Direitos
  • Avaliação da qualidade dos Registros Contábeis de créditos inscritos em Dívida Ativa, bem como seu ajuste de perdas
  • Processo de Contratação Direta por Dispensa de Licitação
  • Avaliação da manutenção do saldo em Restos a Pagar (RP) no Balanço do INSS
  • Avaliação da regularidade e da eficácia do processo de execução de Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)

2022

  • Processo de Gestão da Fila de Requerimentos
  • Avaliação da gestão e fiscalização dos contratos de teleatendimento do INSS (Central 135)
  • Avaliação da gestão de demandas de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
  • Avaliação da conformidade dos procedimentos no reconhecimento de direito ao Benefício Previdenciário Aposentadoria por Tempo de Contribuição do Professor - B57
  • Avaliação nos procedimentos adotados pela Gerência Executiva do INSS em Teresina - GEXTER e pela Superintendência Regional Nordeste - SRIV, relativos à prestação dos serviços de vigilância ostensiva, por reconhecimento de dívida, a partir de novembro de 2019
  • Avaliação da instrução e formalização processuais no sistema Gerenciador de Tarefas (GET) e no Portal de Atendimento (PAT), gerenciados pela Diretoria de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão (DIRBEN), e estabelecidos como ferramentas oficiais para administrar o fluxo de processos eletrônicos de benefícios
  • Avaliação dos procedimentos de planejamento das contratações de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC realizados pelo INSS no período de 06/2019 a 03/2022, a fim de verificar se estes atendem às determinações da Instrução Normativa nº 1/SGD/ME, de 04 de abril de 2019 e da Resolução nº 5/CEGOV/INSS, de 28 de maio de 2020, não tendo sido avaliados os critérios técnicos que envolveram a escolha das soluções contratadas
  • Avaliação do processo de análise de reconhecimento de tempo especial para fins de concessão de benefício previdenciário de Aposentadoria por Tempo de Contribuição, a partir de uma amostra de requerimentos da espécie B42 concluídos no GET entre o período de janeiro a dezembro de 2021
  • Avaliação das etapas do planejamento à execução da contratação de empresa especializada na prestação de serviços de manutenção predial para as Gerências Executivas de Niterói/RJ, Duque de Caxias/RJ e Campos dos Goytacazes/RJ e suas unidades vinculadas
  • Avaliação da aderência do Sistema de Atendimento (SAT) às normas e às boas práticas de segurança da informação
  • Avaliação da transferência da gestão de imóveis não operacionais do Fundo do Regime Geral da Previdência Social - FRGPS para a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União – SPU
  • Avaliação da regularidade das licitações e da gestão de contratos de locação de veículos firmados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
  • Avaliação do funcionamento dos Comitês Temáticos de Apoio à Governança previsto na Portaria nº 3.213/PRES/INSS, de 10 de dezembro de 2019
  • Avaliação do processo de implantação e pagamento de benefícios concedidos por decisões judiciais.

2021

• Avaliação do Processo de Gestão dos Contratos Públicos do INSS

• Avaliação dos procedimentos relativos à concessão e manutenção do auxílio indenizatório de assistência à saúde dos servidores do INSS, nos anos de 2019 e 2020

• Avaliação da qualidade do reconhecimento do direito em requerimentos de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC)

• Avaliação do Fluxo de Tomada de Contas Especial

• Avaliação do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do INSS

• Avaliação dos procedimentos adotados pela Superintendência Regional Nordeste (SR IV) no Pregão n° 01/2019 e na contratação decorrente (Contrato n° 03/2020), que tratam da prestação do serviço de vigilância eletrônica no âmbito das unidades do INSS na região Nordeste do Brasil

• Avaliação do Processo de Reconhecimento de Direito - Benefícios previdenciários da espécie B80 - Salário-Maternidade

• Avaliação do Processo de Centralização das Contratações Públicas do INSS

• Apuração de Incidente de Segurança em Rotina de Tratamento de Óbitos

• Auditoria na Contratação do Serviço de Manutenção Predial no âmbito da Superintendência Regional Sudeste II

• Avaliação do Pregão eletrônico nº 03-2019 e Contrato nº 05-2020 - aquisição de insumos para impressoras para atender às unidades da Gerência Executiva do INSS em Cuiabá-MT

• Avaliação dos controles na antecipação da renda para os requerentes do Benefício de Prestação Continuada - BPC, no contexto do enfrentamento da pandemia da COVID-19

• Avaliação de licitação e contrato PrevBarcos - Manaus e Tefé

• Avaliação de licitação e contrato PrevBarcos - Belém, Santarém e Porto Velho

• Avaliação da contratação de serviços de manutenção preventiva e corretiva de aparelhos de ar-condicionado na Gerência-Executiva do INSS em Boa Vista/RR - Contrato nº 09/2017, decorrente do Pregão nº 03/2017

• Avaliação da qualidade das decisões administrativas dos requerimentos de benefícios previdenciários urbanos da espécie B42

• Processo de Reconhecimento de Direito - Fixação da DER - Data de Entrega do Requerimento.

• Avaliação do processo de reconhecimento de direito e manutenção de benefícios previdenciários de Pensão por Morte (B21).

• Avaliação nos Processos de Modernização e Manutenção de Elevadores

• Avaliação do processo de concessão de diárias e passagens no período de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus

• Avaliação do Processo de Gestão de Pagamento de Benefícios - Pagamento realizado após o óbito do beneficiário (Pós-óbito)

• Avaliação do Processo de Reconhecimento de Direito de espécie 41 - Aposentadoria por Idade Urbana

• Avaliação do processo de reconhecimento de direito ao Benefício de Prestação Continuada à Pessoa Idosa (espécie B88)

•  Avaliação da acurácia do Novo Sistema de Pagamento Alternativo de Benefício - Novo PAB (atualmente designado SPAB)

2020

• Avaliação da Gestão da Qualidade do Processo de Reconhecimento de Direito no âmbito das CEABs

• Avaliação dos procedimentos de pagamento de diárias, passagens e ajuda de custo no exercício 2019 

• Avaliação do reflexo da atualização cadastral na manutenção de benefícios

• Gestão do Processo de Indenização de Período Decadente 

• Avaliação dos Controles Sobre as Centrais 135

• Avaliação do Serviço de Extração de Dados com base no 8º Termo Aditivo ao Contrato nº 49-2018

• Auditoria na Folha de Pagamento de Pessoal do INSS

• Avaliação no processo de gestão das licitações

Exercícios anteriores

•  Avaliação do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil - SIRC

•  Avaliação do Sistema de Pagamento de Benefícios - SISPAGBEN

•  Avaliação do Processo de Gestão Documental Digital

•  Avaliação do Processo de Gestão da Reabilitação Profissional do INSS

•  Avaliação do Processo de Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil

•  Avaliação  do Incidente de Segurança no Sistema CONSIGWEB

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      • Solicitar Aposentadoria por Idade
      • Solicitar Aposentadoria por Incapacidade Permanente
      • Solicitar Aposentadoria por Incapacidade Permanente - Relatório Médico no Exterior
      • Solicitar Aposentadoria por Tempo de Contribuição
      • Solicitar Auxílio por Incapacidade Temporária
      • Solicitar Auxílio por Incapacidade Temporária - Relatório Médico no Exterior
      • Solicitar Benefício Exclusivo do País Acordante
      • Solicitar Certificado de Deslocamento de Exceção
      • Solicitar Certificado de Deslocamento Temporário Inicial
      • Solicitar Certificado de Prorrogação de Deslocamento Temporário
      • Solicitar Emissão de Histórico de Seguro
      • Solicitar Pensão por Morte
      • Solicitar Reativação de Benefício
      • Solicitar Regularização de Pagamentos em Atraso
      • Solicitar Salário Maternidade
      • Solicitar Transferência de Benefício de Residente no Exterior para Receber em Banco Brasileiro
      • Solicitar Transferência de Benefício para Recebimento em Banco no Exterior
    • Aposentadorias
      • Simular Aposentadoria
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      • Solicitar Aposentadoria por Idade Rural
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      • Solicitar Aposentadoria por Tempo de Contribuição
      • Solicitar Aposentadoria por Tempo de Contribuição da Pessoa com Deficiência
      • Solicitar Benefício por Incapacidade Permanente (Aposentadoria por Invalidez)
      • Solicitar Acréscimo de 25% na Aposentadoria por Incapacidade Permanente (Aposentadoria por Invalidez)
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      • Solicitar Benefício Assistencial ao Idoso (BPC/LOAS)
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    • Pensões
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      • Alterar Local ou Forma de Pagamento
      • Atualizar Dados do Imposto de Renda
      • Bloquear ou Desbloquear Benefício para Empréstimo
      • Cadastrar, Alterar ou Excluir Pensão Alimentícia
      • Cadastrar ou Atualizar Dependentes para Salário-Família
      • Emitir Carta de Concessão de Benefício
      • Emitir Declaração de Beneficiário (consta/nada consta)
      • Emitir Extrato de Empréstimo Consignado
      • Emitir Extrato de Imposto de Renda
      • Emitir Extrato de Pagamento de Benefício do INSS
      • Excluir Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício
      • Solicitar Certidão para Saque de PIS/PASEP/FGTS
      • Solicitar Desistência/Encerramento/Renúncia de Benefício
      • Solicitar Exclusão de Empréstimo Consignado
      • Solicitar Isenção do Imposto de Renda
      • Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido
      • Solicitar Pagamento de Valor Não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
      • Solicitar Revisão de Benefício
    • Cadastro do Segurado
      • Atualizar Cadastro e/ou Benefício
      • Emitir Declaração de Beneficiário (consta/nada consta)
      • Emitir Extrato de Contribuição (CNIS)
      • Obter Declaração de Regularidade da Situação do Contribuinte Individual (DRSCI)
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