Solicitar Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição

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  • O que é?

    Benefício para a pessoa que tiver o tempo de contribuição necessário para se aposentar, de acordo com seu grau de deficiência. É preciso já ter trabalhado na condição de pessoa com deficiência por ao menos 180 meses durante o tempo de contribuição.

    Você não precisa ir ao INSS, pois este pedido é realizado totalmente pela internet.

    Saiba mais sobre a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência.

     

  • Quem pode utilizar este serviço?

    A pessoa com deficiência no momento da solicitação e que comprovar as seguintes condições:

    A pessoa com deficiência na data do pedido do benefício e que comprovar o tempo de contribuição de acordo com o grau de deficiência:

    Leve: 33 anos de contribuição (homem) ou 28 anos de contribuição (mulher)

    Moderado: 29 anos de contribuição (homem) ou 24 anos de contribuição (mulher)

    Grave: 25 anos de contribuição (homem) ou 20 anos (mulher)

    A análise do grau da deficiência será realizada pela perícia médica e o serviço social do INSS.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Pedir o serviço
      • Faça login no Meu INSS;
      • Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
      • Clique em “Novo Requerimento”;
      • Selecione o serviço  que você quer;
      • Clique em “Atualizar”;
      • Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
      • Preencha os dados necessários para concluir o seu pedido.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Obrigatória

        • Número do CPF;


        Se for solicitada:

        • Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
        • Documentos que comprovem a data de início da deficiência;
        • Documentos para comprovar o tempo de contribuição. Consulte a relação neste endereço: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/atualizacao-de-tempo-de-contribuicao/documentos-para-comprovacao-de-tempo-de-contribuicao/

      Canais de prestação

        Web : 
        Telefone : 

      135

      Tempo estimado de espera Até 5 minuto(s)

        Aplicativo móvel : 

      Baixe o Meu INSS nos links abaixo:

       

       

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Ligar 135.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Receber resposta

      Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:

      • Faça seu login no Meu INSS;
      • Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
      • Localize seu processo na área “Atendimentos à distância”;
      • Clique no ícone de lupa para detalhar.

      Canais de prestação

        Aplicativo móvel : 

       

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Ligue 135.

        Web : 
      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Ligue 135.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 45 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 45 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

     

    O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).


    Este é um serviço do Instituto Nacional do Seguro Social . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


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