Desistir de Benefício Você também pode conhecer este serviço como: Desistir de: Aposentadoria, Cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
Solicitar
Última Modificação: 31/07/2019
  • O que é?

    Serviço que permite solicitar a desistência/cancelamento de benefícios, desde que não tenha ocorrido o recebimento do primeiro pagamento e saque do PIS/PASEP/FGTS.


    Para ter acesso a este serviço não é necessário comparecer a uma unidade do INSS (a solicitação e o recebimento podem ser feitos diretamente pela web).

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoas que desejam abrir mão do benefício concedido. Não se aplica para os casos de aposentadoria por invalidez.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar o serviço

      • Acesse o portal do Meu INSS

      • Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “desistência” e selecione o serviço desejado.

      • Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

      • O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Para desistir de Aposentadoria


        Declaração da Caixa Econômica Federal / Banco do Brasil, informando se houve o saque do FGTS ou PIS/PASEP em nome do segurado.
        Declaração de não recebimento de créditos de benefícios.
        Declaração da empresa informando o não recebimento do crédito, no caso de empresa acordante.

      • Para Renunciar a Cota De Pensão Por Morte ou Auxílio-Reclusão


        Não é necessário apresentar documentação.

      • Apenas se for solicitado


        Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;

      Canais de prestação

        Telefone : 

      135

        Web : 
        Aplicativo móvel : 

      Baixe o aplicativo Meu INSS nos links abaixo:


      Sistema Android


      Sistema iOS

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Receber resposta

      O resultado da solicitação poderá ser acompanhado no Portal Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

      Canais de prestação

        Web : 
        Aplicativo móvel : 

      Baixe o Meu INSS nos links abaixo:


      Sistema Android


      Sistema iOS

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.


    O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).


    Este é um serviço do Instituto Nacional do Seguro Social . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


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