Solicitar Atualização de Atestado de Vida - Acordo Internacional

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Avaliação

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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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  • O que é?

    Serviço para realizar a prova de vida da pessoa que recebe benefício do INSS e mora no exterior.

    O atestado de vida deve ser apresentado anualmente, para evitar que o benefício seja suspenso.

    Você não precisa ir ao INSS, pois este pedido é realizado totalmente pela internet.

     

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa que recebe benefício do INSS e mora no exterior.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Pedir o serviço
      • Faça login no Meu INSS;
      • Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
      • Clique em “Novo Requerimento”;
      • Clique em “Benefícios e Serviços de Acordos Internacionais” e escolha o serviço que você procura.
      • Clique em “Atualizar”;
      • Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Obrigatória:

        • Número do CPF;
        • Atestado de vida emitido por consulado ou embaixada brasileira do país em que você mora, ou
        • Formulário próprio do INSS para fins de comprovação de vida, preenchido com os dados do titular do benefício e com a legalização do documento realizado no notário público local (cartório) através do apostilamento (Convenção de Haia);

         

      • Importante:

        • Quem mora na Suécia poder encaminhar atestado de vida através de formulário específico do acordo.

         

        Se for procurador ou representante legal:

        • Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
        • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.

         

      Canais de prestação

        Aplicativo móvel : 

      Baixe o Meu INSS nos links abaixo:

        

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Ligar 135.

        Web : 
      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Ligue 135.

        Telefone : 

      135

      Tempo estimado de espera Até 5 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Receber resposta

      Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:

      • Faça seu login no Meu INSS;
      • Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
      • Localize seu processo na área “Atendimentos à distância”;
      • Clique no ícone de lupa para detalhar.

      Canais de prestação

        Aplicativo móvel : 

       

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Ligue 135.

        Web : 
      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Ligue 135;

      Tempo de duração da etapa

      Em média 45 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 45 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    135


    Este é um serviço do Instituto Nacional do Seguro Social . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


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