Solicitar Revisão de Benefício Você também pode conhecer este serviço como: Revisão
Solicitar
Última Modificação: 12/02/2020
  • O que é?

    Serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS a reanálise do benefício concedido ou certidão de tempo de contribuição, apresentando ou não novos elementos.

    O serviço de revisão é destinado ao beneficiário que não concorda com algum parâmetro utilizado na concessão de seu benefício ou Certidão de Tempo de Contribuição, por exemplo: salário de contribuição ou vínculo empregatício não foi computado.

    Para ter acesso a este serviço, não é preciso comparecer a uma unidade do INSS (a solicitação e o recebimento podem ser feitos diretamente pela web).

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Beneficiário que não concorde com os parâmetros utilizados pelo INSS sobre o seu benefício concedido.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Requerer revisão

       

        • Acesse o portal do Meu INSS ou clique no botão "Solicitar" no topo desta página.

       

        • Faça o login, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “revisão” e selecione o serviço "Revisão - Atendimento a distância”.

       

        • Informe os dados solicitados, conclua sua solicitação e então acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

       

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Motivos, de acordo com a legislação, pelos quais o INSS deve revisar o benefício ou Certidão de Tempo de Contribuição.

      • Outros documentos que o cidadão deseje adicionar (exemplo: simulação de tempo de contribuição, petições, etc.).

      • Apenas se for solicitado:
        Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;

      • O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o comparecimento presencial para comprovar alguma informação.

      No caso de Revisão de Certidão de Tempo de Contribuição:
      • Solicitação do cancelamento da certidão emitida;

      • Apenas se for solicitado:
        Declaração emitida pelo órgão de lotação do interessado, contendo informações sobre a utilização ou não dos períodos certificados pelo INSS, e para quais fins foram utilizados.

      Canais de prestação

        Web : 
        Aplicativo móvel : 

        Telefone : 

      135

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Receber resposta

      Após concluída a sua solicitação, acompanhe o andamento pelo Portal Meu INSS, na aba “Agendamentos/Requerimentos” e em “Meus Requerimentos”, clique no botão em formato de lupa para detalhamento e visualização da resposta à solicitação.

      Canais de prestação

        Web : 
        Aplicativo móvel : 

        Telefone : 

      135

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
    O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).


    Este é um serviço do Instituto Nacional do Seguro Social . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


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