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Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
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Etapas da construção da agenda

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Publicado em 05/08/2025 12h48 Atualizado em 14/12/2025 16h08

As atividades de construção da nova Agenda Regulatória 2026-2027 foram iniciadas em julho de 2025, em alinhamento ao Manual da Agenda Regulatória da Anvisa, que detalha as diretrizes e o racional sobre o processo de construção, planejamento, monitoramento e atualização da Agenda. Tais atividades se estenderam até 10/12, quando a nova Agenda foi aprovada tendo em vista a data limite de 17/12 para publicação da Agenda Regulatória por ser integrante do Plano de Gestão Anual, que deve observar o prazo estabelecido no § 2º do art. 18 da Lei nº 13.848, de 25 de junho de 2019.

 ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DA AGENDA

1ª etapa: Participação social

a-) Lista Preliminar

Durante a janela de monitoramento da Agenda 24-25, realizada entre os dias 1 e 9 de julho de 2025, foi iniciada a construção da lista preliminar de temas para a Agenda Regulatória 2026-2027. Nesse período, além dos registros habituais do monitoramento, as áreas técnicas da Anvisa indicaram as propostas regulatórias com previsão de serem migradas para a Agenda 2026-2027, por não terem perspectiva de conclusão até o fim da agenda vigente. Outro insumo para compor a lista preliminar de temas  foi a indicação prévia de novos temas que as áreas já visualizassem como necessários e possíveis de serem executados na próxima agenda 26-27. 

A partir desses dois insumos a lista preliminar de temas para a Agenda 2026-2027 foi consolidada com um total de 115 temas, sendo 97 migrados da AR 24-25 e 18 novos temas sugeridos pelas áreas técnicas. A lista preliminar pode ser conferida em sua versão resumida, no formato pdf, ou em versão detalhada, disponível em lista para baixar em planilha excel.

b-) Consulta à sociedade

De 15 de agosto a 15 de setembro, a sociedade e os entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) puderam participar de consulta para opinar sobre a lista preliminar de temas propostos pela Anvisa para priorização na Agenda Regulatória (AR) 2026-2027.  A consulta foi realizada por meio de formulário eletrônico aberto à participação de qualquer interessado, que poderia manifestar sua opinião em relação aos temas da lista preliminar (concordar, discordar ou alterar), além de propor novos temas. Cada formulário de participante poderia conter:​​

  • uma ou mais manifestações de concordância sobre os temas da lista preliminar;​
  • uma ou mais contribuições com justificativas para alterar ou discordar de temas; e​
  • até três (3) contribuições com sugestões de novos temas.

Orientações sobre a consulta:

  • Edital de Chamamento n° 10, de 14/08/2025
  • Instrutivo para Participação na Consulta à AR 2026 - 2027
  • Lista_Preliminar Detalhada_Temas_ (planilha completa)
  • Lista_Preliminar_Detalhada_Temas (pdf da planilha)
  • Lista_Preliminar_Resumida_Temas

 

 c-) Resultados da consulta

Ao final dos 30 dias de consulta, foram recebidos 647 formulários de participação, um total quase três vezes maior que na Agenda anterior, que contou com 233 participações.  Os participantes da consulta representaram diferentes perfis da sociedade:  

  • 51% Setor regulado
  • 23% Cidadãos e entidades representativas
  • 16% Profissionais de saúde e conselhos de classe
  • 3% Entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária 
  • 3% Comunidade Acadêmica
  • 3% Administração Pública

Os participantes apresentaram um total de 2.079 manifestações, sendo:

  • 1.307 registros de concordância;
  • 772 contribuições escritas (317 para ajustes e 34 discordâncias);
  • 421 sugestões para inclusão de novos temas, agrupadas em 192 grupos temáticos.

Para agrupar as sugestões, a Anvisa utilizou a ferramenta "Agrupa-PS", que utiliza inteligência artificial para identificar as sugestões similares e criar grupos e categorias correspondentes, desenvolvida especialmente para otimizar a análise das participações sociais.

O assunto com maior número de contribuições foi a área de medicamentos (216), seguida por alimentos (167), produtos para saúde (117), assuntos transversais (74) e cosméticos (52). 

Os detalhes do resultado da consulta sobre a Agenda 2026-2027 podem ser conferidos no Painel de Resultados, que apresenta dados e estatísticas de forma simples.

2ª etapa: Análise das contribuições, priorização e seleção dos temas regulatórios

a-) Avaliação das contribuições

De modo a centralizar as informações e otimizar os esforços empregados pelas áreas técnicas na construção da Agenda, a Anvisa organizou as contribuições na ferramenta PRIORIZA-AR, planilha que foi desenvolvida e aperfeiçoada para permitir:

  • a análise das contribuições recebidas na consulta à sociedade;
  • a avaliação de prioridade dos temas regulatórios; e
  • a seleção dos temas que deverão compor a lista da AR 2026-2027.

Apesar do número significativo de 317 contribuições para alterar temas da lista preliminar, o que se observou foi que grande parte dos registros de alterações foram na verdade dedicados a reforçar a importância do tema ou citar pontos que deveriam ser tratados na regulação do assunto. Sendo assim, a maioria dos posicionamentos das áreas foi para manter os temas preliminares como estavam, ocorrendo apenas alguns casos de alteração ou poucos de exclusão de tema preliminares, conforme dados na figura abaixo:

 Tabela - Resultados da Avaliação das Contribuições para os Temas Preliminares

TEMAS PRELIMINARES

Qtd.

MANTIDOS

96

ALTERADOS

11

EXCLUÍDOS

8

Total

115

Durante o mês de outubro de 2025, as áreas técnicas além de avaliarem as contribuições para os temas preliminares, analisaram os 192 grupos de sugestões de temas, avaliando o mérito da proposta, o alinhamento a objetivo estratégico da Anvisa e a viabilidade de andamento do tema durante a vigência da Agenda.

Na avaliação das sugestões de novos temas, a maior parte delas não foi aceita (61%), mas um número considerável de temas sugeridos já estava contemplado de alguma forma nos temas da lista preliminar (36/19% dos grupos de temas ou 70/16% as sugestões, respectivamente). Já as sugestões aceitas total ou parcialmente corresponderam a 9% das avaliações, o equivalente a 17 grupos de sugestões de temas ou 38 sugestões específicas. Os resultados dessas avaliações podem ser observados nas ilustrações a seguir:

Tabela  – Análise das sugestões de novos temas

POSICIONAMENTO da ÁREA

Avaliação por Grupos

Avaliação por Sugestões

Aceito (avaliar prioridade)

15

33

Aceito Parcialmente (avaliar prioridade)

2

5

Já contemplado em tema preliminar

36

70

Fora de escopo

20

56

Contribuição inválida ou insuficiente

2

2

Não aceito

118

256

TOTAL de contribuições analisadas

192

421

Todos os detalhes sobre a consulta e a avaliação das contribuições podem ser conferidos nos documentos listados abaixo:

  • Planilha de análise das contribuições
  • Relatório da Consulta

 

b-) Priorização e seleção dos temas 

Em relação aos 192 grupos de sugestões de temas recebidos, cabe relembrar que 36 já estavam contemplados de alguma forma nos temas previstos na lista preliminar ou em normativos já publicados pela Anvisa e mais 17 grupos de sugestões foram aceitos e destacados para avaliação de prioridade. Assim, esse conjunto de temas aceitos (17), somados àqueles da lista preliminar (107) e outros incorporados pelas áreas técnicas da Anvisa foram conduzidos à fase seguinte de priorização.

A partir do método RICE de priorização, que considera a avaliação do alcance, do impacto, da confiança e do esforço, os temas foram priorizados e depois ordenados para seleção. As áreas técnicas utilizaram uma planilha denominada PRIORIZA-AR para registrar todas as avaliações dessa etapa e consideraram sua capacidade regulatória para definir quantos e quais temas seriam tratados na Agenda Regulatória 2026-2027.

Dentre as 17 sugestões de temas da sociedade que foram submetidas à priorização, informa-se que 14 foram selecionados e validados pelas Diretorias. Sendo assim e tomando como base os 192 grupos de sugestões de temas analisados, destaca-se que um total de 21% de sugestões (42) foi priorizado e selecionado para compor a lista de temas da AR 2026-2027.

A seguir disponibilizamos as planilhas com os dados da priorização e seleção de temas regulatórios de cada área da Anvisa:  

PLANILHAS PRIORIZA-AR (Nov-Dez/2025)

DIRETORIA / MACROTEMA / ÁREAS

Diretor Presidente

(Assuntos Transversais)

Segunda Diretoria - DIRE2

(Medicamentos, Insumos e Alimentos)

  • Assessoria do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (ASNVS)
  • Assessoria de Melhoria da Qualidade Regulatória (ASREG)
  • Gabinete do Diretor Presidente (GADIP)
  • Gerência-Geral de Recursos (GGREC)
  • Gerência-Geral de Gestão Administrativa e Financeira (GGGAF)
  • Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED)
  • Segunda Diretoria (DIRE2)
  • Coordenação de Pesquisa Clínica em Medicamentos e Produtos Biológicos (COPEC)
  • Gerência-Geral de Alimentos (GGALI)
  • Gerência-Geral de Produtos Biológicos, Radiofármacos, Sangue, Tecidos, Células, Órgãos e Produtos de Terapias Avançadas (GGBIO)
  • Gerência-Geral de Medicamentos (GGMED)

Terceira Diretoria - DIRE3

(Tabaco, Serviços de Saúde e de Interesse à Saúde, Agrotóxicos, Produtos para Saude, Cosméticos, Saneantes

Quarta Diretoria - DIRE4

(Assuntos Transversais, Farmacopeia, Laboratórios, Alimentos, Cosméticos, Insumos e Medicamentos)

  • Terceira Diretoria (DIRE3)
  • Gerência-Geral de Registro e Fiscalização de Produtos Fumígenos, derivados ou não do Tabaco (GGTAB)
  • Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES)
  • Gerência-Geral de Toxicologia (GGTOX)
  • Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS)
  • Gerência-Geral de Cosméticos e Saneantes (GGCOS)
  • Coordenação de Análise e Julgamento das Infrações Sanitárias (CAJIS)
  • Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (GELAS)
  • Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS)

Quinta Diretoria - DIRE5 

(Assuntos Transversais, Alimentos, Cosméticos, Insumos e Medicamentos, Produtos para Saúde, Saneantes, Portos, Aeroportos e Fronteiras)

  • Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON)
  • Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GGPAF)
  • Gerência de Produtos Controlados (GPCON)

3ª etapa: Consolidação e Aprovação da Agenda Regulatória 2024-2025

De uma forma geral, ao final do processo de priorização e seleção de temas regulatórios e validação pelas diretorias, a lista preliminar com os 115 temas teve a seguinte evolução: 9 temas foram excluídos e 55 foram incluídos, sendo um deles durante a própria reunião pública de aprovação da Agenda (tema 8.28 migrado da AR 24-25 por conta de pedido de vistas na aprovação final), e também já contando com a inclusão de 26 temas de atualização periódica que atualmente integram a Agenda. Desse modo, a lista final da Agenda Regulatória 2026-2027, foi consolidada com 161 temas.

 A Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) aprovou no dia 10 de dezembro de 2025, durante a sua 20ª Reunião Ordinária Pública, a Agenda Regulatória para o ciclo 2026-2027. A nova Agenda 2026-2027 da Anvisa será formalizada pela publicação de Portaria no Diário Oficial da União, que entrará em vigência no dia 1º de janeiro de 2026. A lista dos 161 temas componentes da AR 2026-2027 está disponível em listagem resumida  e listagem detalhada (planilha), que contém um descritivo mais completo e diversos dados adicionais sobre cada tema. 

Entre os assuntos de atuação regulatória da Anvisa com mais temas regulatórios, destacam-se: Medicamentos (38 temas), Alimentos (35), Assuntos Transversais (18) e Dispositivos Médicos (14 temas). Vale observar que, dos 161 temas da nova Agenda Regulatória, 97 deles (60%) estão relacionados a temas migrados da Agenda 2024-2025, 26 são temas de atualização periódica e 38 novos temas.

Assim como na Agenda atual, será possível acompanhar os cronogramas e avanços  dos temas pelo Painel de Acompanhamento de Temas e Propostas regulatórias (atualização diária), bem como pelo Painel de Monitoramento da Agenda Regulatória (atualização trimestral).

 

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    • Diretor-Presidente
      • Secretaria-Geral da Diretoria Colegiada (SGCOL)
      • Gabinete do Diretor-Presidente (Gadip)
      • Gerência-Geral de Gestão Administrativa e Financeira (GGGAF)
      • Gerência-Geral de Gestão de Pessoas (GGPES)
      • Gerência-Geral de Tecnologia da Informação (GGTIN)
      • Gerência-Geral de Conhecimento, Inovação e Pesquisa (GGCIP)
    • Segunda Diretoria
      • Gerência-Geral de Alimentos (GGALI)
      • Gerência-Geral de Medicamentos (GGMED)
      • Gerência-Geral de Produtos Biológicos, Radiofármacos, Sangue, Tecidos, Células, Órgãos e Produtos de Terapias Avançadas (GGBIO)
      • Coordenação de Pesquisa Clínica em Medicamentos e Produtos Biológicos (Copec)
      • Apresentações
    • Terceira Diretoria
      • Gerência-Geral de Toxicologia (GGTOX)
      • Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS)
      • Gerência-Geral de Registro e Fiscalização de Produtos Fumígenos, derivados ou não do Tabaco (GGTAB)
      • Gerência-Geral de Cosméticos e Saneantes (GGCOS)
      • Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES)
    • Quarta Diretoria
      • Coordenação de Atuação Administrativa e Julgamento das Infrações Sanitárias (Cajis)
      • Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas)
      • Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS)
    • Quinta Diretoria
      • Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON)
      • Gerência de Produtos Controlados (GPCON)
      • Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GGPAF)
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