Sobre a OuvAnvisa
Fala.BR
O Fala.BR é a plataforma onde você pode registrar e acompanhar suas manifestações para órgãos do governo. Por lá, é possível enviar sugestões, elogios, reclamações, denúncias e pedidos de providências, além de acompanhar todo o andamento até receber a resposta. É rápido, seguro e garante que sua voz chegue aos órgãos responsáveis. Envie sua manifestação de Ouvidoria pelo Fala.BR
Atendimento presencial
A Ouvidoria da Anvisa atende presencialmente de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Endereço: SIA Trecho 5, Área Especial 57, Lote 200, Bloco A, térreo – Brasília/DF.
Outros canais de contato
Você também pode falar com a Anvisa por diferentes meios:
E-mail: ouvidoria@anvisa.gov.br
Carta: SIA Trecho 5, Área Especial 57, Lote 200, Bloco A, Térreo – Brasília/DF – CEP 71205-050
Telefone: 0800 642 9782
Formulário “Fale Conosco” e Webchat, disponíveis no portal da Anvisa no Gov.br.
As mensagens recebidas por e-mail ou carta são registradas pelos analistas da Ouvidoria no sistema Fala.BR, garantindo que sua manifestação seja acompanhada corretamente.
Comunicações e Transparência Pública
Ouvidorias da Anvisa e do Ibama trocam informações e experiências
Objetivo da reunião foi o de melhorar os serviços prestados à sociedade, como o sigilo das demandas e a proteção ao denunciante.
O que não é tratado pela Ouvidoria da Anvisa
- Pedidos de informações, esclarecimentos e dúvidas sobre a atuação da Anvisa
Onde: Central de Atendimento da Anvisa
Telefone - Formulário Eletrônico
- Solicitação de interpretação de normativo
Onde: Formulário Eletrônico
- Registro de manifestações relativas aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS
Onde: Ouvidoria do SUS
- Denúncias/reclamações relacionados a higiene, venda de produtos, prestação de serviços, etc. em estabelecimentos comerciais (tais como: restaurantes, bares, farmácias, mercados)
Onde: Vigilâncias Sanitárias dos Estados ou Municípios
- Questões relacionadas a más condições de trabalho e saúde do trabalhador
Onde: Centros de Referência Especializados em Saúde do Trabalhador
- Recursos administrativos e reclamações administrativas contra decisões regulatórias da Anvisa
Onde: Recursos Administrativos ( https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/recursos-administrativos)
- Problemas sobre cancelamento/ressarcimento de despesas referentes a viagens ocasionadas pela pandemia do novo coronavirus
Onde: Canais de atendimento da própria empresa prestadora dos serviços (companhia aérea, empresa de turismo, etc.) Caso persista o problema, acesse a plataforma consumidor.gov.br.
- Envio de solicitações e documentos oficiais
Onde: Protocolo a ANVISA no endereço:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
SIA Trecho 05, Área Especial 57
CEP 71205-050 - Brasília/DF
Atenção:
Caso deseje fazer uma notificação de reação adversa ou queixa técnica sobre produto sujeito a ação de vigilância sanitária, acesse a página de notificações da Anvisa.