Segurança do paciente

Segurança do Paciente

Programa Nacional de Segurança do Paciente propõe um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde – eventos ou circunstâncias que poderiam resultar ou que resultaram em dano desnecessário para o paciente.

Por exemplo, queda de paciente da cama, aplicação errada de medicamento, falhas durante a cirurgia, etc. Esses problemas podem causar danos à saúde do paciente e devem ser comunicados à Anvisa. A Agência é o órgão do Ministério da Saúde responsável pelo recebimento das informações. Com isso, a Anvisa poderá propor ações visando a melhoria da qualidade dos estabelecimentos, de acordo com a Resolução RDC nº 36, de 25/07/13

Este espaço é um dos canais pelos quais a Anvisa pode receber essas informações sobre qualquer situação que tenha prejudicado a saúde de alguém durante a internação/atendimento. Profissionais de saúde, pacientes, familiares e acompanhantes: sua contribuição é muito importante para melhorar a assistência à saúde de todos os usuários dos estabelecimentos de saúde do Brasil. Faça a sua notificação para a Anvisa.