Estabelecimentos de sangue, tecidos e células

Publicado em 21/09/2020 00h00 Atualizado em 12/05/2021 18h56

Sangue, tecidos, células e órgãos (STCO) de origem humana constituem-se em produtos biológicos destinados a utilização terapêutica e que são obtidos, manipulados e disponibilizados por estabelecimentos tais como serviços de hemoterapia, bancos de tecidos, centros de reprodução humana assistida e centros de processamento celular. A regulação de STCO pela Anvisa baseia-se na definição de critérios de qualidade, segurança e eficácia dos produtos e serviços oferecidos, sendo centrada no controle sanitário destes estabelecimentos.

A Anvisa apresenta à sociedade o levantamento do universo de estabelecimentos que atuam na área de sangue, tecidos e células no Brasil. Este trabalho é realizado tendo como base as informações encaminhadas pelos órgãos de vigilância sanitária (Visas) estaduais e municipais.

O objetivo é mapear e divulgar a listagem com dados relacionados aos estabelecimentos brasileiros, dando transparência à sociedade do universo de serviços regulados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), fornecendo subsídios às entidades envolvidas na formulação de políticas e aprimorando a comunicação entre os entes do SNVS, os próprios estabelecimentos e os usuários de seus produtos e serviços.

ATENÇÃO!!! Considerando a natureza dinâmica dos dados divulgados, sugerimos verificar junto a vigilância sanitária local sobre a atualização da regularização dos estabelecimentos listados abaixo.

Seguem as listas de estabelecimentos por área de atuação:

Bancos de tecidos

Os dados dos bancos de tecidos foram atualizados em 2019.

Bancos de tecidos

Base de dados dos bancos de tecidos (Excel)

Centros de Processamento de Células Progenitoras Hematopoéticas 

Os dados dos Centros de Processamento de CPH de medula óssea e sangue periférico foram atualizados em 2020 e os de sangue de cordão umbilical em 2021.

Centros de processamento de células progenitoras hematopoéticas 

Centros de Reprodução Humana Assistida 

Centros de reprodução humana assistida

Serviços de Hemoterapia

Os dados dos serviços de hemoterapia foram atualizados em 2019 e estão relacionados conforme RDC 151, de 21 de agosto de 2001.

Serviços de hemoterapia