Rede Sentinela

Rede sentinela

A Rede Sentinela funciona como observatório no âmbito dos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde, em atuação conjunta e efetiva com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Foi instituída uma Gerência de Risco em cada serviço que compõe a rede, que representa a referência interna da Vigipós nas instituições.

Os serviços que compõem a Rede notificam e monitoram eventos adversos e queixas técnicas de produtos sob vigilância sanitária (medicamentos, vacinas e imunoglobulinas; pesquisas clínicas; cosméticos, produtos de higiene pessoal ou perfume; artigos e equipamentos médico-hospitalares; kit reagente para diagnóstico in vitro; uso de sangue ou componentes; saneantes e agrotóxicos) em uso no Brasil, fazendo a Vigipós dos produtos utilizados nos estabelecimentos de saúde.

As suspeitas de eventos adversos e queixas técnicas são monitorados e investigados juntamente com a Vigilância Sanitária. A conclusão dessas investigações pode resultar em diversas decisões como a retirada do produto do mercado, a restrição de uso e de comercialização entre outras intervenções.

Publicações da Rede Sentinela

Palestras Sentinelas em Ação

A Anvisa está disponibilizando as palestras gravadas para o Sentinelas em Ação sobre o tema do enfrentamento da pandemia de Covid-19 em instituições de saúde. O objetivo da iniciativa é disseminar informações sobre o combate ao novo coronavírus para essas instituições e para as Vigilância Sanitárias.

Voltado para as instituições credenciadas à Rede Sentinela, o programa Sentinelas em Ação é uma estratégia virtual de atualização e compartilhamento de conhecimentos relacionados à gestão de riscos e à segurança do paciente. 

Confira a seguir os vídeos do Programa Sentinela