Notícias
CELEBRAÇÃO
Sessão solene na Câmara dos Deputados homenageia os 35 anos de SUS
Há 35 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante cuidado integral e chega a todas as regiões do país, fortalecendo a saúde pública e reduzindo desigualdades com uma robusta rede de proteção, promoção e vigilância em saúde. Para celebrar a data, comemorada no último dia 19, a Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira (29/9), uma sessão solene para destacar o papel desse que é o maior sistema público de saúde do mundo.
No plenário da Câmara, em Brasília (DF), estiveram reunidos gestores, conselheiros, parlamentares, profissionais de saúde e representantes de órgãos internacionais e da sociedade civil. Entre eles, marcaram presença o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o diretor-presidente da Anvisa, Leandro Pinheiro Safatle.
Durante a solenidade, o ministro Alexandre Padilha destacou os avanços do SUS, afirmando que o Brasil é referência em imunização, impedindo com as vacinas a evolução de doenças que hoje se espalham rapidamente pelo mundo. Adicionalmente, apontou novas agendas para o futuro do SUS, destacando o fortalecimento do complexo econômico-industrial da saúde, o aprimoramento da gestão, a preparação do sistema para o enfrentamento das mudanças climáticas e o combate à desinformação.
Já o diretor-presidente da Anvisa enfatizou a conquista democrática que o SUS representa. “O SUS é uma das políticas públicas mais inovadoras e ousadas do mundo para promover o acesso universal, integral e equânime à saúde no Brasil. Fruto de um amplo movimento social no âmbito da redemocratização e da criação da Constituição de 1988, o SUS se confunde com a história da democracia brasileira”, afirmou Leandro Safatle.
Safatle também rememorou a aprovação, pela Câmara dos Deputados, de leis essenciais, como a Lei 9.782/1999, que criou a Anvisa, e reafirmou o compromisso de cada um dos trabalhadores da vigilância sanitária na promoção e na proteção da saúde dos brasileiros e no aprimoramento do SUS. “O SUS está na água que bebemos, no alimento que consumimos, na regulação dos medicamentos, no controle das endemias. Ele está presente quando o cidadão vai à feira, quando faz uma tatuagem ou quando viaja. Ele está presente na visita dos agentes comunitários de saúde, no socorro do SAMU, no transplante de órgãos, na vacina no braço”, salientou.
Assista neste link à gravação da sessão solene.