Notícias
Portos, aeroportos e fronteiras
Anvisa promove duplo simulado de campo na Fronteira da Paz, entre Brasil e Uruguai
Entre os dias 26 e 28 de agosto, foi realizada a última atividade do Projeto “Fronteiras Saudáveis e Seguras no Mercosul: um duplo simulado de campo para testar e validar o Plano de Contingência Binacional para emergências de saúde pública (ESPs)”.
A ação ocorreu simultaneamente nos pontos de entrada das cidades gêmeas Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai), região conhecida como Fronteira da Paz.
Além de autoridades de saúde do Brasil e do Uruguai, o evento contou com o apoio e a participação de representantes dos Ministérios da Saúde do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina, e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).
Assista aqui ao vídeo do simulado.
O Projeto Fronteiras Saudáveis e Seguras no Mercosul teve como propósito harmonizar processos e procedimentos para garantir uma resposta oportuna e coordenada diante de emergências de saúde pública (ESPs). Além disso, buscou fortalecer a integração regional entre cidades de fronteira, que compartilham vínculos socioeconômicos, culturais, epidemiológicos e sanitários.
Ao longo de sua execução, cada país designou pontos focais responsáveis pela coordenação e implementação das atividades relacionadas aos quatro objetivos do Projeto. No Brasil, a coordenação geral esteve a cargo da servidora Sônia Damasceno, do Ministério da Saúde.
Já o Objetivo 4 – Preparar os países para futuras emergências de saúde, incorporando as lições aprendidas com a pandemia de Covid-19 nos pontos de entrada em áreas de fronteira – foi conduzido pela Anvisa, por meio dos servidores Julio César Colpo, Cláudia Souza e Lorena Rocha, da Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GGPAF).
Acesse aqui o Termo de Referência com os detalhes dessa ação do Objetivo 4.