Notícias
INTERNACIONAL
Anvisa participa da IPHEX 2025 na Índia e reforça cooperação regulatória Brasil–Índia
Da direita para a esquerda: Daniel Meirelles Fernandes Pereira (Diretor da Segunda Diretoria da Anvisa), Raphael Sanchez (Gerente-geral da GGMED), Janaina Lopes Domingos, (GGTPS) , Thiago Lanius Rauber (GGALI) e Ihatanderson Alves da Silva (GGFIS).
A Anvisa participa, entre os dias 4 e 6 de setembro de 2025, da 11ª edição da IPHEX – International Exhibition on Pharma and Healthcare, realizada em Nova Delhi, na Índia. O evento reúne fabricantes indianos, autoridades regulatórias, especialistas internacionais e representantes de governos para discutir avanços na indústria de medicamentos, dispositivos médicos e alimentos.
A programação conta com o Fórum Brasil-Índia, espaço dedicado a aprofundar o diálogo bilateral sobre marcos regulatórios, acesso a mercados, compliance (confiança regulatória) e oportunidades de cooperação. A delegação da Agência, liderada pelo diretor Daniel Pereira, participa com palestras em painéis sobre certificação de Boas Práticas de Fabricação (BPF), procedimentos de registro de medicamentos e estratégias de confiança regulatória, além de sessões dedicadas a dispositivos médicos, produtos biológicos e suplementos alimentares.
Os representantes da Anvisa irão destacar os requisitos e as particularidades do marco regulatório brasileiro, bem como os mecanismos de colaboração internacional adotados pela Agência, como a participação no Pharmaceutical Inspection Co-operation Scheme (PIC/S). Também serão debatidos os principais desafios enfrentados pelas empresas no processo de certificação de BPF e no registro de medicamentos, dispositivos médicos e alimentos no Brasil.
A presença da Anvisa na IPHEX 2025 reforça a importância da cooperação entre Brasil e Índia no campo da saúde, fortalecendo laços institucionais e ampliando oportunidades para a harmonização regulatória. A iniciativa contribui para aproximar autoridades, promover o acesso a tecnologias seguras e eficazes e estimular parcerias de desenvolvimento produtivo e tecnológico entre os dois países.