Notícias
COMEMORAÇÃO
Anvisa celebra o Dia do Servidor
A Anvisa comemorou o Dia do Servidor com um evento marcado pela diversidade. Na última sexta-feira (17/10), o auditório da Agência foi palco de apresentações musicais, realizadas por servidores e colaboradores. A programação contou também com uma mesa-redonda sobre o propósito de ser servidor público na Anvisa, além de homenagens.
Apresentações musicais
O primeiro a subir ao palco foi o servidor Artur Maciel, que apresentou uma canção autoral acompanhado da filha, que encantou a plateia com o som de sua flauta transversal. Na sequência, a servidora Patrícia Fernanda Toledo Barbosa soltou a voz para interpretar “Sangrando”, de autoria de Gonzaguinha. Ela voltou ao palco para encerrar essa parte do evento com “Tente outra vez”, sucesso de Raul Seixas.
O servidor Rogério de Oliveira presenteou o público com a interpretação de “Tocando em frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira, e também de “Quando o sol bater na janela do teu quarto”, do grupo Legião Urbana. Já Natália Rinco animou a plateia com “Simples desejo”, música de Jair Oliveira composta com Daniel Carlomagno, e “Clareou”, composição de Serginho Meriti e Rodrigo Leite.
Mesa-redonda
O diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle, foi quem abriu a mesa-redonda composta pelo Dr. Gonzalo Vecina Neto, primeiro diretor-presidente da Agência e responsável pela introdução de uma série de políticas estruturantes na área, e Jaqueline Góes de Jesus Oliveira, biomédica que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus Sars-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil.
Em sua palestra, o Dr. Gonzalo Vecina Neto lembrou da pandemia de Covid-19 e da importância dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), que inclui a Anvisa. “São as pessoas servidoras públicas que fizeram o que tinha de ser feito para entregar o que a sociedade brasileira esperava que fosse entregue”, ressaltou. Ele falou também sobre a importância da qualificação profissional contínua para dar conta de compreender as transformações. “Nós temos de gerar a capacidade de fazer com que os servidores lidem com as mudanças e, quando possível, se antecipem ao que virá. Educação permanente é o nome do remédio”, afirmou.
A pesquisadora Jaqueline Góes de Jesus Oliveira disse que a missão de proteger a saúde dos brasileiros é muito nobre. “Proteger a saúde de um povo que muitas vezes não quer ser protegido é uma luta constante, diária. Permanecer onde vocês (servidores da Anvisa) estão, fazendo o trabalho que fazem, é também sinônimo de resiliência”, afirmou. “Quando estiverem em dias difíceis, porque todos temos dias nublados, se recordem que o trabalho que fazem está salvando a vida de algum brasileiro todos os dias. E isso tem um valor inestimável”, enfatizou.
Homenageados
Para encerrar o evento e, na esteira da valorização dos servidores e do reconhecimento ao empenho, à dedicação e ao comprometimento de cada profissional, o diretor-presidente da Agência, Leandro Safatle, entregou o bóton “Sempre Anvisa” para o primeiro presidente da Agência, Dr. Gonzalo Vecina Neto, e também para as servidoras Renata Meneses de Melo e Paula de Jesus Nascimento, que representaram os servidores que ingressaram na Agência em 2015 e que completam uma década de trajetória dedicada ao serviço público, à saúde pública e à regulação. Elas foram escolhidas por meio de sorteio.
Também foram homenageados os servidores que completaram 20 anos de casa, os primeiros servidores que fizeram concurso diretamente para a Anvisa e ajudaram a construir a Agência que hoje é referência mundial. As sorteadas para representar esse grupo e receber o bóton foram Thaís Mesquita de Couto Araújo e Carolina Souza Penido.
Na sequência das homenagens, foram lembrados os servidores que dedicaram muitos anos de vida à saúde da população brasileira e à Anvisa e que usufruem da merecida aposentadoria, particularmente aqueles que se aposentaram ao longo de 2025 até a data do evento. A maioria desses servidores fazia parte do quadro específico da Agência, ou seja, servidores que vieram de outros órgãos, como Ministério da Saúde e Funasa, e trabalharam na fundação da Anvisa. Receberam o bóton em nome deste grupo Mauda Valdeci Rocha e Giulio Cesare da Silva Tartaro. Por último, foi homenageada a Dra. Sueli Sousa Tormin, da Perícia, que se aposentará de forma compulsória em dezembro.