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Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental Segurança Química Convenção de Minamata sobre Mercúrio
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Convenção de Minamata sobre Mercúrio

A Convenção de Minamata sobre Mercúrio tem sua origem nas discussões que ocorreram no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sobre os riscos do uso de mercúrio. A partir da Decisão 25/5 UNEP/GC de 2009, que convocou os governos a elaborar um instrumento legalmente vinculante para o controle do uso de mercúrio visando proteger à saúde humana e ao meio ambiente, foi iniciado um processo de negociação global.

Um Comitê de Negociação Intergovernamental ou Intergovernamental Negotiating Comittee (INC) foi instituído em 2009 e cinco rodadas de negociações foram realizadas entre 2010 e 2013. Cerca de 140 países envolveram-se e aprovaram o texto final em 19 de janeiro de 2013, em Genebra, Suíça.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima participou ativamente das negociações, pautado pela busca de um instrumento ambicioso nos marcos do desenvolvimento sustentável e dos resultados da Rio+20.

Em 10 de outubro de 2013, representantes do governo brasileiro participaram da Conferência Diplomática para assinatura da Convenção de Minamata sobre Mercúrio.

O instrumento de ratificação brasileira foi depositado na sede das Nações Unidas em Nova Iorque em 08 de agosto de 2017, entrando em vigor para o Brasil em novembro de 2017.

 A promulgação da Convenção se deu pela publicação do Decreto nº 9.470, de 14 de agosto de 2018. 



Histórico:

Convenção de Minamata (Site Antigo)

Projeto Avaliação Inicial da Convenção de Minamata Sobre Mercúrio

O Brasil apresenta sua Avaliação Inicial da Convenção de Minamata (do inglês, MIA), que tem como objetivo disponibilizar  informações e dados de linha de base sobre o mercúrio, incluindo o inventário de mercúrio, para orientar o país com relação a suas obrigações perante a Convenção de Minamata.

A elaboração do Projeto MIA Brasil teve seu Programa Executivo assinado em 28 de agosto de 2015 pelo Ministério do Meio  Ambiente e Mudança do Clima (MMA), como órgão executor, e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) como agência implementadora.

Em termos gerais, o MIA Brasil englobou (i) a avaliação e atualização das informações disponíveis relacionadas com a gestão nacional de mercúrio; (ii) a análise do marco regulatório afeto ao mercúrio; (iii) a avaliação da capacidade nacional de gestão e monitoramento de mercúrio; (iv) a elaboração de um inventário de emissões e liberações antropogênicas de mercúrio; (v) o inventário nacional de mineração artesanal e (vi) o relatório final apontando o processo a ser seguido na implementação da Convenção de Minamata.

O relatório final do Projeto MIA Brasil pode ser acessado pelo link abaixo:

Relatório Final - Projeto Avaliação Inicial da Convenção de Minamata Sobre Mercúrio

Proibição de importação de lâmpadas com Mercúrio


Importação nº 073/2025 

Comunicamos que a partir de 08/08/2025 serão promovidas as seguintes alterações no tratamento administrativo aplicado às importações dos produtos classificados nos subitens da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) abaixo relacionados, sujeitos à anuência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

https://www.gov.br/siscomex/pt-br/noticias/noticias-siscomex-importacao/Comunicados/importacao-no-2025-073


Histórico - Implementação da Convenção

Com a assinatura da Convenção em 2013, foram conduzidas negociações entre o MMA, a ONU Meio Ambiente e o GEF a fim de desenvolver um projeto para auxiliar na futura implementação da Convenção no Brasil.

     Em 2015, foi celebrado o projeto “Desenvolvimento da Avaliação Inicial da Convenção de Minamata sobre Mercúrio no Brasil” ou GEF-Mercúrio.

     O Projeto objetiva o fortalecimento dos mecanismos institucionais que tratam da gestão de mercúrio, a avaliação da capacidade de gestão de mercúrio e seus passivos, a avaliação dos marcos regulatórios, o desenvolvimento de inventário nacional de emissões de mercúrio, a capacitação de recursos humanos e a identificação de oportunidades e desafios no que se refere à implementação da Convenção de Minamata no país. O Projeto terá duração até junho de 2019, sendo que o acompanhamento do mesmo será realizado através do GTP Minamata, instituído no âmbito da Comissão Nacional de Segurança Química (CONASQ).

Nesta página, estão disponíveis os resultados produzidos no escopo do Projeto.



Resultados 


Componente 1: Articulação Institucional e Adaptação de Metodologias.


- Relatório da Avaliação Inicial das Informações Disponíveis para Elaboração do Inventário Nacional de Emissões de Mercúrio (Concluído em Setembro de 2017).


- Toolkit PNUMA para Quantificação das Emissõe e Liberações de Mercúrio traduzido para o Português.


i) Diretrizes para o Toolkit Nível I 
ii) Modelo de Relatório do Inventário Nível I
iii) Planilha de Cálculo

iv) Diretrizes para o Toolkit Nível II
v) Modelo de Relatório do Inventário Nível II
vi) Planilha de Cálculo

vii) Modelos de cartas para solicitação de dados (Nível I e Nível II)


Componente 2: Avaliação da Infraestrutura e capacidades nacionais para a gestão e monitoramento do mercúrio, inclusive a legislação nacional.

- Relatório da Avaliação dos Marcos Regulatórios referentes à Convenção de Minamata (Concluído em Setembro de 2017).


Componente 3: Desenvolvimento de um inventário de mercúrio com a utilização do Toolkit para mercúrio dp PNUMA, inclusive a identificação de áreas contaminadas com mercúrio
 
- Elaboração do Inventário de emissões e liberações de mercúrio da mineração artesanal e em pequena escala de ouro.
 
Sumário Executivo (versão em português)
 
Executive Sumary (versão em inglês)
 
Relatório Parcial I
 
Relatório Parcial II
 
Relatório Final 
 
- Elaboração do Inventário nacional de emissões e liberações de mercúrio (Em execução)

- Treinamento sobre o Toolkit PNUMA para quantificação das emissões e liberações de mercúrio (realizado em 13/12/2017).

Apresentação Geral do Projeto

Condução do Treinamento Parte I

Condução do Treinamento Parte II

Lista de Presença


Componente 4: Preparação e validação do relatório final e divulgação dos resultados.

- A ser executado.



     Para questionamentos, contribuições e/ou outras demanda, entrar  em contato com a coordenação do Projeto pelo e-mail cgqar.dqar@mma.gov.br


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    • 1. Institucional
      • 1.1. Estrutura Organizacional (organograma)
      • 1.2. Competências
      • 1.3. Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • 1.4. ´Principais Cargos e Respectivos Ocupantes ("Quem é quem")
      • 1.5. Perfil Profissional
      • 1.6. Horário de Atendimento
      • 1.7. Atos Normativos
      • 1.8 Histórico Institucional
      • Regimento Interno
    • 2. Ações e Programas
      • 2.1. Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • 2.2 Carta de Serviços
      • 2.3. Concessões de Recurso Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • 2.4 Governança
      • 2.5 Unidades Responsáveis
      • Apoio a Projetos
    • 3. Participação Social
      • 3.1 Ouvidoria
      • 3.2 Audiências e Consultas Públicas
      • 3.3 Conselhos e Órgãos Colegiados
      • 3.4. Conferências
      • 3.5. Editais de Chamamento Público
      • 3.6. Outras Ações
    • 4. Auditorias
      • 4.1. Prestação de Contas
      • 4.2 Rol de Responsáveis
      • 4.3. Relatórios da CGU
      • 4.4. Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • 4.5. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • 4.6. Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Balanço Geral da União
      • Exercício 2024
    • 5. Convênio e Transferências
      • 5.1 Repasses e Transparências de Recursos Financeiros
    • 6. Receitas e Despesas
      • 6.1 Receita Pública
      • 6.2 Quadro de Execução de Despesas por Unidade Orçamentária
      • 6.3 Despesas com Diárias e Passagens
      • 6.4 Notas Fiscais Eletrônicas
    • 7. Licitações e Contratos
      • 7.1. Licitações
      • 7.2. Contratos e Outras Avenças
    • 8. Servidores (ou Empregados Públicos)
      • 8.1. Dados dos Servidores
      • 8.2. Aposentados e Pensionistas
      • 8.3 Concursos Públicos
      • 8.4. Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • 8.5. Despesas com Ações de Desenvolvimento de Servidores
      • 8.6. Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Quantitativo de cargos e funções do MMA
      • Lista de Servidores do MMA
      • Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho no MMA
    • 9. Informações Classificadas
    • 10. Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • 10.1. Autoridade de monitoramento
      • 10.2. Painel LAI
      • 10.3. Fluxogramas
      • 10.4. Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
      • 10.5. Relatórios Estatísticos
    • 11. Perguntas Frequentes
      • Gabinete da Ministra
      • Consultoria Jurídica
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      • Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama)
      • Qualidade Ambiental e Meio Ambiente Urbano
      • Mudança do Clima
    • 12. Dados Abertos
      • 12.1. Planos de Dados Abertos (PDA) Vigente e Anteriores, Bem como Comunicados de Eventuais Alterações em seus Conteúdos
      • 12.2 Disponibilização das Bases de Dados Programadas para Abertura no PDA do Órgão
      • 12.3. Relatório Anual de Execução do PDA
    • 13. Sanções Administrativas
    • 14. Ferramentas e Aspectos Tecnológicos dos Sites Institucionais
      • 14.1. Ferramenta de Pesquisa
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      • Departamento de Gestão de Fundos e de Recursos Externos
      • Departamento de Educação Ambiental e Cidadania
      • Departamento de Apoio ao Conama e ao Sisnama
      • Departamento de Políticas de Avaliação de Impacto Ambiental
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      • Conselho de Gestão do Patrimônio Genético - CGen
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