Notícias
MESTRADO PROFISSIONAL
Palestra sobre os limites da cultura brasileira dá início ao novo módulo do Mestrado Profissional do Iphan
Foto: Ana Carla Pereira/Iphan
No dia 1º de setembro, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Rio de Janeiro, recebeu a palestra “Os limites da ideia de cultura brasileira”, com o professor Lucas Amaral de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento abriu oficialmente as aulas do módulo do Mestrado Profissional do Iphan e também foi transmitido ao vivo pelo YouTube. Confira a gravação neste link.
A atividade foi organizada pelo Centro Lucio Costa (CLC), unidade especial do Instituto, e fez parte do projeto de pesquisa “Patrimônio em Prática”, que busca incentivar reflexões sobre como teoria e prática se relacionam no trabalho com o patrimônio cultural. A proposta é destacar como valores sociais e políticos influenciam diretamente as decisões técnicas nesse campo.
Na palestra, Lucas Amaral fez uma análise crítica das narrativas que tentam definir o que é a “cultura brasileira”. Segundo ele, essas ideias muitas vezes se baseiam na noção de “formação”, um conceito comum em estudos sobre identidade nacional, que tende a esconder desigualdades e violências históricas presentes nesse processo.
Como contraponto, o professor propôs a ideia de “deformação” como uma ferramenta para questionar essas visões idealizadas. Para ele, é preciso enxergar os conflitos, os silêncios e as exclusões que também fazem parte da construção da identidade nacional. Essa abordagem ajuda a ampliar o entendimento sobre o patrimônio cultural, reconhecendo seu caráter político e sua ligação com disputas sociais.
Na ocasião, a diretora do CLC, Claudia Baeta Leal, ressaltou a importância de refletir sobre o significado do programa de pós-graduação em uma instituição pública cujo foco não está apenas em pesquisa e extensão. “Isso constitui um compromisso ético e estratégico de difusão e circulação do conhecimento produzido por agentes públicos. Não se trata de concorrer com a universidade, mas de valorizar outros espaços”, concluiu a diretora.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br