Notícias
ENTREGA
Iphan conclui segunda etapa de restauração do Parque Cemitério Nossa Senhora da Soledade, em Belém
Foto: Iphan PA
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concluiu a segunda etapa de restauração do Parque Cemitério Nossa Senhora da Soledade, em Belém (PA). Tombado em 1964, o espaço é reconhecido como o primeiro cemitério histórico protegido pelo Iphan, destacando-se tanto por seu paisagismo quanto pela importância cultural e arquitetônica de seus monumentos fúnebres. A cerimônia de entrega da restauração foi no sábado (30/08).
Localizado no centro urbano da capital, o Soledade é considerado um verdadeiro “museu a céu aberto”. Seus mausoléus e sepulturas revelam linguagens arquitetônicas que remetem a um período de apogeu econômico e cultural do Pará, além de abrigar a memória de personalidades e episódios que marcaram a história do Estado. É também o único espaço tombado como jardim histórico no conjunto de bens protegidos pelo Iphan no Pará.
Com investimento de R$ 7 milhões do Governo Federal, a segunda fase da restauração contemplou a estabilização, consolidação e restauração de 158 sepulturas, além da recuperação do campanário da capela. Também foram realizadas prospecções pictóricas na própria capela, ou seja, análise no restauro e preservação de bens culturais para identificar a composição e as camadas de pintura originais.
A execução da obra foi viabilizada por meio de um Termo de Execução Descentralizado (TED) firmado entre o Iphan e a Universidade Federal do Pará (UFPA), que mobilizou o Laboratório de Conservação e Restauro da instituição. O trabalho foi executado respeitando a autenticidade e a integridade do patrimônio e buscando não apenas recuperar a materialidade do bem, mas também garantir sua reinserção na vida social da cidade.
“O Soledade deve ser pensado como um evento dinâmico e não apenas como espaço físico. Visitar um bem histórico significa assimilar a história que ele revela no estar e vivenciá-lo. É imprescindível o zelo por sua limpeza, a manutenção constante e o diálogo com a comunidade, de modo a estimular parcerias e práticas culturais, sociais e educativas”, reforçou Sarquis. A expectativa é que a preservação do cemitério fortaleça o turismo cultural em Belém e valorize ainda mais o centro histórico da capital paraense, aproximando a população de sua memória e identidade.
Semana do Patrimônio
A cerimônia de entrega da restauração do Cemitério Nossa Senhora da Soledade faz parte da programação da Semana do Patrimônio do Iphan. Além do evento, haverá visita guiada à embarcação encontrada no Parque Linear da Doca; roteiro Geoturístico no Centro Histórico, com caminhada pelos principais patrimônios de Belém. E, na semana passada, houve ações de educação patrimonial e a mesa redonda: “A cidade da COP30 e o patrimônio cultural: o que, como e para quem?”.
Mais informações
Assessoria de comunicação - comunicacao@iphan.gov.br
Mariana Alvarenga - mariana.alvarenga@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/Iphangov
www.x.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.youtube.com/IphanGovBr