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      • Visita Preparatória para Educadores acontecerá dia 31 de julho
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Perguntas Frequentes - Edital Arqueologia Viva

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Publicado em 27/05/2025 13h26 Atualizado em 30/05/2025 11h29
    • 1. O que é o Edital Arqueologia Viva?

      O Edital Arqueologia Viva é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por meio do Centro Nacional de Arqueologia (CNA), para selecionar propostas de organizações da sociedade civil (OSCs) que desenvolvam ações voltadas à socialização do patrimônio arqueológico brasileiro.

      Os projetos selecionados receberão apoio financeiro para realizar atividades como exposições, oficinas, publicações, roteiros turísticos, materiais educativos, eventos, entre outros.

    • 2. Quem pode participar do edital Arqueologia Viva?

      Podem participar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) legalmente constituídas, sem fins lucrativos, que atuem comprovadamente nas áreas de preservação, valorização, educação, pesquisa ou socialização do patrimônio cultural, especialmente arqueológico, conforme a Lei nº 13.019/2014. Não poderão participar: pessoas físicas, entidades com fins lucrativos, inadimplentes ou impedidas legalmente.

    • 3. Quais são as linhas temáticas contempladas pelo edital?

      O edital contempla três linhas temáticas:

      • Linha 1: Gestão e Difusão do Patrimônio Arqueológico.
      • Linha 2: Turismo Arqueológico.
      • Linha 3: Economia do Patrimônio.
    • 4. Quantas propostas poderão ser selecionadas?

      Serão selecionadas até 15 propostas, sendo até 5 por linha temática. O edital exige que ao menos uma proposta de cada linha seja contemplada.

    • 5. Qual é o valor máximo por proposta?

      Não há valor fixo por proposta; o montante solicitado deve ser compatível com a complexidade do projeto. A celebração dos instrumentos de parceria está condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira, à ordem de classificação das propostas, ao interesse público e à conveniência administrativa.

    • 6. Quais tipos de despesas são permitidas?

      São permitidas despesas com:

      • Contratações e serviços de terceiros;
      • Aquisição de bens permanentes e materiais de consumo;
      • Contratação de obra e execução de ações para implantação, manutenção ou modernização de espaços destinados à socialização de acervos e sítios arqueológicos, incluindo a contratação de projetos arquitetónicos e de engenharia, para fins de contratação integrada.
      • Produção cultural e editorial;
      • Capacitação e educação patrimonial;
      • Digitalização e modelagem 3D;
      • Comercialização e difusão de produtos culturais.
    • 7. Quais os critérios de seleção das propostas?

      As propostas serão avaliadas com base nos seguintes critérios:

      • Qualidade técnica: Clareza e coerência entre os objetivos, metodologias e ações propostas;
      • Sustentabilidade e impacto: Potencial da proposta para garantir a preservação do patrimônio arqueológico a longo prazo;
      • Viabilidade e exequibilidade: Compatibilidade entre o escopo do projeto, o orçamento e o prazo de execução;
      • Relevância cultural e social: Benefícios do projeto para comunidades locais e públicos interessados;
      • Inovação: Aplicação de novas metodologias e tecnologias para aprimorar a gestão do patrimônio arqueológico;
      • Otimização de recursos: Relação custo-benefício da proposta. Cada critério será pontuado de 0 a 10. A pontuação mínima total para aprovação é 30 pontos, com no mínimo 5 pontos por critério.
    • 8. Haverá pontuação adicional?

      Sim. Propostas que envolvam Regiões Norte ou Nordeste, povos indígenas, comunidades de matriz africana ou comunidades tradicionais recebem 3 pontos adicionais.

    • 9. Como deve ser composta a equipe técnica de execução da proposta?

      A equipe deve conter profissionais com formação e experiência compatíveis com as atividades previstas. Os currículos devem ser acompanhados de atestados de capacidade técnica, conforme os perfis descritos no item 7.4 do edital.

    • 10. É obrigatório incluir representantes comunitários nas propostas?

      As ações desenvolvidas com indígenas, povos e comunidades tradicionais devem contar com a participação de seus representantes. Nesses casos, é exigida a Declaração de Anuência da Comunidade (Anexo VIII) e a previsão de remuneração dos representantes comunitários no plano de trabalho.

    • 11. As propostas não selecionadas poderão ser aproveitadas futuramente?

      Sim. As propostas classificadas e não selecionadas poderão compor um banco de projetos e poderão ser convocadas caso haja desistência, rescisão ou outras fontes de recursos que possibilitem executá-las.

    • 12. Onde e como as propostas devem ser enviadas?

      As propostas devem ser enviadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico cujo link será disponibilizado no site do IPHAN durante o período de inscrição: de 02/06/2025 a 02/07/2025.

    • 13. Minha organização pode enviar mais de uma proposta?

      Cada instituição proponente poderá apresentar, no máximo, uma proposta para cada uma das linhas temáticas. Caso o proponente apresente mais de uma proposta dentro do prazo, será considerada apenas a última proposta enviada para análise no sistema, com eliminação automática das propostas anteriores.

    • 14. Quais documentos devem ser apresentados no ato da inscrição?

      Além do preenchimento do formulário digital, requerentes devem anexar os seguintes documentos:

      • Plano de Trabalho (Anexo II);
      • Planilha de Custos (Anexo III);
      • Currículo da equipe com comprovação técnica;
      • Declarações e autorizações exigidas (Anexos IV a VI);
      • Portfólio da instituição.
    • 15. O que acontece após a seleção da proposta?

      Após a divulgação do resultado preliminar da seleção:

      1. Será aberto o prazo para recurso;
      2. Após o resultado definitivo, as OSCs classificadas deverão enviar documentação para habilitação jurídica;
      3. Com a habilitação aprovada, o IPHAN publicará a homologação final;
      4. Em seguida, será realizada a assinatura do Termo de Execução Cultural e o início da execução do projeto.
    • 16. Como saberei se minha proposta foi aprovada?

      Os resultados serão divulgados no site oficial do IPHAN e também enviados por e-mail aos proponentes. As etapas de seleção incluem resultado preliminar, período de recursos e resultado final homologado.

    • 17. Quais são as principais etapas do processo seletivo?
      1. Publicação do Edital - Divulgação oficial no portal do IPHAN e início do chamamento público (02/06/2025);
      2. Inscrição e Envio das Propostas - Envio eletrônico das propostas pelas OSCs, por meio de formulário on-line (02/06 a 02/07/2025);
      3. Análise e Seleção das Propostas - Avaliação técnica pela Comissão de Seleção, com base nos critérios estabelecidos (03/07 a 17/07/2025); 
      4. Resultado Preliminar da Seleção - Publicação do resultado preliminar das propostas classificadas (21/07/2025);
      5. Interposição de Recursos (Seleção) - Período para contestação do resultado preliminar (21/07 a 24/07/2025);
      6. Julgamento dos Recursos e Resultado Final da Seleção - Análise dos recursos e publicação do resultado definitivo (Até 08/08/2025);
      7. Fase de Habilitação - Envio de documentos de regularidade jurídica, fiscal e técnica pelas OSCs selecionadas (08/08 a 15/08/2025);
      8. Análise dos Documentos e Resultado Final da Habilitação - Verificação da documentação e divulgação da habilitação final (Até 22/09/2025); 
      9. Assinatura do Termo de Execução Cultural - Celebração da parceria entre IPHAN e OSC (Até 12 dias após a convocação);
      10. Execução do Projeto e Acompanhamento - Início da execução das ações com acompanhamento técnico do IPHAN (Vigência: 12 a 18 meses).
    • 18. O que é um Termo de Execução Cultural?

      É um instrumento de parceria utilizado entre o poder público e organizações da sociedade civil, previsto na Lei nº 14.903/2024. Ele permite a transferência de recursos públicos para finalidades culturais, com regras simplificadas, prestação de contas orientada por resultados e maior autonomia para os proponentes.

    • 19. Como eu receberei os recursos financeiros, se minha proposta for selecionada?

      Após a seleção e habilitação da proposta, a Organização da Sociedade Civil (OSC) será convocada para assinar o Termo de Execução Cultural, que formaliza a parceria com o IPHAN. A liberação dos recursos ocorrerá somente após a assinatura deste termo.

      Os recursos serão transferidos para uma conta bancária específica, que deverá ser aberta pela OSC em instituição financeira pública (preferencialmente isenta de tarifas) ou, alternativamente, em instituição financeira privada. O repasse poderá ocorrer em parcela única ou em parcelas, conforme o cronograma de desembolso definido no termo e de acordo com as metas do plano de trabalho aprovado. A utilização dos recursos deverá seguir rigorosamente o plano aprovado e a legislação vigente, com total atenção à legalidade, transparência e à prestação de contas.

    • 20. Qual é o prazo para execução dos projetos?

      Os projetos selecionados terão prazo de até 18 meses para serem executados, contados a partir da assinatura do Termo de Execução Cultural.

    • 21. Como serão acompanhadas as parcerias?

      A execução será acompanhada pelo CNA/IPHAN, por meio da Coordenação de Socialização e Conservação - COSOC, com apoio das superintendências do Iphan. Relatórios e produtos deverão ser aprovados previamente pelo IPHAN.

    • 22. Onde encontrar mais informações ou tirar dúvidas?

      As informações estarão disponíveis no site do IPHAN: https://www.gov.br/iphan/ptbr/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/edital-arqueologia-viva As dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail institucional arqueologiaviva@iphan.gov.br.

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      • 70 anos da Carta do Folclore Brasileiro: chamamento público de artigos
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      • Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular
      • CNFCP realiza mostra “Sala do Artista Popular: aqui tem patrimônio”
      • Museu de Folclore Edison Carneiro apresenta a exposição de longa duração "Os objetos e suas narrativas"
      • Publicações do CNFCP para doação
      • Visita Preparatória para Educadores
      • Visitas Conversadas
      • Celebrar o Agora: 65 anos do CNFCP e 40 anos da SAP
      • Ver a Rua, Ser a Cidade - Roteiro de Arte Urbana com Airá OCrespo e Roteiros Geográficos do Rio
      • Oficina Artística com Recicláveis
      • Exposição SAP "Mundos Oníricos: Família Antônio de Dedé"
      • Oficinas artísticas com o artista Willi de Carvalho
      • Inscrições abertas para o Concurso Sílvio Romero de Monografias 2023
      • Programa incentiva pesquisa no Acervo do CNFCP
      • Parcerias do CNFCP/IPHAN com Universidades promovem a cultura popular
      • Oficina do Bebê Abayomi
      • Roteiro de Arte Urbana: nova edição na Primavera de Museus
      • Mostra sobre bonecas de Sergipe vai até 12 de novembro
      • Um Dedo de Prosa: Saberes e fazeres quilombolas do Maciço da Pedra Branca
      • A Sala do Artista Popular faz exposição sobre Quilombos da Zona Oeste carioca
      • Prêmio Silvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular 2023
      • Oficina do Bebê Abayomi
      • Chamada Pública
      • Aviso sobre fechamento de espaços de exposição
      • Mundo Ment
      • Roteiro de Arte Urbana: 3ª edição no Mês do Grafite
      • RUADENTRO - Ocupação de Graffiti na Sala do Artista Popular
      • Sala do Artista Popular recebe arte indígena Baniwa
      • Os sinos da liberdade sobre as cidades da escravidão - Curso Livre
      • Um Dedo de Prosa: o Graffiti e os Museus
      • CNFCP promove Visita Preparatória para Educadores
      • Lançamento on-line do filme Choro
      • CNFCP e Quilombo Ferreira Diniz realizam Cinema no quilombo
      • Contação de histórias Baniwa no CNFCP
      • Visitas conversadas na Semana Nacional de Museus
      • Oficina do Bebê Abayomi acontece no CNFCP
      • A arte da cerâmica Xakriabá é a nova exposição SAP
      • Roteiro de Arte Urbana “Ver a Rua, Ser a Cidade" comemora Semana Mundial do Meio Ambiente
      • Ingresso roteiro de arte urbana
      • Cooperação técnica-científica entre CNFCP/Iphan e Nugep/Unirio
      • Curso Acondicionamento para Arquivos Fotográficos
      • Nova Visita Preparatória para Educadores no dia 19 de junho
      • Abertas as inscrições para o Concurso Sílvio Romero 2024
      • Exposição “Nóis morre, as coisa fica”: artes populares no Brasil celebra 40 anos da SAP
      • Inscrições abertas para o Prêmio Mário de Andrade
      • Um Dedo de Prosa com os vencedores do Prêmio Sílvio Romero 2023
      • O Concurso Sílvio Romero faz homenagem a Mestra Noemisa
      • Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas
      • Concurso Silvio Romero - histórico
      • Visita Preparatória para Educadores acontecerá dia 31 de julho
      • CNFCP promove Roda de Conversa Patrimonialização de acervos: perspectivas contemporâneas
      • CNFCP prorroga inscrições para seleção de bolsistas
      • CNFCP promove o Encontro Na Gira do Tempo, evento que celebra seus 65 anos
      • A Sala do Artista Popular apresenta Aberaldo e o rio: esculturas da Ilha do Ferro
      • Concursos do CNFCP têm número recorde de inscritos
      • Na Gira do Tempo tem Mercado Brasil de Artesanato Tradicional
      • Exposição de fotografias etnográficas abre o Encontro Na Gira do Tempo
      • Encontro Na Gira do Tempo movimenta o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular em grande celebração
      • Nova Visita Preparatória para Educadoras e Educadores está marcada para 25/09
      • Notícia
      • Roteiro de Arte Urbana integra a Primavera dos Museus 2024
      • CNFCP promove Encontro de Educação, Folclore e Culturas Populares
      • Exposição da Sala do Artista Popular traz Mulheres na Xilogravura
      • Exposição de fotografias etnográficas ocupa a Galeria do 3o. andar do CFNCP
      • CNFCP divulga novo cronograma da seleção de bolsistas para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico
      • Prêmio Mário de Andrade: novo cronograma
      • Seleção de bolsistas para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico: resultado final
      • Matrizes Tradicionais do Forró no estado do Rio de Janeiro são tema de encontros virtuais
      • Fechamento temporário do CNFCP
      • Oficina do Bebê Abayomi tem nova data
      • Centro Nacional de Folclore realiza Oficina de Capoeira Angola para Crianças
      • Divulgado o Resultado Preliminar do Concurso Sílvio Romero
      • Última SAP do ano reúne peças do Mercado Brasil de Artesanato Tradicional
      • Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró no RJ é tema de encontro em Aldeia Velha (RJ)
      • Espaços de visitação fechados por falta de água
      • Divulgado o resultado final do Concurso Sílvio Romero 2024
      • Divulgado o Resultado Preliminar do Prêmio Mário de Andrade 2024
      • Centro Nacional de Folclore realiza Visita Conversada à exposição “Nóis morre, as coisa fica”
      • Mapeamento das Matrizes do Forró no Rio de Janeiro tem novo encontro virtual
      • Resultado Final do Prêmio Mário de Andrade 2024 é divulgado
      • Prorrogado o prazo de inscrições para o Concurso Sílvio Romero
      • Encontro do Mapeamento das Matrizes do Forró debate os Festivais
      • Centro Nacional de Folclore inaugura primeira exposição de 2025
      • Centro Nacional de Folclore realiza a primeira Visita Preparatória de 2025
      • O Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró do Rio de Janeiro abre alas para o carnaval
      • Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró no Estado do Rio de Janeiro: nova edição dos encontros virtuais debate presença feminina nos forrós
      • Visita Preparatória para Educadoras e Educadores: edição de abril
      • Bonecas que contam histórias Saberes das mulheres do Quilombo São José da Serra
      • Visita Preparatória apresenta conteúdos de ensino sobre folclore e cultura popular
      • Oficina de bonecas com artesãs do Quilombo São José da Serra - AVISO DE ADIAMENTO
      • Arquivo
      • Concurso Sílvio Romero de Monografias 2025: inscrições até domingo, 27 de julho
      • Exposição apresenta panorama da etnia Maxakali na Sala do Artista Popular/CNFCP
      • Exposição Maxakali e pré-estreia de filme emocionam público no CNFCP/Iphan
      • CNFCP realiza nova edição da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • exposição de longa duração Os objetos e suas narrativas
      • Visita conversada na exposição “Os objetos e suas narrativas” convida público a novas leituras da cultura popular com o João Carlos Artigos
      • Divulgada lista de inscrições homologadas no Concurso Sílvio Romero de Monografias 2025
      • Oficina de Bonecas de Palha de Milho e Bucha Vegetal ganha nova data e integra celebração do Dia do Patrimônio
      • Visita conversada com João Carlos Artigos celebra o Mês do Patrimônio no CNFCP
      • Visita conversada com Adiel Luna abre programação do Mês do Patrimônio no CNFCP
      • CNFCP promove edição de agosto da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • Encontro em Paraty reúne forrozeiros e forrozeiras da Costa Verde no dia 25 de agosto
      • Roda de conversa discute arquivos, territórios e direito à memória
      • CNFCP anuncia edição de setembro da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • Biblioteca Amadeu Amaral reabre com lançamento de livro e espetáculo
      • Oficina “Abayomi com Seis Nós” será realizada no CNFCP no dia 20 de setembro
      • Roteiro de Arte Urbana: "Ver a Rua, Ser a Cidade" volta em nova edição
      • Exposição apresenta fotografias vencedoras do Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas 2024
      • O universo lúdico e inventivo de Deneir Martins
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