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Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
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    • Quinta Diretoria
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Alteração ou cancelamento

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Publicado em 09/11/2020 10h29 Atualizado em 21/12/2023 12h37
  • Alteração de AFE ou de AE
    • 1. Quais as situações em que farmácias e drogarias devem peticionar alteração de AFE ou de AE?

      Todas as farmácias e drogarias que sofreram alterações nos itens abaixo devem peticionar alteração de AFE ou de AE:

      • Representante legal;
      • Responsável técnico;
      • Razão social (nome fiscal da empresa);
      • Endereço (localização do estabelecimento);
      • Redução ou ampliação de atividades (exemplo: ampliação de atividades de drogaria para farmácia de manipulação).
    • 2. Como solicitar a alteração de uma AFE ou de uma AE?
      A solicitação de alteração e AFE ou de alteração de AE deve ser efetuada pela empresa interessada por meio do Sistema de Peticionamento da Anvisa, seguindo os passos abaixo:
       

      1º PASSO - CADASTRAMENTO

      O Cadastramento de Empresa é o primeiro passo para se ter acesso ao Sistema de Peticionamento e deve ser utilizado para cadastrar empresas privadas que fornecem produtos ou serviços regulados pela Anvisa e para cadastrar os usuários com vínculo de representação com essas empresas.

       2º PASSO – ALTERAÇÃO DO PORTE DE EMPRESA (opcional)

      Em seguida, as empresas devem promover a alteração, se necessário, do Porte da Empresa, que irá determinar o valor das taxas a serem pagas pelo interessado.

       3º PASSO - PETICIONAMENTO

      Antes de acessar o Sistema de Peticionamento é recomendável que o interessado identifique o Código de Assunto relacionado à sua petição, pois é a partir desse código que toda a transação do pedido irá se desenvolver.

      Durante o processo, o interessado será guiado para o tipo de peticionamento do Código de Assunto escolhido.

       4º PASSO – TAXAS

      Ao final do processo de peticionamento será gerada a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária (TFVS) relacionada ao assunto escolhido. O valor da taxa é determinado pela Portaria Interministerial nº 701, de 31 de agosto de 2015.

       5º PASSO – PROTOCOLO

      Após a confirmação de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), o sistema irá gerar um Protocolo On-line, confirmando o peticionamento realizado. O protocolo on-line é enviado em até 48 horas após o pagamento da GRU.

       6º PASSO – ACOMPANHAMENTO

      Após a protocolização do pedido, o interessado poderá acompanhar o andamento de seu pedido, por meio do sistema de Consultas da Anvisa. 

    • 3.Quais os documentos necessários para instrução processual do pedido de alteração de AFE?

      As petições de concessão e alteração de AFE devem ser instruídas com os seguintes documentos:

      • Guia de Recolhimento da União relativa à Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária (TFVS) acompanhada do respectivo comprovante de pagamento ou GRU isenta, quando for o caso; 

      • Formulários de petição devidamente preenchidos;

      • Declaração conforme Anexo I da RDC nº 275/2019.

      Para os casos de cancelamento de Autorização de Funcionamento (AFE) , além dos documentos previstos nos incisos I e II, o estabelecimento deve apresentar justificativa concisa sobre a solicitação.

      A atualização cadastral deve ser protocolada pela empresa em até 30 (trintas) dias após a emissão da licença.

    • 4. Quais os documentos necessários para instrução processual do pedido de alteração de AE?

      Para as petições de alteração, exceto a alteração do responsável técnico, o documento de instrução é a licença sanitária ou o relatório de inspeção, ambos emitidos pelo órgão sanitário competente.

      Para alteração de responsável técnico, o documento de instrução poderá ser a licença sanitária vigente, emitida pelo órgão sanitário competente, desde que contenha os dados do novo responsável. 

    • 5. Como acompanhar o andamento da minha solicitação na Anvisa?

      Após a protocolização do pedido, o interessado poderá acompanhar o andamento de seu pedido, por meio do sistema de Consultas da Anvisa. 

       

    • 6. Qual a forma de publicação da alteração de Autorização de Funcionamento ou da Autorização Especial pela Anvisa?

      A publicação de alteração é feita no Diário Oficial da União (DOU) e é suficiente para comprovar a concessão dada pela Anvisa, dispensando a emissão posterior de quaisquer documentos que impliquem na repetição do ato, tais como certidões, declarações, entre outros. 

  • Cancelamento de AFE ou de AE
    • 1. Quando deve ser peticionado um cancelamento de Autorização de Funcionamento (AFE) ou de Autorização Especial (AE) de farmácias e drogarias?

      O cancelamento da AFE ou da AE a pedido da empresa ou estabelecimento deve ser peticionado nos seguintes casos:

      I – encerramento de atividades;

      II - encerramento de atividades com substâncias sujeitas a controle especial ou com os medicamentos que as contenham, bem como com as plantas que podem originar tais substâncias.

      O cancelamento da AFE  ou da AE não afasta a responsabilidade da empresa ou estabelecimento pelos produtos que ainda estiverem no mercado.

      Atenção: a Anvisa pode, a qualquer momento, obedecido o devido processo legal, cancelar a AFE  ou a AE das empresas ou estabelecimentos caso ocorram fatos que justifiquem tal medida.

    • 2. Como deve ser feita a solicitação de cancelamento de AFE ou de AE para farmácias e drogarias?

      O cancelamento de AFE ou AE deve ser realizado por meio do Sistema de Peticionamento da Anvisa, seguindo os passos abaixo:

      1º PASSO - CADASTRAMENTO

      O Cadastramento de Empresa é o primeiro passo para se ter acesso ao Sistema de Peticionamento e deve ser utilizado para cadastrar empresas privadas que fornecem produtos ou serviços regulados pela Anvisa e para cadastrar os usuários com vínculo de representação com essas empresas.

       2º PASSO – ALTERAÇÃO DO PORTE DE EMPRESA (opcional)

      Em seguida, as empresas devem promover a alteração, se necessário, do Porte da Empresa, que irá determinar o valor das taxas a serem pagas pelo interessado.

       3º PASSO - PETICIONAMENTO

      Antes de acessar o Sistema de Peticionamento é recomendável que o interessado identifique o Código de Assunto relacionado à sua petição, pois é a partir desse código que toda a transação do pedido irá se desenvolver.

      Durante o processo, o interessado será guiado para o tipo de peticionamento do Código de Assunto escolhido.

       4º PASSO – TAXAS

      Ao final do processo de peticionamento será gerada a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária (TFVS) relacionada ao assunto escolhido. O valor da taxa é determinado pela Portaria Interministerial nº 701, de 31 de agosto de 2015.

       5º PASSO – PROTOCOLO

      Após a finalização do peticionamento eletrônico, o sistema irá gerar um Protocolo On-line, confirmando o peticionamento realizado. 

       6º PASSO – ACOMPANHAMENTO

      Após a protocolização do pedido, o interessado poderá acompanhar o andamento de seu pedido, por meio do sistema de Consultas da Anvisa. 

    • 3. Como acompanhar o andamento da minha solicitação na Anvisa?

      Após a protocolização do pedido, o interessado poderá acompanhar o andamento de seu pedido, por meio do sistema de Consultas da Anvisa. 

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      • Gerência-Geral de Toxicologia (GGTOX)
      • Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS)
      • Gerência-Geral de Registro e Fiscalização de Produtos Fumígenos, derivados ou não do Tabaco (GGTAB)
      • Gerência-Geral de Cosméticos e Saneantes (GGCOS)
      • Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES)
    • Quarta Diretoria
      • Coordenação de Atuação Administrativa e Julgamento das Infrações Sanitárias (Cajis)
      • Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas)
      • Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS)
    • Quinta Diretoria
      • Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON)
      • Gerência de Produtos Controlados (GPCON)
      • Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GGPAF)
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