Notícias
NOTA DE PESAR
Iphan presta homenagem a Mãe Carmen de Oxaguian (1926 – 2025)
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem a público prestar homenagem à memória de Mãe Carmen de Oxaguian, yalorixá e guardiã do Terreiro do Gantois, templo religioso tombado em nível federal. Nascida Carmen Oliveira da Silva, mãe Carmen faleceu no último dia 26 de dezembro.
Filha de Mãe Menininha do Gantois, Mãe Carmen foi uma das mais importantes lideranças do candomblé brasileiro. Assumiu a condução do Terreiro do Gantois em 2002, dedicando sua vida à preservação das tradições de matriz africana, à defesa da liberdade religiosa e ao enfrentamento do racismo, tornando-se referência nacional na proteção do patrimônio cultural afro-brasileiro.
Sua trajetória foi marcada pelo compromisso com a ancestralidade, pela resistência cultural e pela promoção de ações socioeducativas, além do reconhecimento por diversas instituições públicas e culturais. Recebeu a Medalha da Diversidade Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), também conhecida como Medalha dos Cinco Continentes, e a Comenda Maria Quitéria, concedida pela cidade de Salvador.
Por tudo isso, o Iphan reforça sua solidariedade aos familiares, à comunidade do Terreiro do Gantois e a todas as pessoas e instituições que foram tocadas por sua história, ensinamentos e legado inestimável para a cultura brasileira.