Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente
O que é a Cultura de Segurança do Paciente?
A Cultura de Segurança do Paciente é o conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que determinam o compromisso de uma organização com a gestão da saúde e a segurança do cuidado.
Essa cultura busca substituir a culpa e a punição por um ambiente de aprendizado, no qual falhas são tratadas como oportunidades para aprimorar a assistência e proteger os pacientes.
Faz parte da cultura organizacional e é considerada um componente estrutural essencial dos serviços de saúde. Quando os profissionais compartilham valores e práticas seguras e demonstram confiança na segurança do cuidado, dizemos que o serviço possui uma cultura de segurança fortalecida.
O que é a Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente?
A Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente é conduzida pela Anvisa, em parceria com o Grupo de Pesquisa QualiSaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o uso do E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar.
Essa avaliação tem como principal objetivo diagnosticar e monitorar o nível de comprometimento dos hospitais brasileiros com a cultura de segurança do paciente.
Os resultados permitem:
- obter um diagnóstico organizacional da cultura de segurança;
- acompanhar a evolução da cultura ao longo do tempo;
- subsidiar o desenvolvimento de práticas mais seguras nos serviços de saúde.
Qual a importância da Avaliação da Cultura de Segurança?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todos os países e seus serviços de saúde realizem avaliações periódicas da cultura de segurança, utilizando questionários aplicados aos profissionais de saúde.
Essa prática contribui para a construção de sistemas de saúde de alta confiabilidade, capazes de proteger seus pacientes contra danos no cotidiano dos serviços.
Avaliar a cultura de segurança é uma ferramenta estratégica para:
- promover uma cultura de respeito, abertura e aprendizado;
- fortalecer a gestão hospitalar;
- qualificar o cuidado e a segurança do paciente;
- estimular a melhoria contínua nos serviços de saúde.
Está em consonância com o Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente 2021–2030, da OMS.
Por que os serviços devem participar?
Por meio da Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente, os serviços podem:
- identificar condições organizacionais que podem gerar riscos aos pacientes;
- diagnosticar o nível atual da cultura de segurança e os potenciais riscos;
- promover benchmarking interno e externo;
- acompanhar a evolução da cultura ao longo do tempo;
- planejar e implementar ações de melhoria contínua.
Avaliação da Cultura de Segurança do Paciente 2025 — Participe
Período de aplicação: 1 de agosto a 31 de dezembro de 2025
Duração recomendada: até 10 semanas (máximo de 3 meses - o sistema encerra automaticamente após esse período)
Importante: o E-Questionário encerra automaticamente a avaliação caso ultrapasse 3 meses após seu início.
A Anvisa promoverá webinares sobre o tema a partir de julho
Contamos com o engajamento de todos os serviços!
Vamos fortalecer a cultura de segurança do paciente dos Hospitais brasileiros e superar as metas previstas no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde 2021–2025.
E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar
Baixar o Manual do Usuário: 5 Passos para Avaliar e Melhorar a Cultura de Segurança do Paciente
Resultados das Avaliações Anteriores
Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente em Hospitais — 2023
Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente em Hospitais — 2021
Materiais de apoio
- Manual do E-Questionário revisado 2025
- Plano integrado para a gestão sanitária da segurança do paciente em serviços de saúde 2021-2025
- Plano de Ação Global da Segurança do Paciente (OMS 2021–2030)
- Vídeos: 5 Passos para Avaliar e Melhorar a Cultura de Segurança do Paciente