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Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
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Estrutura Organizacional de TIC na Anvisa

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Publicado em 29/03/2023 11h25 Atualizado em 18/10/2024 15h41

 Modelo de Governança de TIC na Anvisa

Modelo de Governança de TIC na Anvisa

COMITÊ DE GOVERNANÇA DIGITAL (CGD)

 A Portaria PT n.º 60, de 24 de janeiro de 2022, instituiu a Política de Governança Organizacional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo um marco importante para o fortalecimento de mecanismos, instâncias e práticas de governança na Agência. Entre as novidades implementadas pelo ato normativo está a criação do Comitê de Governança Digital (CGD) da Anvisa, em substituição ao Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Ceti).

O CGD é responsável pelo suporte e assessoramento à Diretoria Colegiada (Dicol) nas ações estratégicas relativas à tecnologia da informação, gestão e segurança da informação e governança digital no âmbito da Anvisa. O Comitê é responsável por avaliar e acompanhar o cumprimento das estratégias, das políticas, das diretrizes, das metas, das normas, dos planos e dos processos de TI.

A Portaria n.º 1.306, de 11 de outubro de 2024, designa os membros, titulares e suplentes, do CGD da Anvisa.

O Relatório de Atividades do CGD 2023 consolida as principais entregas do Comitê no ano de 2023 e o Plano de Trabalho do CGD 2024 previu o que seria feito em 2024.

GERÊNCIA-GERAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GGTIN)

 Compete à Gerência-Geral da Tecnologia da Informação:

          I - assistir os comitês estratégicos e táticos com representação da Tecnologia da Informação;

          II - gerir:
                    a) as atividades de tecnologia da informação;
                    b) o Sistema de Informação em Vigilância Sanitária;
                    c) riscos de tecnologia da informação;
                    d) e otimizar o orçamento da Tecnologia da Informação; e
                    e) as aquisições de produtos e serviços de tecnologia da informação.

          III - coordenar as atividades de inovação tecnológica;

          IV - prover a transformação e a segurança digital;

          V - aprimorar a governança de tecnologia da informação; e

          VI - indicar gestor de segurança da informação.

Estrutura Organizacional da GGTIN

Estrutura GGTIN 3

GERÊNCIA-GERAL DE CONHECIMENTO, INOVAÇÃO E PESQUISA (GGCIP)

Compete à Gerência-Geral de Conhecimento, Inovação e Pesquisa:

         I - implantar estratégias, programas, projetos e ações de gestão do conhecimento;

         II - definir e gerir a execução da política de gestão da informação e de governança de dados da Anvisa;

         III - coordenar ações para implantação de proteção de dados;

         IV - gerir a política de atendimento ao público;

         V - fomentar:
                  a) a tomada de decisão regulatória baseada em dados;
                  b) estudos e pesquisas científicas no âmbito da Anvisa.

         VI - coordenar:
                  a) o Programa de Gestão da Inovação da Anvisa;
                  b) a gestão documental e a gestão da informação técnico-científica; e
                  c) a Comissão de Classificação de Documentos Sigilosos da Anvisa (CPADS).

         VII - apoiar as unidades organizacionais na instituição de acordos e parcerias para subsidiar a tomada de decisão nos processos regulatórios; e

      VIII - promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências com profissionais e entidades de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e entidades privadas, no País e no exterior.

Estrutura Organizacional da GGCIP

Estrutura GGCIP 3

Comitê Consultivo de Mudanças (CCM)

O Comitê Consultivo de Mudanças (CCM), também conhecido como Comitê de Controle de Mudanças (CCM), é um grupo criado em 2017 para avaliar, priorizar, agendar e autorizar mudanças nos serviços de TIC. É composto por representantes de todas as áreas dentro da TI e pode incluir representantes das unidades de negócio, a critério do Gerente de Mudanças.

O CCM se reúne semanalmente para tratar sobre todas as mudanças de serviços de TIC, futuras ou em andamento.

Os membros avaliam principalmente o risco de indisponibilidade de cada serviço a ser alterado, a fim de tentar mitigá-lo

Comissões de apoio

Comissão Gestora de Sistemas de Informação de Produtos e Serviços sujeitos à Vigilância Sanitária (CGVISA):

  • Portaria de Instituição
  • Portaria de Designação de Membros

 Comissão de Apoio Especializado ao uso do sistema LimeSurvey na Agência Nacional de Vigilância Sanitária:

  • Portaria de Instituição
  • Portaria de Designação de Membros
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      • Gerência-Geral de Gestão Administrativa e Financeira (GGGAF)
      • Gerência-Geral de Gestão de Pessoas (GGPES)
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      • Gerência-Geral de Conhecimento, Inovação e Pesquisa (GGCIP)
    • Segunda Diretoria
      • Gerência-Geral de Alimentos (GGALI)
      • Gerência-Geral de Medicamentos (GGMED)
      • Gerência-Geral de Produtos Biológicos, Radiofármacos, Sangue, Tecidos, Células, Órgãos e Produtos de Terapias Avançadas (GGBIO)
      • Coordenação de Pesquisa Clínica em Medicamentos e Produtos Biológicos (Copec)
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      • Gerência-Geral de Toxicologia (GGTOX)
      • Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS)
      • Gerência-Geral de Registro e Fiscalização de Produtos Fumígenos, derivados ou não do Tabaco (GGTAB)
      • Gerência-Geral de Cosméticos e Saneantes (GGCOS)
      • Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES)
    • Quarta Diretoria
      • Coordenação de Atuação Administrativa e Julgamento das Infrações Sanitárias (Cajis)
      • Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas)
      • Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS)
    • Quinta Diretoria
      • Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON)
      • Gerência de Produtos Controlados (GPCON)
      • Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GGPAF)
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