Pacto pela Sinergia entre as Convenções do Rio: Plano de Soluções Aceleradas
O Paisagens Sinérgicas para as Convenções do Rio - Plano de Aceleração de Soluções Climáticas é uma iniciativa liderada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil (MMA), por meio da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBIO), que busca fortalecer a cooperação internacional para a implementação integrada das Convenções do Rio — Clima (UNFCCC), Biodiversidade (CDB) e Desertificação (UNCCD) — em paisagens estratégicas de países tropicais e subtropicais.
A proposta reconhece que os desafios globais da mudança do clima, da perda de biodiversidade e da degradação dos solos são interdependentes e devem ser enfrentados de forma coordenada. Assim, o Plano propõe uma plataforma global de sinergia e cooperação Sul-Sul, com foco em paisagens de conectividade ecológica e sociobiocultural, onde políticas públicas e ações convergem para promover conservação, restauração e desenvolvimento sustentável.
Acelerar a implementação das metas globais de 2030, promovendo paisagens sinérgicas que integrem conservação, restauração, uso sustentável e bioeconomia, com ênfase em soluções baseadas na natureza como instrumento central de adaptação e mitigação climática.
O Plano é proposto inicialmente pelo Brasil, com convites à adesão já feitos a países e organizações especialmente da Amazônia, República Democrática do Congo e Indonésia, que juntos abrigam mais de 50% das florestas tropicais do planeta.
Também são convidados países lusófonos e nações com ecossistemas tropicais e savânicos, bem como membros do G20 e dos BRICS, interessados em apoiar financeiramente o alcance da meta 30x30 — de proteção de no mínimo 30% das metas até 2030 - prazo do GBF, da década para restauração (ONU) e das metas da UNCCD/ODS 15 - sejam cumpridas a partir dessas sinergias.
O Brasil convida os países a aderirem ao Plano de Aceleração de Soluções Climáticas, somando esforços para transformar as florestas tropicais e savanas do mundo em paisagens de cooperação, resiliência e prosperidade comum.
Juntos, podemos acelerar soluções que conectem a ação climática global à vida real das pessoas, garantindo um futuro equilibrado entre natureza, economia e sociedade.