Notícias
GESTÃO PÚBLICA
Prevenção e gestão de riscos em bens culturais é tema de seminário no Iphan
Foto: Iphan
A sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, recebeu nesta quinta-feira (30) o Seminário Prevenção e Gestão de Riscos em Bens Culturais. Em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o encontro teve como objetivo integrar as ações do Instituto e da organização internacional para o fortalecer as capacidades institucionais e técnicas de prevenção e gestão de riscos em bens culturais.
O evento foi concebido como um espaço de diálogo sobre ferramentas e estratégias voltadas à prevenção, mitigação e gestão de riscos em bens culturais, tema cada vez mais relevante diante dos desafios ambientais e sociais contemporâneos. Foram apresentados os resultados de levantamentos, consultorias e ações em desenvolvimento no âmbito da parceria entre Iphan e Unesco, com foco na construção de metodologias e no fortalecimento de capacidades técnicas para a conservação do patrimônio material.
Na abertura do seminário o Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam) do Iphan, Andrey Schlee, representou o presidente do Instituto, Leandro Grass, e destacou a importância do Projeto de Cooperação Internacional firmado com a Unesco que se encerra neste ano. “Ele talvez seja o exemplo de um dos mais longos projetos de cooperação, com dez seus anos de trajetória. A ideia de construir respostas para problemas que dizem respeito à gestão compartilhada de bens culturais segue muito atual, por isso a longevidade do projeto”, avaliou. “E com muita felicidade a gente vê algumas respostas muito concretas. O que temos experimentado do ponto de vista do processo de elaboração de normas é um exemplo clássico disso e, mais recentemente, tivemos a possibilidade de contar com consultores especializados que se dedicam a elaborar produtos que podem facilitar a gestão compartilhada do patrimônio cultural”, completou.
O evento contou também com autoridades como a oficial de Projetos do Setor de Cultura na Representação da Unesco no Brasil, Maria Virginia Casado, que lembrou que no campo do patrimônio cultural há uma trajetória amplamente reconhecida que envolve o Programa Monumenta, no qual o Iphan protagonizou ações referenciais. Já a coordenadora administrativa do Depam, Cátia Valéria Lazaria, fez um panorama de como funciona a gestão administrativa do projeto de cooperação no âmbito do Instituto.
Durante o seminário também foram apresentados os resultados do Censo da Conservação do Patrimônio Edificado, uma iniciativa da Coordenação-Geral de Conservação (CGCO/Depam) para subsidiar o trabalho em rede através da participação ativa dos servidores.
Confira a gravação do evento:
Mais informações:
Assessoria de Comunicação do Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Renato Paiva - renato.paiva@iphan.gov.br