Notícias
MONITORAMENTO
Treinamento sobre VigiMed reúne profissionais de saúde de São Paulo
A Anvisa e o Núcleo de Farmacovigilância do Centro de Vigilância Sanitária da Coordenadoria do Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CVS/CCD/SES/SP), em colaboração com Uppsala Monitoring Centre (UMC) e o Medical Dictionary for Regulatory Activities (MedDRA), realizaram em São Paulo, no dia 25 de março de 2025, das 8 às 12 horas, um treinamento sobre o VigiMed e MedDRA.
A abertura do treinamento contou com a participação da Diretora Adjunta Giselle Calais, da Quinta Diretoria, bem como da diretora do Centro de Vigilância Sanitária, Maria Cristina Megid. O evento enfatizou a importância das notificações em farmacovigilância para as ações regulatórias, em especial em relação à identificação de eventos adversos, notificação por meio do sistema VigiMed e relevância dos dicionários MedDRA e WHODrug. Houve a participação online e presencial de mais de 600 profissionais de saúde dos hospitais do Estado de São Paulo.
A gravação e os treinamentos estão disponíveis abaixo:
Vídeos
Apresentações:
- Treinamento Vigimed e MedDRA - Secretaria de Saúde de São Paulo
- Importância das notificações de eventos adversos em farmacovigilância - Anvisa
- Farmacovigilância no Brasil, o Programa Internacional de Monitoramento de Medicamentos da OMS, as diretrizes do ICH e a implementação do VigiMed - Uppsala Monitoring Centre
- Descomplicando o Vigimed - Anvisa
- Uso do MedDRA para registro e notificação de eventos adversos - MedDRA
Saiba mais
O VigiMed é o sistema da Anvisa que permite a notificação de suspeitas de eventos adversos relacionados a medicamentos e vacinas.
O MedDRA é um dicionário que padroniza os eventos adversos que são notificados no sistema VigiMed.
O WHODrug é um dicionário de medicamentos e vacinas de referência internacional, que dá suporte à implementação dos padrões de identificação de medicamentos.