Notícias
Celebração
Parabéns para todos nós! Hoje o SUS completa 35 anos
Há 35 anos, com a promulgação da Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, nascia o Sistema Único de Saúde, o nosso SUS, maior sistema universal de saúde de âmbito nacional do mundo e uma das maiores conquistas do povo brasileiro. Fruto de um amplo movimento social que reuniu iniciativas de diversos setores da sociedade no âmbito da redemocratização e da criação da constituição de 1988, o SUS se confunde com a história da democracia brasileira.
O SUS está presente no cotidiano de todos os brasileiros, agindo em todas as dimensões da saúde da população. Para tanto, conta com a atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O SUS está presente desde as visitas das equipes dos agentes comunitários de saúde até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população.
O SUS está presente quando o brasileiro compra ou consome seus alimentos, quando faz uma tatuagem, se embeleza, se diverte ou viaja.
O SUS se pauta pela ciência, pela tecnologia, pela inovação e pela produção de tecnologias de saúde.
O SUS está presente quando cada cidadão é vacinado. E como o SUS foi importante! O Brasil é agradecido e nunca vai nos esquecer.
Enfim, o SUS promove e protege a saúde dos brasileiros, com foco na qualidade de vida.
A Anvisa, criada em 1999, logo se firmou como um dos mais importantes órgãos do SUS e cooperou para que ele se tornasse referência internacional. A Agência foi criada porque, durante os anos 1990, houve no Brasil falsificação e contrabando de medicamentos, a tragédia do césio-137, altamente radioativo, em Goiânia (GO), a morte de pacientes de hemodiálise em Caruaru (PE), o óbito de idosos em um asilo do Rio de Janeiro, dentre outros problemas no sistema de saúde. Assim, a Anvisa foi a solução encontrada para regulamentar e registrar medicamentos e produtos, além de garantir segurança e qualidade aos serviços de saúde, sempre desenvolvendo ações estratégicas para prevenir riscos e proteger a saúde da população brasileira.
A Anvisa regula setores que representam mais de 20% do produto interno bruto (PIB) brasileiro, tais como as indústrias de alimentos, produtos para saúde, medicamentos, agrotóxicos, cosméticos, saneantes e tabaco.
A regulação inclui, ainda, os laboratórios analíticos, os serviços de saúde e a Farmacopeia Brasileira, além da vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, bem como produtos terapêuticos e procedimentos que envolvem sangue, tecidos, células, órgãos e terapias avançadas.
Nesses 35 anos de SUS, o compromisso de defender a saúde dos brasileiros continua. Agora, com profissionais corajosos, mais capacitados e cientes dos desafios a serem enfrentados, com uma população mais consciente de seu direito consolidado de acesso universal, equânime e integral à saúde. Que venham os próximos 35 anos! Estamos prontos.