Notícias
Parceria institucional
Anvisa e PNUD celebram 14 anos de cooperação técnica com entrega de relatório final do Projeto BRA/10/008
Na tarde da última terça-feira (3/6), a Anvisa recebeu de representantes do PNUD Brasil, em reunião realizada na sede da Agência, em Brasília, o relatório final do Projeto BRA/10/008 – Estruturação do Sistema de Vigilância e Monitoramento de Produtos para a Saúde. O projeto é fruto de 14 anos de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.
Intitulado “Cooperação Técnica PNUD e Anvisa 2010-2024: Construindo redes de inovação em saúde por um desenvolvimento inclusivo e sustentável”, o relatório consolida as principais entregas do projeto e marca também as comemorações pelos 25 anos da Anvisa.
A reunião contou com a presença do representante residente do PNUD no Brasil, Claudio Providas, da representante residente assistente, Maristela Baioni, do coordenador da Unidade de Desenvolvimento Socioeconômico Inclusivo, Cristiano Prado, da gerente de Projetos, Luciana Brant, e do coordenador da Unidade de Comunicação do PNUD, Luciano Milhomem.
Representando a Anvisa, participaram o diretor-presidente substituto, Rômison Rodrigues Mota, a diretora adjunta da Quarta Diretoria, Suzana Yumi Fujimoto, a chefe de Gabinete da Presidência da Agência e coordenadora-geral do Projeto, Karin Schuck Mendes, e o responsável técnico pela Unidade de Projetos do Gabinete da Presidência, Tom Fernandes Borges de Siqueira.
Ferramentas e redes estratégicas
O projeto BRA/10/008 consolidou a criação e o fortalecimento de ferramentas e redes estratégicas para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), como o Registro Nacional de Implantes (RNI), a Rede Sentinela, a Rede Nacional de Especialistas em Terapias Avançadas (Reneta) e a inteligência artificial Epinet, voltada à fiscalização de produtos irregulares na internet. Também contribuiu para a implantação do Sistema Nacional de Biovigilância, a modernização dos sistemas de informação em saúde e o desenvolvimento de iniciativas de educação, letramento e promoção da saúde, incluindo a nova rotulagem nutricional frontal, que inseriu, em destaque, a atualmente famosa “lupinha de alto teor” nas embalagens dos alimentos disponíveis em todos os supermercados brasileiros.
Durante a pandemia de Covid-19, a parceria mostrou-se essencial para o enfrentamento da emergência sanitária, por meio de estudos, painéis de vigilância, análise de eventos adversos e monitoramento de mercado, contribuindo diretamente para a segurança vacinal e a resposta nacional à crise.
Reconhecimento
A Anvisa reconhece e agradece, de forma especial, a sólida e dedicada parceria com o PNUD Brasil, cuja equipe atuou com notável empenho, profissionalismo e compromisso ao longo dos 14 anos de execução do projeto. O sucesso desta cooperação é resultado direto da atuação aguerrida, técnica e incansável de cada profissional envolvido, sempre guiado pela busca por soluções inovadoras e eficazes em prol da saúde pública.
A Agência também agradece à ABC e a todos os servidores da Anvisa e instituições parceiras que, com esforço conjunto, construíram um legado de excelência, inovação e fortalecimento institucional. Esse trabalho conjunto reafirma o poder transformador da cooperação internacional para um desenvolvimento mais justo, inclusivo e sustentável.

- Reunião PNUD e Anvisa