Notícias
05/07 – Presidenta Dilma entrega carteira de identidade para a milionésima trabalhadora rural atendida por programa do governo federal
Ao lado da presidenta, ministra Eleonora celebra conquista que assegura mais direitos e inclusão social a mulheres rurais
Com informações do MDA
Um milhão de mulheres rurais com documentação expedida pelo Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais. Essa é a marca alcançada pelo governo federal, na quinta-feira (05/07), em Salvador, durante o lançamento do Plano Safra Semiárido 2013/2014.
O anúncio foi feito pela presidenta da República, Dilma Rousseff, na presença das ministras Eleonora Menicucci (Mulheres), Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e do ministro Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), entre outras autoridades.
Ao lado da presidenta Dilma, a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), participou da entrega da primeira via de carteira de identidade à agricultora Damares Silva de Souza, moradora do município de Santo Amaro (BA). Ela foi a milionésima beneficiária do programa do governo federal.
“Abraço a Damares com muita alegria porque ao entregar essa carteira, estou entregando a ela o reconhecimento, expresso em um documento, de que ela é cidadã do Brasil”, disse a presidenta Dilma ao iniciar seu discurso para um auditório com mais de duzentas trabalhadoras rurais, de diferentes localidades do Semiárido. “Somos um país diverso. Tem gente que somente agora tem acesso à carteira de identidade e todos nós sabemos que é isto que nos une aqui hoje. Os desafios são muitos, mas, se todos nós nos integrarmos, conseguiremos superá-los”, concluiu a presidenta.
Sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o programa promove a inclusão social de mulheres no campo. Desde a criação da iniciativa, em 2004, a SPM integra o Comitê Gestor Nacional, tendo ações estabelecidas no
Plano Nacional de Políticas para as Mulheres 2013-2015
e no Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Esforço conjunto
- Em março deste ano, a ministra Eleonora firmou acordo de cooperação técnica da SPM com o MDA, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O documento formalizou a parceria existente, por meio do Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais, para a inclusão de agricultoras ou beneficiárias da Reforma Agrária nas políticas sociais do governo federal em ações de busca ativa área incorporação no cadastro único do Plano Brasil sem Miséria.
Com o acordo, a SPM reforçou sua atuação para ações articuladas no combate à violência contra a mulher no âmbito do Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@
sp
mulheres