Notícias
02/07 – Ministra Eleonora participa da abertura da Conferência Setorial Nacional de Mulheres Rurais
Publicado em
02/07/2013 13h19
Atualizado em
03/07/2013 08h52
Em pauta: estratégias para a organização e consolidação do trabalho das mulheres campo
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), participou da abertura da Conferência Nacional Setorial de Mulheres Rurais na manhã desta terça-feira (02/07), em Brasília. O ato teve a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; da presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Érica Borges; entre outras autoridades.
Em sua fala, a ministra das Mulheres citou o atendimento da SPM à demanda da Marcha das Margaridas para o enfrentamento à violência de gênero no campo e na floresta. Em resposta à reivindicação, a Secretaria está adquirindo 54 unidades móveis – duas por estado e Distrito Federal. As primeiras delas serão entregues pela ministra Eleonora, em 12 de agosto, no munícipio de Alagoa Grande, na Paraíba, em atos em lembrança da memória de Margarida Alves, assinada na data há 30 anos. Na ocasião, será reinaugurado museu que recompõe a história da líder rural feminista.
Menicucci parabenizou o MDA pela instituição da paridade entre mulheres e homens como critério para todas as etapas de organização da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), prevista para outubro. Salientou que o patricardo estrutura a divisão sexual do trabalho e um sistema de violação de direitos das mulheres. Ao final de sua saudação, a ministra das Mulheres exaltou a participação social como direito e expressão de cidadania.
Organizada pela Diretoria de Política para Mulheres do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o encontro debate, até quarta-feira (03/07), estratégias para a organização e consolidação do trabalho das mulheres campo. Estão reunidas 100 representantes de movimentos sociais e governo, sendo 2/3 da sociedade civil. O grupo irá elaborar um documento com 10 propostas que irão ser apresentadas na etapa nacional e integrarão o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
O objetivo do encontro é fortalecer a participação das mulheres rurais na elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Nesta edição da CNDRSS, o grupo conseguiu um avanço importante. Pela primeira vez a seleção dos delegados para as etapas estaduais e nacional deverá ser feita em regime igualitário, garantido, assim, que 50% sejam mulheres.
Participação social - O objetivo geral da 2ª Conferência é a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com indicação de metas de curto, médio e longo prazos, com projeção até 2030. A 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário está prevista para outubro de 2013. Até lá, serão realizadas conferências territoriais, intermunicipais, municipais, setoriais, temáticas, livres, estaduais e distrital.
Conferência Setorial Nacional de Mulheres Rurais
Data: 2 e 3 de julho de 2013 (terça e quarta-feira)
Horário: das 8h às 18h
Local: Centro de Eventos e Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (Avenida W5, SGAS 902, Bloco C) – Brasília/DF
Programação
2 de julho de 2013
8h – Credenciamento
9h – Abertura
10h – Painel de Abertura: A construção da igualdade no Desenvolvimento Rural Sustentável.
11h – Aprovação do Regimento da Conferência Nacional Setorial de Mulheres e Apresentação do Processo da II CNDRSS.
12h –Almoço
14h – Mesa 1: Mulheres e o fortalecimento da agricultura familiar com gestão territorial e participação social.
16h – Mesa 2: Mulheres na Reforma Agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais.
3 de julho de 2013
08h30 – Orientação para os trabalhos em grupo por eixos temáticos.
9h – Trabalho em grupo por eixos temáticos
12h – Almoço
14h – Socialização dos trabalhos em grupo e Plenária de aprovação das propostas.
17h – Encerramento