Ácido ursodesoxicólico: novo registro
Medicamento indicado para doenças hepato-biliares e colestáticas crônicas em algumas situações.
Publicado em
06/07/2020 00h00
Atualizado em
13/10/2020 11h47
|
Nome do produto
|
Ácido ursodesoxicólico
|
|
Empresa
|
SUN FARMACÊUTICA DO BRASIL LTDA.
|
|
Categoria
|
Registro de Medicamento Genérico |
|
Indicação
|
Ácido ursodesoxicólico é indicado para doenças hepato-biliares e colestáticas crônicas nas seguintes situações:
- Dissolução dos cálculos biliares formados por colesterol em pacientes que apresentam colelitíase ou coledocolitíase sem colangite ou colecistite por cálculos não radiopacos com diâmetro inferior a 1,5 cm, que recusaram a intervenção cirúrgica ou apresentam contraindicações para a mesma, ou que apresentam supersaturação biliar de colesterol na análise da bile colhida por cateterismo duodenal; - Tratamento da forma sintomática da cirrose biliar primária; - Litíase residual do colédoco ou síndrome pós-colecistectomia; - Dispepsia na vigência de colelitíase ou pós-colecistectomia; - Discinesias de conduto cístico ou da vesícula biliar e síndromes associadas; - Hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia; - Terapêutica coadjuvante da litotripsia extracorpórea para a dissolução dos cálculos biliares formados por colesterol em pacientes que apresentam colelitíase; - Alterações qualitativas e quantitativas da bile (colestases).
|
|
Publicação no DOU
|
06/07/2020 |
| Mais informações |
Trata-se de registro de medicamento genérico inédito à base de ácido ursodesoxicólico.
O registro do medicamento genérico garante que este produto possui qualidade, eficácia e segurança comprovadas, sendo equivalente terapêutico ao medicamento de referência.
Ainda, a concessão do registro como medicamento genérico implica na redução do custo do tratamento, uma vez que medicamentos genéricos devem entrar no mercado com valor pelo menos 35% menor que o do medicamento de referência. Além do preço mínimo, possibilita a redução do preço de medicamentos que já estão no mercado, tendo em visto o aumento da concorrência entre os produtos.
|