A Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) atua como canal de comunicação da sociedade com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com a missão de manter ferramentas acessíveis e permanentes entre a sociedade e os gestores públicos responsáveis pelas áreas.
A finalidade é assegurar à população a oportunidade de registrar suas reclamações e denúncias de violações de direitos humanos, de modo a contribuir para o cumprimento do dever do Estado, de dar as garantias individuais ao cidadão e cidadã, para que possam ter o pleno exercício de sua cidadania.
Conforme o Art. 10 do Decreto nº 11.341, de 1º de janeiro de 2023, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos tem a competência, dentre outras, de receber, examinar, encaminhar, acompanhar e prestar informações aos cidadãos acerca de denúncias e reclamações sobre violações de direitos humanos, além de coordenar ações que visem à orientação e à adoção de providências para o tratamento adequado dos casos de violação de direitos humanos, sobretudo os que afetam grupos sociais vulneráveis. As denúncias podem ser anônimas. Quando solicitado, é garantido o sigilo da fonte das informações.
Painel de Dados
Ferramenta interativa que detalha dados das denúncias registradas pelo Disque 100, permitindo filtros e análises personalizadas. As informações são disponibilizadas de forma transparente, com proteção aos dados sensíveis, conforme a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Saiba mais!
Disque 100
O Disque 100 é o canal de denúncias de violações de direitos humanos e a sua voz é uma poderosa ferramenta para promoção de justiça e proteção de direitos.
DENUNCIE
Canais de registro de denúncias de violações de direitos humanos
Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos em números
Dados de 2024
Dados e Estudos da ONDH
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