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Registro de Radiofármacos

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Publicado em 18/11/2020 11h31 Atualizado em 10/03/2025 09h54
    • 1. Qual as normas da Anvisa que tratam sobre registro de medicamentos radiofármacos?
      As seguintes normas tratam sobre regularização de medicamentos radiofármacos:
      • Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 738/2022, que dispõe sobre o registro, notificação, importação e controle de qualidade de radifármacos;
      • Instrução Normativa (IN) nº 319/2024, que regulamenta a documentação necessária para o protocolo de registro de radiofármaco; e
      • Instrução Normativa (IN) nº 81/2020, que regulamenta a lista de radiofármacos passíveis de apresentarem dados de literatura para comprovação da segurança e eficácia.
    • 2. Quais são as categorias de medicamentos radiofármacos registradas pela Anvisa?
      Conforme § 1º do artigo 2º, são regulamentados pela RDC nº 738/2022: os radiofármacos prontos para o uso, os componentes não-radioativos para marcação com um componente radioativo (kits) e os precursores radiofarmacêuticos, incluindo os eluatos de geradores de radionuclídeos.
      Independentemente dessas categorias, o produto deve ser enquadrado em um dos seguintes assuntos, para fins de peticionamento: 12057 – Radiofármacos – Registro Radiofármaco ou o 12056 – Radiofármacos -– Registro Radiofármaco Novo. Observe-se que o radiofármaco novo é definido como aquele que contém Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) novo no país (inciso XVI do art. 3º da RDC nº 738/2022).
    • 3. Existe alguma categoria de medicamento radiofármaco isenta de registro?
      Sim. Os requisitos para os radiofármacos isentos de registro, regularizados mediante notificação, constam no Capítulo III da RDC nº 738/2022.
    • 4. Qual é o procedimento para solicitação de registro de medicamento radiofármaco que contenha algum produto biológico?
      Existem duas formas de tratamento, que constam no art. 14 da RDC nº 738/2022:

      I – Se o produto biológico tiver registro na Anvisa: o interessado deverá informar o número de registro do produto biológico no momento do peticionamento do registro, não sendo necessário o envio da documentação específica para o registro de produtos biológicos prevista na legislação vigente.

      II – Se o produto biológico não tiver registro: o interessado deverá apresentar toda a documentação específica exigida na legislação vigente para o registro de produtos biológicos.

      Ao conceder o registro do radiofármaco que contenha algum produto biológico, o fabricante do radiofármaco não poderá alterar o fornecedor do referido produto biológico. Caso seja necessário alterar o fornecedor do produto biológico, o fabricante do radiofármaco deve peticionar pós registro específico contendo documentação preconizada na norma vigente de pós registro de produtos biológicos.

    • 5. Como a qualidade, eficácia e segurança de um medicamento radiofármaco são avaliadas no registro?

      A avaliação de um dossiê de registro costuma ser dividida em três partes: análise farmacotécnica, análise de eficácia e análise de segurança.

      A análise farmacotécnica inclui a verificação de todas as etapas da fabricação do medicamento desde a aquisição dos materiais, produção, controle de qualidade, liberação, estocagem, expedição de produtos terminados e os controles relacionados.

      Para a análise de eficácia e segurança, as empresa poderão apresentar o relatório de experimentação terapêutica ou dados de literatura, a depender do radiofármaco cujo registro é solicitado. Os critérios e respectiva documentação a ser apresentada constam na Seção II da RDC nº 738/2022.  

      O Guia nº 61/2023 – “Guia para submissão de registro de medicamento sintético, semissintético e radiofármaco baseada em literatura científica”  traz orientações para submissões baseadas em dados de literatura

      Adicionalmente, como parte da análise de segurança, as empresas devem apresentar também o plano de gerenciamento de risco do radiofármaco, paralelamente ao pedido de registro, por meio de expediente direcionado à área da Anvisa responsável pela farmacovigilância de medicamentos.

    • 6. Como solicitar a concessão de registro na Anvisa?

      A solicitação de registro deve ser efetuada pela empresa interessada de acordo com as orientações sobre peticionamento eletrônico.

    • 7. Quais os documentos necessários para instrução do pedido de registro de medicamento radiofármaco?
      Para instruir processos e petições, é necessário observar a documentação obrigatória na lista de verificação (checklist) no Código de Assunto escolhido.
    • 8. Como deve ser organizada a documentação do processo de solicitação de registro de medicamento radiofármaco?

      No ato do protocolo do pedido de registro de um radiofármaco, a empresa deve peticionar um processo único, com a devida apresentação de todos os documentos previstos na RDC nº 738/2022 e os relacionados na Instrução Normativa IN nº 319/2024. A documentação pode ser instruída em formato de Documento Técnico Comum (CTD).

    • 9. Como acompanhar o andamento da minha solicitação na Anvisa?
      Após a protocolização do pedido, o interessado poderá acompanhar o andamento de seu pedido, por meio do sistema de Consulta a Situação de Documentos.
    • 10. Qual a forma de publicação do registro pela Anvisa?
      A publicação do registro é feita no Diário Oficial da União (DOU) e é suficiente para comprovar a concessão dada pela Anvisa, dispensando a emissão posterior de quaisquer documentos que impliquem na repetição do ato, tais como certidões, declarações, entre outros.

      Após publicação em DOU da concessão do registro na Anvisa o produto está autorizado a ser comercializado em todo o território nacional. O produto comercializado deve, obrigatoriamente, corresponder ao que foi avaliado e autorizado pela Anvisa, conforme o processo de registro protocolado, não sendo permitida qualquer alteração sem prévia autorização da Agência, conforme estabelecido no art. 13 da Lei nº 6360/1976.

      A Anvisa poderá, a qualquer momento e a seu critério, exigir provas adicionais de identidade e qualidade dos componentes do medicamento e/ou requerer novas provas para comprovação de eficácia e segurança clínica, caso ocorram fatos que dêem ensejo a avaliações complementares, mesmo após a concessão do registro.

    • 11. Por quanto tempo é válido o registro?
      O registro é válido por dez anos*, em todo território nacional. O prazo é contado a partir da data de publicação do registro no Diário Oficial da União (DOU). 

      *Desde 21 de janeiro de 2020, quando entrou em vigor a RDC nº 912/2024 a validade do registro de medicamentos passou de cinco para dez anos. A exceção à regra fica por conta dos medicamentos com registro concedido mediante anuência de Termo de Compromisso. Para esses medicamentos, o prazo de validade inicial é de três anos, ampliado para cinco após a primeira renovação e para dez anos depois da segunda renovação.

    • 12. Quais são os medicamentos radiofármacos atualmente registrados?

      A lista atualizada sobre a situação de registros de medicamentos radiofármacos pode ser consultada em: https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/.

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    • Diretor-Presidente
      • Secretaria-Geral da Diretoria Colegiada (SGCOL)
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      • Gerência-Geral de Gestão de Pessoas (GGPES)
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      • Gerência-Geral de Conhecimento, Inovação e Pesquisa (GGCIP)
    • Segunda Diretoria
      • Gerência-Geral de Alimentos (GGALI)
      • Gerência-Geral de Medicamentos (GGMED)
      • Gerência-Geral de Produtos Biológicos, Radiofármacos, Sangue, Tecidos, Células, Órgãos e Produtos de Terapias Avançadas (GGBIO)
      • Coordenação de Pesquisa Clínica em Medicamentos e Produtos Biológicos (Copec)
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      • Gerência-Geral de Toxicologia (GGTOX)
      • Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS)
      • Gerência-Geral de Registro e Fiscalização de Produtos Fumígenos, derivados ou não do Tabaco (GGTAB)
      • Gerência-Geral de Cosméticos e Saneantes (GGCOS)
      • Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES)
    • Quarta Diretoria
      • Coordenação de Atuação Administrativa e Julgamento das Infrações Sanitárias (Cajis)
      • Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas)
      • Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS)
    • Quinta Diretoria
      • Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON)
      • Gerência de Produtos Controlados (GPCON)
      • Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GGPAF)
    • Unidades Organizacionais Específicas
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