Notícias

Programa Cidades+Verdes implementado em Colômbia-SP

Publicado em 11/12/2020 18h52 Atualizado em 12/12/2020 17h45

 

Saúde, prevenção de enchentes e adaptação climática estão incluídas na entrega 

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, iniciou hoje (11/12) a criação da Praça do Mirante, no município de Colômbia-SP. Em evento, foi assinado convênio que libera recurso para a urbanização e recuperação de uma área degradada conhecida como “Mirante”. A liberação é uma entre diversas ações da Agenda Ambiental Urbana no município.

A obra é uma entrega do programa Cidades+Verdes, lançado em setembro pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o objetivo de ampliar em todo o País o número e a qualidade das áreas verdes urbanas, que contribuem para o bem-estar, a proteção de mananciais, a valorização das paisagens urbanas, a moderação da temperatura e a prevenção de enchentes.

Além de beneficiar diretamente cerca de 3 mil visitantes mensais, a ação ainda vai contribuir para a proteção do Rio Grande, margeado pela área, e onde se encontram importantes reservatórios de água do Sistema Sudeste/Centro-Oeste.

Contando com R$ 250 mil em recursos de emenda da Deputada Adriana Ventura (SP), o projeto será faseado em etapas: a primeira será o cercamento da área degradada. Após isso, será feita a recuperação da vegetação, com plantio de gramíneas, árvores e espécies ornamentais. Por fim, serão instalados equipamentos e realizadas melhorias na infraestrutura.

Outras ações: Lixão Zero 

Ainda em Colômbia-SP foi entregue, no âmbito do programa Lixão Zero, um galpão de triagem manual, para separação de material reciclável, e estão previstos equipamentos como prensas, empilhadeiras, balanças eletrônicas e trituradores.

Cidades+Verdes e Cadastro Ambiental Urbano

Primeira entrega do Cidades+Verdes, o Cadastro Ambiental Urbano (CAU) é um aplicativo que mapeia todas as áreas verdes urbanas do Brasil, como a Praça do Mirante de Colômbia-SP. No aplicativo, o cidadão pode acessar informações, avaliar o local e ainda emitir alertas de melhorias que chegam em tempo real para os gestores responsáveis.

 

Conheça o CAU

Conheça o Cidades+Verdes

Conheça o Lixão Zero

 

Ascom MMA 
(61) 2028-1227