Notícias
SERVIÇO
Instituições podem solicitar adesão ao Programa EquipaDH+ entre 27 de julho e 7 de agosto
Órgãos e entidades públicas, conselhos de direitos e conselhos tutelares que atuam na promoção e defesa dos direitos humanos poderão solicitar adesão ao Programa EquipaDH+ entre 27 de julho e 7 de agosto. A solicitação de adesão possibilita a habilitação das instituições para o processo de seleção destinado ao recebimento de bens e equipamentos destinados ao fortalecimento dos serviços prestados à população, conforme as regras do Programa.
Nesta edição, poderão ser apresentadas solicitações para as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIA+.
Como participar
A participação ocorre por meio do Sistema EquipaDH e exige que a instituição possua credenciamento ativo antes da solicitação de adesão. O acesso é realizado com conta Gov.br e credenciamento previamente aprovado.
Após o credenciamento, a instituição deverá acessar o sistema durante o período de adesão, selecionar a política pública de interesse e preencher os formulários exigidos. O processo inclui informações sobre a instituição, indicação dos beneficiários finais, levantamento das necessidades de equipamentos, declarações obrigatórias, questionário da política pública e anexação da documentação exigida.
O relatório de necessidades é uma das etapas mais importantes da adesão. Nele, a instituição informa quais bens e equipamentos são necessários, em que quantidade e apresenta a justificativa para cada solicitação, informações que subsidiam futuras aquisições e doações realizadas.
Documentação necessária
Durante o credenciamento, deverão ser apresentados documentos que comprovem a representação da instituição, entre eles:
- ato de nomeação ou posse da autoridade máxima;
- ato de nomeação ou posse do representante indicado;
- ato de delegação de competência, quando aplicável;
- documento oficial de identificação da autoridade máxima e do representante.
- A documentação é analisada pela equipe responsável pelo serviço antes da liberação do credenciamento.
Cronograma
Após o encerramento do prazo de adesão, as solicitações passarão pelas etapas de análise, possibilidade de ajustes, divulgação da lista preliminar de habilitados e classificados, período para recursos e publicação da lista final.
Confira as principais datas do Cronograma de Participação 2026:
- 27 de julho a 7 de agosto: solicitação de adesão;
- 10 de agosto a 11 de setembro: análise inicial das solicitações;
- 14 a 25 de setembro: prazo para ajustes, quando solicitados;
- 28 de setembro a 16 de outubro: análise final;
- 26 de outubro: divulgação da lista preliminar de instituições habilitadas e classificadas;
- 27 a 30 de outubro: apresentação de recursos;
- 3 a 11 de novembro: análise dos recursos;
- 18 de novembro: divulgação da lista final de instituições habilitadas e classificadas.
O que é o EquipaDH+?
O EquipaDH+ é a política pública de equipagem do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), destinada à aquisição de bens e equipamentos para órgãos, entidades públicas e conselhos que atuam na promoção e defesa dos direitos humanos.
Entre os bens que podem ser disponibilizados, conforme disponibilidade orçamentária e observadas as etapas do processo de seleção, estão veículos, embarcações, computadores, impressoras, equipamentos eletrônicos, mobiliário e eletrodomésticos.
Podem solicitar adesão ao programa, órgãos e entidades públicas que atuam na promoção e defesa dos direitos humanos, nas esferas estadual, distrital e municipal; conselhos estaduais, distritais e municipais de direitos; e conselhos tutelares.
Organizações da sociedade civil (OSCs) não participam do EquipaDH+, uma vez que o programa é destinado exclusivamente a órgãos, entidades e conselhos públicos.
Atendimento
Em caso de dúvidas, as instituições podem acessar o site do serviço ou entrar em contato com a gestão do Programa EquipaDH+ pelos seguintes canais:
Gestão do Programa EquipaDH+
E-mail: equipadh@mdh.gov.br
WhatsApp: (61) 99217-0005 (apenas mensagens de texto)
Também estão disponíveis canais específicos para cada política pública:
Crianças e adolescentes
E-mails: cgfgd@mdh.gov.br | equipagem@mdh.gov.br
Telefones: (61) 2027-3537 | (61) 2027-3366
Pessoas idosas
E-mails: gab.sndpi@mdh.gov.br | cgiap@mdh.gov.br
Telefones: (61) 2027-3936 | (61) 2027-3574
Pessoas LGBTQIA+
E-mails: gab.lgbtqia@mdh.gov.br | cgap.lgbtqia@mdh.gov.br
Telefones: (61) 2027-3485 | (61) 2027-3176
Pessoas com deficiência
E-mail: editais.sndpd@mdh.gov.br
Telefone: (61) 2027-3747
Para mais informações: https://www.gov.br/mdh/pt-br/programa-de-equipagem-equipadh.
Leia aqui: Saiba quando e como acionar o Disque 100
Texto: E.G.
Edição: G.O.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.