Notícias
1ªConferência de Nova Odessa reúne 110 e sugere 30 propostas
A 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, realizada pelo CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) e pela prefeitura de Nova Odessa reuniu cerca de 100 mulheres – e 10 homens. Com o tema “Plano Nacional e Municipal de Políticas Públicas para Mulheres”, o encontro aconteceu no Auditório do Paço Municipal.
“Ficamos satisfeitos com o número de participantes desta Conferência. Este é um encontro de trabalho e que vai resultar na elaboração de muitas propostas importantes como acesso a terra, salários iguais aos dos homens, prevenção de combate física, moral e verbal, entre tantas outras. Parabéns ao Conselho por promover esta reunião de interesse coletivo”, disse a vice-prefeita Salime Abdo durante a abertura, em nome do prefeito Manoel Samartin.
Com o objetivo de elaborar propostas de Políticas Públicas para Mulheres que serão apresentadas no encontro de nível estadual, em setembro, por representantes municipais – sempre em prol da igualdade de gêneros –, a população presente no evento sugeriu cerca de 30 novas propostas, entre eles a implantação de um Centro Municipal de Referência Para a Mulher.
Igualdade - Segundo a presidente do Conselho Municipal, a fisioterapeuta e servidora pública Cristiane Mareschi, “a Conferência cumpre o compromisso municipal da busca pela construção da igualdade dos gêneros que será defendida posteriormente num encontro estadual e nacional”.
“As mulheres estão acompanhando um avanço social, mas ainda são as mais prejudicadas e precisamos promover essas discussões para encontrar as soluções viáveis. Temos de ter qualidade de vida acima de tudo”, disse Cristiane.
Durante o encontro, os participaram puderam conferir uma apresentação do Plano Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, com a palestrante Maria de Lourdes Simões, além da apresentação do Projeto Municipal “Abrace”, de acolhimento da mulher e/ou criança vítima de violência doméstica e sexual do Hospital e Maternidade Municipal, feita pelo enfermeiro André Roberto Barros.
“A participação das mulheres em todas as situações é muito importante. Saibam a força que vocês possuem. Estamos contentes com este trabalho (Conferência) que esta sendo realizado, pois é de muita importância para a vida da população feminina. Agradecemos à presença de todos”, disse o secretário de Saúde, José Mario Moraes.