Programa de Qualificação Institucional

Conheça as avaliações anuais do desempenho da ANS.
Publicado em 17/03/2021 15h13 Atualizado em 08/04/2021 16h22

O Programa de Qualificação Institucional consiste em um conjunto de ações de avaliação e melhoria contínua do desempenho institucional da Agência Nacional de Saúde Suplementar, inclusive no que tange seus reflexos no setor de saúde suplementar.

Painel de Indicadores

Acesse aqui o Painel de Indicadores do Programa de Qualificação Institucional para ver os resultados detalhados. A partir de 2020, os resultados serão atualizados no Painel após o fim de cada trimestre.

Histórico de Resultados:

  • 2020
    IndicadorFicha TécnicaMetaResultado
    1.2.1 - Indice de Abrangência do Acompanhamento Regular Econômico-financeiro
    ≥ 91% 91,21%
    1.5.1 - Percentual de Beneficiários em Operadoras com IDSS nas duas primeiras faixas
    ≥ 76% resultado só no 1º trim/2021 (*)
    1.5.2 - Percentual de Beneficiários em Operadoras Acreditadas
    sem meta 31,17%
    2.1.1 - Índice de Recuperabilidade de OPS no Acompanhamento Especial Econômico-financeiro
    sem meta 77,27%
    2.1.2 - Tempo Médio de Tramitação do Processo Sancionador
    ≤ 720 dias 524,49
    2.2.1 - Percentual de Beneficiários em Operadoras Certificadas
    sem meta 0%
    2.5.1 - Índice de Previsibilidade Regulatória
    ≥ 71%  100%
    2.6.1 - Percentual de Contribuições Aceitas em Consulta Publica
    sem meta  44,14%
    3.1.1 - Índice de Favorabilidade da Imagem da ANS junto à Imprensa
    ≥ 83% 93,59%
    3.2.1 - Índice de Satisfação com o Conteúdo de Eventos Realizados pela ANS
    ≥ 8,50 8,49
    3.3.1 - Percentual de Arrecadação do Ressarcimento ao SUS
    sem meta 78,20%
    3.3.2 - Tempo Médio entre o Evento no SUS e a Noficação do ABI
    ≤ 1,04 anos 1,11
    3.4.1 - Indice de Aderência ao Programa Parceiros da Cidadania
    sem meta  33
    4.1.1 - Tempo Medio de Contratação
    ≤ 180 dias 280,20 dias
    4.2.1 - Percentual de Processos de Trabalho Mapeados/td>
    ≥ 38% 40,26%
    4.3.1 - Percentual de Execução Orçamentária
    ≥ 90,4% 92,24%
    4.4.1 - Percentual de Execução do PDP
    a ser defenida 15,63%
    4.4.2 - Percentual de Servidores Capacitados Anualmente
    ≥ 60% 27,71%
    4.5.1 - Percentual de Comunicação Eletrônica entre ANS e Sociedade
    ≥ 96% 97,58%
    4.5.2 - Percentual de Processos com Gestão de Riscos
    ≥ 12% 16%
    4.6.1 - Percentual de Implementações nos Projetos de Desenvolvimento de TI no Prazo
    ≥ 98% 99,30%
    4.7.1 - Percentual de Execução do PDTIC
    ≥ 10% 100%
    4.8.1 - Percentual de m2 Alugado
    ≥ 36% 23,16%
  • 2019

    A tabela, a seguir, apresenta resumidamente o resultado dos indicadores e o Índice de Desempenho Institucional da ANS para 2019:

    IndicadorFicha TécnicaMetaResultadoPontuação
    1. Absenteísmo-Doença
    ≤ 3% 2,36% 1,00
    2. Proporção de Implementações nos Projetos de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação no Prazo
    ≥ 98% 98,74% 1,00
    3. Disponibilidade dos Sistemas Críticos
    ≥ 98% 99,85% 1,00
    4. Economicidade com o Processo Eletrônico
    Redução de, pelo menos 5% Redução de 15,04% 1,00
    5. Variação no Gasto com Energia Elétrica   Redução de, pelo menos 5% Aumento de 12,83% 0,00
    6. Índice de Gestão de Processos
    100% 106,82% 1,00
    7. Proporção de Cancelamento de Bilhetes Aéreos
    ≤ 20% 27,39% 0,85
    8. Tempo Médio de Contratação
    ≤ 180 dias 208,72 dias 0,84
    9. Índice de Abrangência do Acompanhamento Econômico-Financeiro das Operadoras
    ≥ 75% 92,17% 1,00
    10. Produtividade do Processo de Acompanhamento Econômico-Financeiro
    12 Notas por servidor 14,62 Notas por servidor 1,00
    11. Tempo Médio de Cancelamento a Pedido
    ≤ 75 dias 69,38 dias 1,00
    12. Tempo Médio de Análise da NIP Assistencial
    ≤ 30 dias 12,40 dias 1,00
    13. Tempo Médio de Análise da NIP Não Assistencial
    ≤ 30 dias 9,88 dias 1,00
    14. Tempo Médio de Tramitação do Processo Sancionador
    ≤ 720 dias 393,62 dias 1,00
    15. Índice de Satisfação com os Eventos realizados pela ANS
    ≥ 8,5 8,49 1,00
    16. Índice de Gestão de Riscos
    100% 106,67% 1,00
    17. Índice de Previsibilidade Regulatória
    ≥ 85% 100,00% 1,00
    18. Índice de Engajamento da página da ANS no Facebook
    ≥ 5% 3,31% 0,66
    19. Tempo médio de análise de anormalidades adm graves de natureza assistencial
    ≤ 30 dias 22,65 dias 1,00
    20. Produtividade Mensal no Ressarcimento ao SUS
    ≥ 60 atendimentos/dia 62,09 atendimentos/dia 1,00
    21. Percentual de análise inicial das demandas relativas à regulamentação da Lei 13003-14
    ≥ 75% 84,51% 1,00
          IDI 2019 0,921

    Relatório Anual 2019 - Programa de Qualificação Institucional (.pdf)

  • 2018

    Com a finalidade de aprimorar a capacidade regulatória da ANS, o Programa de Qualificação Institucional passou por uma reformulação, em 2018, tornando-se uma ferramenta não só de monitoramento e avaliação, mas de transformação e melhoria dos processos de trabalho.

    O IDI 2018 foi calculado a partir de uma média aritmética simples das notas dos 22 indicadores que compuseram o Programa. O resultado alcançado foi de 0,937.

    A tabela, a seguir, apresenta resumidamente o resultado dos indicadores e o Índice de Desempenho Institucional da ANS para 2018:

    IndicadorMetaResultadoPontuação
    1. Absenteísmo-Doença ≤ 3% 2,56% 1,00
    2. Proporção de Implementações nos Projetos de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação no Prazo >=90% 98,36% 1,00
    3. Disponibilidade dos Sistemas Críticos ≥ 98% 99,26% 1,00
    4. Economicidade com o Processo Eletrônico Redução de, pelo menos 5% Redução de 19,94% 1,00
    5. Variação no Gasto com Energia Elétrica Redução de, pelo menos 5% Redução de 0,10% 0,02
    6. Índice de Gestão de Processos ≥ 65% 67,95% 1,00
    7. Proporção de Cancelamento de Bilhetes Aéreos ≤ 10% 9,02% 1,00
    8. Tempo Médio de Contratação ≤ 180 dias 251,77 dias 0,60
    9. Índice de Abrangência do Acompanhamento Econômico-Financeiro das Operadoras ≥ 37,5% 63,67% 1,00
    10. Produtividade do Processo de Acompanhamento Econômico-Financeiro ≥ 12 12,64 1,00
    11. Tempo Médio de Cancelamento a Pedido ≤ 90 dias 70,38 dias 1,00
    12. Tempo Médio de Análise da NIP Assistencial ≤ 60 dias 10,85 dias 1,00
    13. Tempo Médio de Análise da NIP Não Assistencial ≤ 60 dias 8,33 dias 1,00
    14. Tempo Médio de Tramitação do Processo Sancionador ≤ 720 dias 192,66 dias 1,00
    15. Índice de Satisfação com os Eventos realizados pela ANS ≥ 8,5 8,44 0,99
    16. Índice de Gestão de Riscos 100% 150% 1,00
    17. Índice de Previsibilidade Regulatória ≥ 70% 71,43% 1,00
    18. Índice de Engajamento da página da ANS no Facebook ≥ 5% 5,46% 1,00
    19. Tempo médio de análise de anormalidades adm graves de natureza assistencial ≤ 90 dias 29,13 dias 1,00
    20. Resolutividade de Processos de Alteração de Rede Assistencial ≥ 70% 100,00% 1,00
    21. Produtividade Mensal no Ressarcimento ao SUS ≥ 60 atendimentos/dia 60,17 atendimentos/dia 1,00
    22. Percentual de análise inicial das demandas relativas à regulamentação da Lei 13003-14 ≥ 75% 89,41% 1,00
        IDI 2018 0,937

    Relatório Anual 2018 - Programa de Qualificação Institucional (.pdf)