O Programa de Qualificação Institucional consiste em um conjunto de ações de avaliação e melhoria contínua do desempenho institucional da Agência Nacional de Saúde Suplementar, inclusive no que tange seus reflexos no setor de saúde suplementar.
Painel de Indicadores
Acesse aqui o Painel de Indicadores do Programa de Qualificação Institucional para ver os resultados detalhados. A partir de 2020, os resultados serão atualizados no Painel após o fim de cada trimestre.
Histórico de Resultados:
- 2020
Indicador | Ficha Técnica | Meta | Resultado |
1.2.1 - Indice de Abrangência do Acompanhamento Regular Econômico-financeiro |
|
≥ 91% |
91,21% |
1.5.1 - Percentual de Beneficiários em Operadoras com IDSS nas duas primeiras faixas |
|
≥ 76% |
resultado só no 1º trim/2021 (*) |
1.5.2 - Percentual de Beneficiários em Operadoras Acreditadas |
|
sem meta |
31,17% |
2.1.1 - Índice de Recuperabilidade de OPS no Acompanhamento Especial Econômico-financeiro |
|
sem meta |
77,27% |
2.1.2 - Tempo Médio de Tramitação do Processo Sancionador |
|
≤ 720 dias |
524,49 |
2.2.1 - Percentual de Beneficiários em Operadoras Certificadas |
|
sem meta |
0% |
2.5.1 - Índice de Previsibilidade Regulatória |
|
≥ 71% |
100% |
2.6.1 - Percentual de Contribuições Aceitas em Consulta Publica |
|
sem meta |
44,14% |
3.1.1 - Índice de Favorabilidade da Imagem da ANS junto à Imprensa |
|
≥ 83% |
93,59% |
3.2.1 - Índice de Satisfação com o Conteúdo de Eventos Realizados pela ANS |
|
≥ 8,50 |
8,49 |
3.3.1 - Percentual de Arrecadação do Ressarcimento ao SUS |
|
sem meta |
78,20% |
3.3.2 - Tempo Médio entre o Evento no SUS e a Noficação do ABI |
|
≤ 1,04 anos |
1,11 |
3.4.1 - Indice de Aderência ao Programa Parceiros da Cidadania |
|
sem meta |
33 |
4.1.1 - Tempo Medio de Contratação |
|
≤ 180 dias |
280,20 dias |
4.2.1 - Percentual de Processos de Trabalho Mapeados/td> |
|
≥ 38% |
40,26% |
4.3.1 - Percentual de Execução Orçamentária |
|
≥ 90,4% |
92,24% |
4.4.1 - Percentual de Execução do PDP |
|
a ser defenida |
15,63% |
4.4.2 - Percentual de Servidores Capacitados Anualmente |
|
≥ 60% |
27,71% |
4.5.1 - Percentual de Comunicação Eletrônica entre ANS e Sociedade |
|
≥ 96% |
97,58% |
4.5.2 - Percentual de Processos com Gestão de Riscos |
|
≥ 12% |
16% |
4.6.1 - Percentual de Implementações nos Projetos de Desenvolvimento de TI no Prazo |
|
≥ 98% |
99,30% |
4.7.1 - Percentual de Execução do PDTIC |
|
≥ 10% |
100% |
4.8.1 - Percentual de m2 Alugado |
|
≥ 36% |
23,16% |
- 2019
A tabela, a seguir, apresenta resumidamente o resultado dos indicadores e o Índice de Desempenho Institucional da ANS para 2019:
Indicador | Ficha Técnica | Meta | Resultado | Pontuação |
1. Absenteísmo-Doença |
|
≤ 3% |
2,36% |
1,00 |
2. Proporção de Implementações nos Projetos de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação no Prazo |
|
≥ 98% |
98,74% |
1,00 |
3. Disponibilidade dos Sistemas Críticos |
|
≥ 98% |
99,85% |
1,00 |
4. Economicidade com o Processo Eletrônico |
|
Redução de, pelo menos 5% |
Redução de 15,04% |
1,00 |
5. Variação no Gasto com Energia Elétrica |
|
Redução de, pelo menos 5% |
Aumento de 12,83% |
0,00 |
6. Índice de Gestão de Processos |
|
100% |
106,82% |
1,00 |
7. Proporção de Cancelamento de Bilhetes Aéreos |
|
≤ 20% |
27,39% |
0,85 |
8. Tempo Médio de Contratação |
|
≤ 180 dias |
208,72 dias |
0,84 |
9. Índice de Abrangência do Acompanhamento Econômico-Financeiro das Operadoras |
|
≥ 75% |
92,17% |
1,00 |
10. Produtividade do Processo de Acompanhamento Econômico-Financeiro |
|
12 Notas por servidor |
14,62 Notas por servidor |
1,00 |
11. Tempo Médio de Cancelamento a Pedido |
|
≤ 75 dias |
69,38 dias |
1,00 |
12. Tempo Médio de Análise da NIP Assistencial |
|
≤ 30 dias |
12,40 dias |
1,00 |
13. Tempo Médio de Análise da NIP Não Assistencial |
|
≤ 30 dias |
9,88 dias |
1,00 |
14. Tempo Médio de Tramitação do Processo Sancionador |
|
≤ 720 dias |
393,62 dias |
1,00 |
15. Índice de Satisfação com os Eventos realizados pela ANS |
|
≥ 8,5 |
8,49 |
1,00 |
16. Índice de Gestão de Riscos |
|
100% |
106,67% |
1,00 |
17. Índice de Previsibilidade Regulatória |
|
≥ 85% |
100,00% |
1,00 |
18. Índice de Engajamento da página da ANS no Facebook |
|
≥ 5% |
3,31% |
0,66 |
19. Tempo médio de análise de anormalidades adm graves de natureza assistencial |
|
≤ 30 dias |
22,65 dias |
1,00 |
20. Produtividade Mensal no Ressarcimento ao SUS |
|
≥ 60 atendimentos/dia |
62,09 atendimentos/dia |
1,00 |
21. Percentual de análise inicial das demandas relativas à regulamentação da Lei 13003-14 |
|
≥ 75% |
84,51% |
1,00 |
|
|
|
IDI 2019 |
0,921 |
Relatório Anual 2019 - Programa de Qualificação Institucional (.pdf)
- 2018
Com a finalidade de aprimorar a capacidade regulatória da ANS, o Programa de Qualificação Institucional passou por uma reformulação, em 2018, tornando-se uma ferramenta não só de monitoramento e avaliação, mas de transformação e melhoria dos processos de trabalho.
O IDI 2018 foi calculado a partir de uma média aritmética simples das notas dos 22 indicadores que compuseram o Programa. O resultado alcançado foi de 0,937.
A tabela, a seguir, apresenta resumidamente o resultado dos indicadores e o Índice de Desempenho Institucional da ANS para 2018:
Indicador | Meta | Resultado | Pontuação |
1. Absenteísmo-Doença |
≤ 3% |
2,56% |
1,00 |
2. Proporção de Implementações nos Projetos de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação no Prazo |
>=90% |
98,36% |
1,00 |
3. Disponibilidade dos Sistemas Críticos |
≥ 98% |
99,26% |
1,00 |
4. Economicidade com o Processo Eletrônico |
Redução de, pelo menos 5% |
Redução de 19,94% |
1,00 |
5. Variação no Gasto com Energia Elétrica |
Redução de, pelo menos 5% |
Redução de 0,10% |
0,02 |
6. Índice de Gestão de Processos |
≥ 65% |
67,95% |
1,00 |
7. Proporção de Cancelamento de Bilhetes Aéreos |
≤ 10% |
9,02% |
1,00 |
8. Tempo Médio de Contratação |
≤ 180 dias |
251,77 dias |
0,60 |
9. Índice de Abrangência do Acompanhamento Econômico-Financeiro das Operadoras |
≥ 37,5% |
63,67% |
1,00 |
10. Produtividade do Processo de Acompanhamento Econômico-Financeiro |
≥ 12 |
12,64 |
1,00 |
11. Tempo Médio de Cancelamento a Pedido |
≤ 90 dias |
70,38 dias |
1,00 |
12. Tempo Médio de Análise da NIP Assistencial |
≤ 60 dias |
10,85 dias |
1,00 |
13. Tempo Médio de Análise da NIP Não Assistencial |
≤ 60 dias |
8,33 dias |
1,00 |
14. Tempo Médio de Tramitação do Processo Sancionador |
≤ 720 dias |
192,66 dias |
1,00 |
15. Índice de Satisfação com os Eventos realizados pela ANS |
≥ 8,5 |
8,44 |
0,99 |
16. Índice de Gestão de Riscos |
100% |
150% |
1,00 |
17. Índice de Previsibilidade Regulatória |
≥ 70% |
71,43% |
1,00 |
18. Índice de Engajamento da página da ANS no Facebook |
≥ 5% |
5,46% |
1,00 |
19. Tempo médio de análise de anormalidades adm graves de natureza assistencial |
≤ 90 dias |
29,13 dias |
1,00 |
20. Resolutividade de Processos de Alteração de Rede Assistencial |
≥ 70% |
100,00% |
1,00 |
21. Produtividade Mensal no Ressarcimento ao SUS |
≥ 60 atendimentos/dia |
60,17 atendimentos/dia |
1,00 |
22. Percentual de análise inicial das demandas relativas à regulamentação da Lei 13003-14 |
≥ 75% |
89,41% |
1,00 |
|
|
IDI 2018 |
0,937 |
Relatório Anual 2018 - Programa de Qualificação Institucional (.pdf)