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Programa de Qualificação de Operadoras

Acesse aqui o sistema para conferir o desempenho de sua operadora ano-base 2021
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Publicado em 02/03/2021 17h27 Atualizado em 02/03/2023 12h27

Resultados do IDSS

logotipo qualificacao ANS

 

Acesse aqui o sistema para conferir o desempenho de sua operadora ano-base 2021

  

Relatório do Programa de Qualificação de Operadoras 2022 (Ano-base 2021) (.pdf)

Listagem Completa dos resultados do IDSS ano-base 2021 (.pdf) 

Listagem Completa dos resultados do IDSS ano-base 2021 (.xlsx)

Conheça as operadoras que realizaram a pesquisa no ano-base 2021 (.pdf)

Perguntas e respostas sobre o Índice de Saúde Suplementar (IDSS) – atualizado em dezembro/2022

 

IDSS - TISS

O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) é uma inciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avalição anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)

Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). O IDSS é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

O IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.

Nova metodologia: IDSS - TISS

O uso do Padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS) como fonte de dados para o processamento dos indicadores do IDSS, a partir do ano-base 2017, marcou nova etapa do Programa, possibilitando a ampliação do escopo e permitindo a introdução de novos indicadores e de ajustes de outros.

Dessa forma, a nova metodologia do IDSS – TISS apresenta indicadores que melhor discriminam o desempenho das operadoras, especialmente quanto a seus aspectos assistenciais.

A nova a metodologia do Programa IDSS – TISS gera resultados que não são totalmente comparáveis com a antiga.

IDSS.jpg

  • Confira aqui os indicadores IDSS-TISS com sua nomenclatura simplificada

    Veja os Indicadores IDSS - TISS ano-base 2022 (.pdf)

    Veja os Indicadores IDSS - TISS ano-base 2021 (.pdf)

    Veja os Indicadores IDSS - TISS ano-base 2020 (.pdf)

    Veja os Indicadores IDSS - TISS ano-base 2019 (.pdf)

    Veja os Indicadores IDSS - TISS ano-base 2018 (.pdf)

    Veja os Indicadores IDSS - TISS ano-base 2017 (.pdf)

Dimensões do IDSS

Para promover a melhoria contínua do programa, em 2016 houve a restruturação das Dimensões do IDSS com o objetivo de torná-las integradas e em consonância com as novas regras e práticas do setor, com conceitos alinhados aos novos eixos direcionais da Agência, à Agenda Regulatória mais recente e à literatura de Qualidade em Saúde.

Confira as novas Dimensões:

  • Qualidade em Atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;
  • Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;
  • Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;
  • Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Conheça mais dados do Programa de Qualificação de Operadoras

Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários

Imagem com link que mostra a capa do documento técnico para realização da pesquisa de satisfação de beneficiários de planos de saúde.

A ANS estimula e orienta as operadoras de planos de saúde a realizarem anualmente uma Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde, seguindo parâmetros técnicos que permitam pontuar e comparar as diferentes empresas que comercializam planos.

A participação é voluntária e pode ser feita para obter pontuação no IDSS, caso seja aplicada de acordo com as diretrizes previstas no documento técnico elaborado pela ANS.

Os resultados da pesquisa indicam se os beneficiários entrevistados recomendariam o plano de saúde para amigos ou familiares. O acesso aos resultados detalhados da pesquisa está disponível no portal das operadoras. Conheça as operadoras que realizaram a pesquisa – ano-base 2021.

  • Oficinas Colaborativas sobre a Pesquisa de Satisfação
    DataReuniãoApresentaçãoGravaçãoLista de presença
    27/09/2021 Oficinas Colaborativas sobre a Pesquisa de Satisfação - RJ e SP Visualizar (.pdf) Acessar (Youtube) Visualizar (.pdf)
    28/09/2021 Operadoras de planos de saúde - Minas Gerais (MG), Espirito Santo (ES), Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC) Visualizar (.pdf) Acessar (Youtube) Visualizar (.pdf)
    29/09/2021 Operadoras de planos de saúde – Norte, Nordeste e Centro-oeste Visualizar (.pdf) Acessar (Youtube) Visualizar (.pdf)
    30/09/2021 Empresas de Pesquisa e de Auditores Visualizar (.pdf) Acessar (Youtube) Visualizar (.pdf)
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