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Quem Somos

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Publicado em 01/01/2015 18h44 Atualizado em 17/09/2025 15h10

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil.

A sede da ANS fica na cidade do Rio de Janeiro, na Avenida Augusto Severo, n° 84, no bairro da Glória. O atendimento ao cidadão sobre planos de saúde é feito pela Central de Atendimento ao Consumidor na internet, pelo Disque-ANS 0800 701 9656 e pelos Núcleos da ANS existentes no país.

O que é Regulação?

De forma simplificada, a regulação pode ser entendida como um conjunto de medidas e ações do Governo que envolvem a criação de normas, o controle e a fiscalização de segmentos de mercado explorados por empresas para assegurar o interesse público.

Missão

Promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regular as operadoras setoriais - inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores - e contribuir para o desenvolvimento das ações de saúde no país. 

Visão

Ser referência pela excelência técnica e qualidade da produção de saúde.

Valores

São valores institucionais da ANS:
transparência – previsibilidade regulatória – compromisso com resultado – conhecimento como fundamento regulatório – sustentabilidade setorial – ética – inovação.

Mapa Estratégico

Baixe o mapa estratégico da ANS.

Diretoria Colegiada

A diretoria da ANS é colegiada, composta por 4 (quatro) diretores e 1 (um) diretor-presidente com mandatos não coincidentes. A partir da vigência da Lei nº 13.848, de 25 de junho de 2019, os mandatos passaram a ser não coincidentes e a ter cinco anos de duração, sendo vedada a recondução.

O diretor-presidente e os diretores são indicados pelo Presidente da República, que especifica, em cada caso, se a indicação é para diretor-presidente ou diretor, submetendo à aprovação do Senado Federal, para posterior nomeação.

Conheça os diretores que compõem a Diretoria Colegiada

  • Wadih Nemer Damous Filho

    Fotografia do diretor-presidente Wadih Nemer Damous Filho.

    Início do Mandato: 28/08/2025

    Diretor-Presidente
    Diretor de Desenvolvimento Setorial

    Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado em Direito Constitucional e do Estado pela PUC-Rio, Wadih Damous é advogado e político com ampla atuação nas áreas de justiça, direitos humanos e defesa do consumidor.
     
    Em sua trajetória profissional exerceu os cargos de:

    • Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública – 2023/2025
    • Deputado Federal pelo Rio de Janeiro – 2015/2018
    • Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro (OAB-RJ) – 2007/2012
    • Presidente do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro – 2002/2006
    • Presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro – 2013/2014
    • Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB – 2014 - 2015
  • Jorge Antônio Aquino Lopes 

    Fotografia do diretor de normas e habilitação de operadoras Jorge Antônio Aquino Lopes.

    Início do Mandato: 25/04/2022

    Diretor de Normas e Habilitação de Operadoras

    Graduado em medicina, Jorge Aquino tem MBA em Saúde pela COPPEAD/UFRJ e capacitação em análise de risco pela COPPE/UFRJ, com ampla experiência no gerenciamento de equipes multidisciplinares. 
     
    Em sua trajetória profissional, destacam-se as seguintes atividades/cargos: 

    • Membro do departamento de Medicina Interna da UERJ;
    • Médico intensivista da Rede Municipal do Rio de Janeiro
    • Coordenador da UNASUS - Universidade Aberta do SUS- UERJ
    • Executivo do Telesaúde - UERJ
    • Fundador do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)
    • Executivo do Sistema Nacional de Transplantes - SNT
    • Membro da Redome (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea)
    • Executivo da Diretoria Assistencial da Riosaúde - Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro
    • Especialista em Planejamento de Redes Assistenciais.
    • Especialista em Sistemas de Informações Gerenciais em Saúde.
    • Especialista em Logística e Operações em Serviços de Saúde.
    • Especialista em Padronizações, Normas e Rotinas de Serviços de Saúde.
  • Eliane Aparecida de Castro Medeiros
    Fotografia da diretora de fiscalização Eliane Aparecida de Castro Medeiros.

    Início do Mandato: 15/03/2022

    Diretora de Fiscalização 

    Formada em direito, com especialização em políticas públicas, Medeiros é aposentada da Defensoria Pública de Minas Gerais. De 2012 a 2013, foi assistente jurídica da Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana do governo de Minas Gerais.

    Em sua trajetória profissional exerceu os cargos de:

    • Defensora Pública no Estado de Minas Gerais – 1988/2020
    • Secretária de Saúde no município de Santa Luzia (MG) – 2014
    • Assistente jurídica na Secretária Extraordinária de Gestão Metropolitana do Governo do Estado de Minas Gerais – 2021/2013
    • Secretária de Saúde, Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação, Diretora de Recursos Humanos da Secretaria de Administração e Gerente da Procuradoria Jurídica na Prefeitura Municipal de Ipatinga/MG – 2009/2011
    • Assistente jurídica na Secretária de Estado e Defesa Social no Governo do Estado de Minas Gerais – 1998/2000.
  • Carla de Figueiredo Soares
    Fotografia Carla de Figueiredo Soares.


    Início do Mandato de interino: 08/09/2025

    Diretora de Gestão Interina

    Bacharel em direito e em comunicação social, com especialização em regulação de saúde suplementar e direito público, Carla Soares ingressou na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 2005, onde já ocupou os cargos de Secretária Geral, Gerente-Geral de Regulação Assistencial, Gerente-Geral de Regulação e Estrutura dos Produtos e Diretora-Adjunta de Normas e Habilitação dos Produtos, posição que ocupa desde 2020.

     
    Entre as atividades realizadas em sua trajetória profissional, destacam-se: 

    • Diretora-Adjunta de Normas e Habilitação dos Produtos – 2016 – 2018 / 2022 – 2025;
    • Diretora-Adjunta Substituta de Normas e Habilitação dos Produtos – 2020 - 2022;
    • Gerente Geral de Regulação da Estrutura dos Produtos – 2020;
    • Gerente-Geral de Regulação Assistencial – 2018 – 2020
    • Diretora-Presidente substituta – 01/2025 – 08/2025

  • Lenise Barcellos de Mello Secchin

    Fotografia da Diretora de Normas e Habilitação dos Produtos

    Início do Mandato: 28/08/2025

    Diretora de Normas e Habilitação dos Produtos

    Servidora pública da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos desde 2000, Lenise Secchin é mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui especializações pela George Washington University, pela Indiana University, e pela National University of Singapore/ENAP. É também pós-graduada em Gestão e Controladoria Governamental pela União Educacional de Brasília (UNEB). Ao longo de sua carreira, atuou no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no Ministério da Fazenda e na Controladoria-Geral da União. Desde 2009 integra a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), onde ocupou diferentes funções até assumir a Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos.
     
    Entre as atividades realizadas em sua trajetória profissional na ANS, destacam-se:

    • Secretária-executiva – 2022 - 2025
    • Chefe de Gabinete da Presidência – 2015 – 2022
    • Diretora-Adjunta de Normas e Habilitação dos Produtos – 2015
    • Diretora-Adjunta de Gestão – 2014–2015
    • Diretora-Adjunta de Fiscalização – 2013–2014
    • Diretora-Adjunta Substituta de Desenvolvimento Setorial – 2011–2013
    • Gerente-Geral de de Ressarcimento ao SUS – 2010-2013
    • Gerente de Ressarcimento ao SUS – 2009-2010

Conheça a composição das diretorias da ANS

Galeria de Ex-Diretores

Histórico

Conheça aqui tudo o que aconteceu nos 23 anos de História da ANS.

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