Padrão para Troca de Informação de Saúde Suplementar – TISS

Publicado em 05/04/2021 11h50 Atualizado em 06/04/2021 09h54

A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos, entre os agentes da Saúde Suplementar. O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde.

O padrão TISS tem por diretriz a interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde preconizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e pelo Ministério da Saúde, e, ainda, a redução da assimetria de informações para os beneficiários de planos privados de assistência à saúde.

Padrão TISS – Versão Março/2021

Clique aqui para acessar a versão Março/2021

Padrão TISS – Histórico das versões dos Componentes do Padrão TISS

Clique aqui para acessar todas as versões dos Componentes

Padrão TISS – Tabelas Relacionadas

Clique aqui para acessar as planilhas

Radar TISS

O Radar TISS é uma pesquisa desenvolvida para acompanhar a implantação do padrão TISS pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde e pelos prestadores de serviços de saúde. Além disso, a pesquisa busca orientar novos estudos e planos de ação da ANS e do Comitê de Padronização de Informações em Saúde Suplementar (COPISS).

Clique aqui para saber mais sobre o Radar TISS.

COPISS - Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar

O COPISS é um grupo de trabalho criado para propor à ANS o aprimoramento do Padrão TISS, revisar os termos integrantes do componente de representação de conceitos em saúde e analisar as solicitações de inclusões na TUSS, promover a divulgação e acompanhar a adoção do Padrão TISS, analisar os sistemas de informação da saúde suplementar, coordenados pela ANS, visando a adequação do padrão TISS e promover, fomentar e recomendar estudos relativos à tecnologia de informação e comunicação em saúde.

Clique aqui para saber mais sobre o COPISS.

Portal e Coordenador TISS

A operadora de planos privados de assistência à saúde deve disponibilizar portal corporativo na Internet e designar um profissional técnico responsável pela utilização do Padrão TISS, denominado Coordenador de Troca de Informação de Saúde Suplementar – Coordenador TISS, e seu respectivo suplente.

Atenção!  A partir da edição da Resolução Normativa nº 359/2014 não é mais obrigatório informar à ANS os dados relativos ao endereço do portal TISS e ao coordenador TISS (titular e suplente)