Governo federal se prepara para acessão na OCDE
Reunião estratégica no Ministério do Meio Ambiente destaca instrumentos ambientais para o pleito brasileiro formalizado em maio.
Reunião estratégica no Ministério do Meio Ambiente destaca instrumentos ambientais para o pleito brasileiro formalizado em maio.
Oficinas, trocas de saberes, música e debates marcaram esta quinta-feira no Congresso de Agroecologia 2017. O evento termina nesta sexta.
Com programação extensa, evento reúne cerca de 5 mil pessoas no centro de Brasília. Debates e troca de sementes foram destaque nesta quarta.
Portaria que autoriza visitação e conservação no arquipélago no litoral paulista foi assinada nesta quarta-feira (13/09), em São Sebastião (SP).
Em conferência das Nações Unidas na China, Brasil firma acordo que permite acessar recursos internacionais.
Ciclo de encontros discute cenários futuros para o Macro Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) na região do Velho Chico.
Propostas podem ser enviadas até o dia 11 de outubro. Certame é inédito na área de resíduos sólidos.
Mundo comemora avanços na conservação do gás que filtra os raios solares. Nesta sexta-feira, MMA promove evento para marcar a data.
Inscrições de chamada pública para apoio a tecnologias sustentáveis na produção e no uso do carvão vegetal seguem até sexta-feira, dia 15.
Secretário-executivo Marcelo Cruz, secretários e dirigentes do MMA e vinculadas dialogaram sobre políticas públicas que afetam o bioma.
Participam da solenidade que marca o início desta nova etapa os ministros do Meio Ambiente, Sarney Filho, e da Defesa, Raul Jungmann.
Operação do Ibama no Amazonas em agosto fechou garimpos ilegais na região onde pode ter ocorrido massacre em terra indígena.
No Dia Nacional do Cerrado, governos federal e distrital firmam cooperação que apoiará programa de recuperação do bioma no DF.
Iniciativa busca definir, por meio de voto popular, espécies representativas de cada bioma. Votação para o Cerrado está aberta até 10 de outubro.
Durante quatro dias, a partir desta terça-feira (12/09), Brasília reunirá cerca de 5 mil pessoas no maior encontro da América Latina sobre o tema.
Estratégia lançada no Chile ampliará para 10% as áreas protegidas na costa brasileira. Medida ajudará a cumprir compromissos internacionais.
Interessados podem se inscrever, gratuitamente, a partir desta segunda-feira (11/09) no ambiente virtual do MMA.
Estão abertas as pré-inscrições para visitas técnicas a propriedades rurais no entorno do DF, dentro da programação do Congresso de Agroecologia.
Neste 6 de setembro, dia dedicado a essas aves migratórias, especialistas alertam para a proteção das espécies ameaçadas de extinção.
Documento é necessário para que o país se habilite a receber recursos internacionais pela redução do desmatamento alcançada.
Povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais podem se inscrever até o dia 30 de novembro.
País apresenta, no Chile, Iniciativa Azul do Brasil, uma estratégia para conservação do território costeiro e marinho nacional.
Começa nesta segunda-feira (4/9), na Nova Zelândia, workshop sobre serviços ecossistêmicos, promovido por Plataforma que reúne 127 países.
Governo federal e associações debatem sobre territórios quilombolas em unidades de conservação no Alto Rio Trombetas, no Pará.
Países signatários da Convenção de Minamata se reúnem de 24 a 29 de setembro, em Genebra, na 1ª Conferência das Partes dedicada ao tema.
Dois incêndios no Parque Nacional de Brasília queimaram 4,7 mil hectares desde domingo, o equivalente 10% da unidade.
Políticas públicas para recuperação de vegetação nativa são debatidas em conferência mundial que termina nesta sexta-feira em Foz do Iguaçu (PR).
Considerando as últimas notícias publicadas na imprensa acerca do processo de licenciamento da empresa Total E&P Brasil LTDA sobre a exploração de petróleo na foz do Amazonas, faz-se necessário tecer alguns esclarecimentos. Não houve negativa de licença por parte do Ibama, tendo sido requerida as devidas complementações ao estudo ambiental, para que o Instituto possa dar continuidade ao processo de licenciamento, uma vez que os estudos foram considerados insuficientes. A 11ª Rodada de Licitações de Petróleo e Gás realizada no ano de 2013 trouxe novos desafios para o licenciamento ambiental federal, como a abordagem de riscos transfronteiriços. Diante disso, o Ministério do Meio Ambiente envidará esforços junto ao Ministério das Relações Exteriores com o propósito de dar sequência à negociação entre a República Federativa do Brasil e a República Francesa, no intuito de celebrar um acordo para a cooperação na resposta a incidentes transfronteiriços de poluição por hidrocarbonetos. Merece destaque, ainda, que existem outros processos de licenciamento ambiental para exploração de petróleo na região da foz do Amazonas, que são objetos de análise do Ibama. Do ponto de vista técnico, esses processos são independentes e não têm influência um sobre o outro. Avalia-se no âmbito do procedimento de licenciamento a particularidade de cada projeto, sem deixar de considerar a possível sinergia da atividade de perfuração. A 14ª Rodada de Licitações de Petróleo e Gás ofertará 287 blocos nas bacias sedimentares marítimas de Sergipe-Alagoas, Espírito Santo, Campos, Santos e Pelotas e nas bacias terrestres do Parnaíba, Paraná, Potiguar, do Recôncavo, Sergipe-Alagoas e Espírito Santo. Portanto, nenhum bloco a ser ofertado encontra-se localizado na região do banco de corais da foz do Amazonas. Por fim, é interesse do Ministério do Meio Ambiente que o licenciamento ambiental seja avaliado estritamente do ponto de vista técnico, que resulte na aprovação de projetos sustentáveis, como é prática do órgão licenciador. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) (61) 2028-1227/ 1311/ 1437 imprensa@mma.gov.br
Em audiência pública na Câmara dos Deputados, Sarney Filho declara que ações para conter o aquecimento do planeta já estão em curso no país.
Chamada pública contempla trabalhos em unidades de conservação da Caatinga e Mata Atlântica. Inscrições podem ser feitas até 6 de outubro.