Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
Reconhecida emergência em 24 cidades afetadas por desastres
Brasília (DF) - A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais 24 cidades afetadas por desastres. As portarias com os reconhecimentos federais foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (22). Confira mais detalhes abaixo:
Enfrentam a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem, os municípios de Barra D’Alcântara, Bela Vista do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Colônia do Piauí, Novo Santo Antônio, Santana do Piauí e São João do Piauí, e Lajes Pintadas, Messias Targino e São Tomé, no Rio Grande do Norte.
Passam por um período de estiagem as cidades de Craíbas, em Alagoas; Itamarati, no Amazonas; Pedra Branca, no Ceará; Belágua, no Maranhão, e Matinhas, Mogeiro e Vieirópolis, na Paraíba.
Foram castigados por fortes chuvas os municípios de Tunas do Paraná e Prudentópolis, no Paraná; Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, e Ibirama, em Santa Catarina. Já Cafezal do Sul e Chopinzinho, ambas no Paraná, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de vendaval e queda de granizo, respectivamente.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Outras notícias
Entorno da BR-319 é incluído como área especial da PNDR
Autorizado repasse de R$ 318 mil para ações de defesa civil na cidade paulista de Iguape
Jacareacanga, no Pará, recebe R$ 828 mil para ações de resposta