Reuso e Unidades de Referência

Publicado em 20/02/2020 14h25

Com o intuito de alavancar iniciativas de produção irrigada no semiárido brasileiro, o Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), está desenvolvendo ações para implantação de áreas de produção irrigada a partir do reuso de água.

O desenho da iniciativa foi pensado para municípios do semiárido que disponha de coleta e tratamento de esgoto. A ideia é disseminar a tecnologia da irrigação com água de reuso promovendo a produção de cultivos como o da palma forrageira, planta estratégica para alimentação dos rebanhos no nordeste do país.

Outra iniciativa que está sendo implementada pelo MDR e que busca qualificar a formação de mão de obra no país para o mercado de trabalho em irrigação, são as Unidades de Referência para o Ensino e a Pesquisa em Agricultura Irrigada. A iniciativa será uma parceria do MDR e as Universidades Federais e os Institutos Federais de Ensino (IF) localizados em regiões com aptidão para a agricultura irrigada. As Unidades Piloto estão em fase de formalização e estarão localizadas em Cristalina – GO e em Mossoró, Rio Grande do Norte.