Defesa Civil Alerta
Defesa Civil Alerta é a nova ferramenta de envio de alertas de emergência do Governo Federal, cuja implantação é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações Anatel e executada prestadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, Tim e Vivo).
O objetivo do “Defesa Civil Alerta”, que utiliza a tecnologia de transmissão via telefonia celular, é complementar as outras ferramentas de alertas de emergência disponíveis para prevenção e mitigação dos impactos causados por desastres, avisando e orientando as pessoas que estejam em localidades com risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, dentre outros. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade da Defesas Civis de estados e municípios.
Mas o que é Defesa Civil Alerta?
Não será necessário cadastro prévio e o conteúdo das mensagens e o envio será definido pelos órgãos de Defesa Civil.
Etapa atual
A Defesa Civil, supervisiona o uso da nova ferramenta em onze pequenos municípios, distribuídos por diferentes regiões do país.
Normas
Conheça a legislação que define procedimentos para o envio de alertas à população e que dispõe sobre transferências de recursos da União a estados e municípios.
Interface de Divulgação de Alertas Públicos - IDAP
A ferramenta do MIDR, operada por Defesas Civis de todo o Brasil, é utilizada para que mais pessoas recebam alertas de desastres e possam adotar medidas de autoproteção.
Defesa Civil Alerta
Notícias
PROJETO SABO
Barreira contra fluxo de detritos em Nova Friburgo terá obras em fevereiro
Estrutura será construída em área da Região Serrana do Rio de Janeiro e integra projeto de prevenção a desastres para reduzir riscos de deslizamentos e enxurradas
DEFESA CIVIL NACIONAL
MIDR autoriza repasse de R$ 1,2 milhão para quatro municípios atingidos por desastres
Recursos vão reforçar ações de resposta em municípios do Rio Grande do Sul, Pará e Ceará
DEFESA CIVIL NACIONAL
Começa preparação para ciclone extratropical na Região Sul
Reunião com agentes estaduais e municipais de proteção e defesa civil e órgãos federais foi realizada nesta sexta-feira (9)