Proteção e Defesa Civil

 


BOAS PRÁTICAS EM PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

Práticas que mudam a vida das pessoas e contribuem para um País mais desenvolvido e com menos desigualdades regionais.

Conheça as melhores práticas que o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, por meio das Coordenadorias Estaduais e Municipais de Proteção e Defesa Civil, vem desenvolvendo. Elas apresentam resultados consistentes, satisfatórios, inovadores, replicáveis e adaptáveis a outras realidades. Conheça, adapte e aplique!

GESTÃO INTEGRADA DE RISCOS E DESASTRES

Informação de qualidade ao alcance de todos

A Sedec entrega à sociedade uma publicação de excelência com vídeos, textos, podcasts, webstories, animações e entrevistas com alguns dos maiores especialistas em gestão de riscos de desastres do País.

A proteção e defesa civil no Brasil, legalmente constituída pela Lei nº 12.608 de 10 de abril de 2012, está organizada sob a forma de sistema denominado Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), composto por um conjunto de órgãos multissetoriais cuja atuação se dá sob um conceito matricial com dinâmica vertical e horizontal, em todo o território nacional.

A realidade brasileira, no contexto de desastres, pode ser caracterizada pela frequência dos desastres naturais cíclicos, especialmente as inundações em todo o País, seca na região Nordeste e um crescente aumento dos desastres tecnológicos, devido ao crescimento urbano desordenado, às migrações internas e ao fenômeno da urbanização acelerada sem a disponibilidade dos serviços essenciais.


Foto: Adalberto Marques/MDR

CURSO PARA A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÕES SOBRE DESASTRES – S2ID

Já está disponível na Escola Virtual do Governo – EVG os cursos em EAD para a utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID.

O objetivo da capacitação é tornar seus usuários aptos a operar o sistema da maneira mais completa e precisa possível, bem como adotar as melhores práticas nos processos de reconhecimento federal e solicitação de recursos para resposta e reconstrução.

Plano Nacional de Formação Continuada

No ano de 2013, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) constatou que diversos atores do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) possuíam ações de capacitação, presenciais ou à distância, que não estavam alinhadas ou inseridas num programa de capacitação maior definido em função do Sinpdec.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE DESASTRES - S2iD

A ferramenta que vai mudar a gestão de riscos e de desastres no seu município

O S2iD é a plataforma do Sistema Nacional e Proteção e Defesa Civil que integra diversos produtos da Sedec, com o objetivo de qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, por meio da informatização de processos e disponibilização de informações sistematizadas.

No S2iD é possível solicitar recursos do governo federal para ações de resposta e de recuperação, registrar desastre e solicitar reconhecimento. O município realiza as solicitações via sistema e pode consultar e acompanhar os processos de transferência de recursos e de reconhecimento federal, como também buscar informações sobre ocorrências e gestão de riscos e desastres.

ALERTAS DE DESASTRES: UM SERVIÇO DA DEFESA CIVIL PARA VOCÊ!

Você gostaria de ser avisado antecipadamente sobre a possibilidade de um desastre? Os alertas são importantes informações sobre a possibilidade de ocorrência de um desastre e dão à população e às autoridades os dados iniciais para que se prepararem e desenvolvam ações capazes de diminuir os danos, prejuízos e principalmente salvar vidas.

SAIBA COMO AGIR

Embora não seja possível evitar a ocorrência de fenômenos naturais pode-se, por meio de medidas de prevenção e preparação, minimizar seus efeitos para que não se tornem um grande desastre, pois isso salva vidas e resguarda o patrimônio público e privado.