Sistema Integrado de Informações sobre Desastres

A ferramenta que vai mudar a gestão de riscos e de desastres no seu município

O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres S2iD é a plataforma do Sistema Nacional e Proteção e Defesa Civil que integra diversos produtos da Sedec, com o objetivo de qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, por meio da informatização de processos e disponibilização de informações sistematizadas.

No S2iD é possível solicitar recursos do governo federal para ações de resposta e de recuperação, registrar desastre e solicitar reconhecimento. O município realiza as solicitações via sistema e pode consultar e acompanhar os processos de transferência de recursos e de reconhecimento federal, como também buscar informações sobre ocorrências e gestão de riscos e desastres.

Em apoio a estados e municípios atingidos por desastres, por meio de um processo totalmente informatizado, as solicitações são feitas através de formulários online e encaminhados para a análise da Sedec. Assim, a troca de informações entre quem está solicitando apoio e quem está fazendo a análise se torna muito mais simples e ágil, fazendo com que a chegada dos recursos para atendimento à população afetada pelo desastre e à realização das obras necessárias para a recuperação de estrutura danificada por um desastre seja mais eficiente.

O S2iD auxiliando seu município a ter Planos de Contingência

Uma ferramenta ainda pouco utilizada pelos municípios e que compõe a estrutura do S2iD é o Módulo PLANCON - Planos de Contingência Municipais. É uma ferramenta informatizada para a elaboração dos planos de contingência. O Plano constitui um planejamento tático, concebido a partir de uma determinada possibilidade de desastre. Deve ser elaborado com antecipação, objetivando facilitar as atividades de preparação, e aperfeiçoar as ações de resposta a desastres, diminuindo o impacto na população afetada. Acesse e desenvolva seu Plano de Contingência.

Interface acessível a todos

O S2iD permite uma visualização rápida e clara das informações. Através de um mapa, em sua tela de entrada, é possível identificar os municípios em Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública reconhecidos pela Secretaria, bem como informações a serem disponibilizadas com outras camadas que estão em desenvolvimento, como por exemplo, o acompanhamento dos recursos repassados.

 

O sistema conta hoje com mais de 20.120 usuários, distribuídos em 4.913 municípios do país. Mantenha seu cadastro sempre atualizado. Seu município conta com você.

Veja aqui se seu município já está no S2iD

(Atualização em 1º de abril de 2022)

O S2iD em números

 

Fonte: Sistema S2ID - Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil - Atualização: 1/4/2022

Fonte: Sistema de Informações sobre Desastre (S2ID) - Atualização: 1/4/2022

Para saber mais:
 
Problemas ou dúvidas, contate o suporte pelo email suportes2id@ceped.ufsc.br ou entre em contato com a Ouvidoria pelo 0800.610021 ou, ainda, escolha o Canal de Atendimento.